Histórico Faculdade

A Faculdade São Luiz e o Curso de Filosofia
 

História

1. Início dos estudos filosóficos em Brusque
A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, com o objetivo de atender às necessidades formativas de seus membros, criou um curso de Filosofia, em 1933, na cidade de Brusque (SC). Iniciava assim a sua atuação no campo dos estudos filosóficos que perdura por ininterruptos setenta anos.
Pe. Dorvalino Koch, scj, em seu livro Convento SCJ (p. 96) diz que no dia 20 de fevereiro de 1933, numa segunda-feira, às 8h30m, no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Brusque, teve lugar a aula inaugural do primeiro Curso Superior de Filosofia em Santa Catarina, numa preleção feita pelo Pe. Prof. Dr. Roberto Bramsiepe, scj, que recentemente viera da Alemanha para esta finalidade. A grade curricular do curso, continua o mesmo autor, continha disciplinas como Lógica, Teoria do Conhecimento, Ontologia, Cosmologia, Antropologia Filosófica, Teologia Natural (Teodicéia), Ética, História da Filosofia e Sociologia entre outras.

2. Criação da Fundação Educacional de Brusque
Em 1973, por iniciativa dos professores do Curso de filosofia, tendo como principal idealizador o Pe. Prof. Dr. Orlando Maria Murphy, scj, foi criada a Fundação Educacional de Brusque (FEBE) (Lei Municipal Nº 527, de 15 de janeiro de 1973) e a Escola Superior de Estudos Sociais (ESES) que habilitava professores para o ensino de Educação Moral e Cívica através do Curso de Estudos Sociais. Tal curso, de duração de três anos, além das disciplinas próprias de sua área, mantinha em sua grade curricular todas as disciplinas filosóficas. Atendia tanto à necessidade de preparação de professores para a rede de ensino municipal e estadual na região, como também aos estudantes da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus que passaram a frequentá-lo. Logo, o curso atraiu para Brusque estudantes provindos de várias dioceses de Santa Catarina. Em 22 de maio de 1987, pelo decreto nº 94.363/87, foi autorizado o curso de Filosofia, cujo reconhecimento ocorreu pela Portaria Ministerial nº 666/92 de 12/05/1992.
Ao longo de sua história, a FEBE sempre contou, entre os seus colaboradores, com membros da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, tanto em cargos diretivos como em seu corpo docente: Prof. Dr. Pe.Orlando Maria Murphy, scj, Prof. Dr. Pe. Pedro Canísio Rauber, scj, Prof. Dr. Pe. João Hülse, scj, Prof. Dr. Pe. Nelson Westrupp, scj, Prof. Dr. Pe. Armindo Kunz, scj, Prof. Dr. Pe. Nivaldo Alves de Souza, scj, Prof. Dr. Pe. Tadeu Cristóvão Mikowski, scj, Prof. Dr. Pe. Adilson José Colombi, scj, Prof. Dr. Pe. Valberto Dirksen, scj, Prof. Dr. Pe. Dorvalino Koch, scj, Prof. Dr. Pe. Nestor Adolfo Eckert, scj, Prof. Ms. Pe. Wilson Tadeu Jönck, scj, Prof. Ms. Pe. Luiz Carlos Berri, scj e Prof. Ms. Pe. Francisco Lawall.

3. A criação da FACULDADE SÃO LUIZ
No ano de 2000, por razão de remanejamento interno de seu sistema formativo, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus resolveu criar, em Brusque, uma instituição de ensino superior, que veio a se chamar Faculdade São Luiz, com a finalidade de oferecer um curso livre de Filosofia para seus estudantes. No dia 2 de março de 2001 iniciavam as aulas, em um amplo edifício de sua propriedade, na Av. das Comunidades, 233, com 61 estudantes matriculados. O ano letivo de 2002 iniciou com 125 estudantes matriculados e um corpo docente bem qualificado contando com 4 doutores, 6 mestres e 2 especialistas. Em 2003 o número de estudantes matriculados chegou a 133.

4. Credenciamento da FACULDADE SÃO LUIZ e autorização de funcionamento do Curso de Filosofia
No dia 18 de novembro de 2004 a FACULDADE SÃO LUIZ foi credenciada pelo MEC com a Portaria Ministerial nº 3830 (D.O.U. 19/11/2004) e recebeu a autorização de funcionamento do Curso de Filosofia através da Portaria Ministerial nº 3831 (D.O.U. 19/11/2004). O primeiro Processo de Seleção ocorreu no dia 1º de fevereiro de 2005 e no dia 14 de fevereiro iniciavam as aulas com 78 alunos matriculados. 

Nove décadas do Curso de Filosofia

 “Nosso curso de Filosofia tem a nota 4 no Enade e é o número 1 no IDD em Santa Catarina. Dos 78 cursos de Bacharelado de Filosofia avaliados no país, a Faculdade São Luiz ocupa a 24ª posição nacional e o 7º lugar entre os Estados do Sul. Atualmente, temos entre nossos acadêmicos, oito dioceses, duas Congregações religiosas, além de leigos de Brusque e região”, detalha o diretor da Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa.

Para o diretor, o curso de Filosofia tem sua marca na história de Brusque e segue atualizado às exigências de cada tempo. “Temos urgência em continuar formando cidadãos pensantes, reflexivos e com rigor lógico, capazes de se tornar promotores responsáveis e respeitosos da verdade, da justiça e da paz”, ressalta.

O vice-diretor da Faculdade São Luiz e coordenador do curso de Filosofia, padre Aléssio da Rosa, também se enche de orgulho por viver e dar continuidade à essa história. “Voltamos ao passado para celebrar a memória dos nossos pioneiros, que nos inspiram a seguir em frente. Projetamos o futuro com o olhar de esperança, pela importância que ainda damos à Filosofia e pela diferença que ela faz na vida de nossos acadêmicos e egressos”, destaca.
 
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.