Nossa história começa em 9 de julho de 1903, quando o Padre Antônio Eising (vigário da paróquia de Brusque) acompanhado do Padre Josef Suntrup, funda a Escola Paroquial com o objetivo de promover a educação da comunidade católica. As irmãs da Congregação da Divina Providência, na época a Irmã Oda e a Irmã Friedburga, vindas de Münster, Alemanha, assumem a tarefa de instruir e educar as crianças brusquenses.
O primeiro endereço foi a Casa Peiter, alugada para esta finalidade na rua principal da cidade, que funcionou até 1908. A partir de 1909, teve a grande “Catholishe Vereins Schule” (Escola da Comunidade Católica), seguida do Colégio Santo Antônio, e a instituição passou a ocupar sede própria, no alto da colina atrás da Igreja Matriz, onde permanece até hoje.
Em 1936, a Escola Paroquial Santo Antônio passa a abranger também a Escola Normal Primária. A Biblioteca Pedro Paulo Philippi foi inaugurada em 1938 para uso de professores e alunos.
Em 1942, a Escola Paroquial Santo Antônio é reconhecida como Grupo Escolar e, em 1958, ganha também o curso ginasial. Ainda na década de 1940 é construída uma sede própria para o Jardim de Infância e um novo prédio para a residência das irmãs.
O Colégio é ampliado. No centro da imagem as duas alas originais do Colégio Santo Antônio, à direita, a residência das Irmãs da Divina Providência e à esquerda uma sala utilizada por crianças do primário e pré-escolar. Em 1949, é instituído como Curso Normal Regional Luiz Sanches Bezerra da Trindade. Um campo com área coberta para a prática de Educação Física seria implantado em 1950.
Em 1951, em nome da Paróquia São Luiz Gonzaga, o padre João da Cruz Stuepp, professor do curso de Filosofia do Convento Sagrado Coração de Jesus, assume a direção dos cursos do Senac em Brusque, dando início à Escola Técnica de Comércio São Luiz, dedicada à formação de auxiliares do comércio, técnicos em contabilidade e datilógrafos, chegando a ser reconhecida como uma das melhores do Brasil.
Em 1953, é instituído o Ginásio e Escola Normal São Luiz – pertencente à Paróquia São Luiz Gonzaga – e, para atender as solicitações dos pais, instala-se um pensionato junto ao Grupo Escolar para hospedar os alunos. Uma nova ampliação é necessária, e inaugura-se o novo edifício em 1958, permitindo hospedar 80 pensionistas.
Em 1968, o Ginásio é incorporado à Província dos Padres Dehonianos. O reconhecimento do Colégio São Luiz pelo Ministério da Educação e Cultura ocorre em 1971, através da Portaria nº 5/ISES/71.
O bloco Sul do Colégio São Luiz entra em construção.
Para fomentar ainda mais os valores da instituição São Luiz, alinhada com sua missão, foi construída a capela Divino Espírito Santo, idealizada pelo saudoso Pe. Léo Tarcísio e com o projeto arquitetônico desenvolvido por Jucélia Ludvig.
Em 2001, o Colégio São Luiz adquire a Educação Infantil das irmãs da Divina Providência, passando a oferecer atendimento às crianças a partir de um ano e dois meses.
Nesse ano se deu a construção de mais um ginásio poliesportivo, o novo estacionamento, a revitalização do prédio administrativo e da Educação Infantil, a construção do Parque da Educação Infantil, de novos Laboratórios, um novo auditório e, por fim, a reforma e revitalização da Capela São Luiz.
Revitalização de todo o prédio central, incluindo a construção de mais 10 salas de aula; construção da nova Biblioteca; reforma do Parque Infantil; ampliação da Educação Infantil, reforma do auditório e das salas da Educação Infantil.
Foi comemorado os 110 anos do Colégio São Luiz. Nesta jornada, para além de estruturas adequadas e revitalizadas, vem consolidando sua história à serviço de um ensino diversificado e integral, em que conhecimento científico e valores humanos são amplamente destacados.
A partir de 2015, deu-se a unificação do Colégio São Luiz e Faculdade São Luiz, concretizando o desejo dos padres Dehonianos, oferecendo assim a educação desde o ensino infantil ao superior. Com única direção, deu-se ênfase na gestão pedagógica e administrativa, objetivando a otimização das instalações e pessoas para maior efetividade na educação. No mesmo ano o São Luiz recebeu certificação do Programa de Escolas Associadas da UNESCO. Este é um reconhecimento aos projetos educacionais desenvolvidos pela Instituição, que contribuem para a formação humana de seus alunos com reflexos diretos na comunidade.
Nesses 115 anos dedicados à arte de ensinar e educar, em sintonia com as demais obras da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, presentes nos cinco continentes do mundo, aprimorando os processos gerenciais e de pessoas junto a mantenedora, o São Luiz reafirma seu compromisso de ir muito além das páginas de livros e salas de aula para atuar na formação integral do ser humano, com coração aberto e solidário a serviço da sociedade. Entendemos que o que fazemos aqui, ecoa pelo tempo e transforma o mundo.
A implantação do aplicativo São Luiz revoluciona a comunicação entre família e escola, oferecendo uma agenda digital eficiente que substitui a tradicional agenda de papel, facilitando o acompanhamento das atividades e o diálogo contínuo.
O programa bilíngue visa proporcionar aos alunos uma educação imersiva em dois idiomas, aprimorando suas habilidades linguísticas e culturais, e preparando-os para um futuro globalizado com maior competitividade no mercado de trabalho.
Os projetos pilotos de intercâmbio marcam o início das trocas entre as instituições irmãs do colégio pelo mundo, proporcionando aos alunos experiências culturais e educacionais únicas que enriquecem seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.
A parceria com o sistema de ensino Bernoulli visa aprimorar a qualidade educacional do colégio, integrando materiais didáticos de excelência e metodologias inovadoras que potencializam o aprendizado e o desempenho dos alunos.
A comemoração dos 120 anos do Colégio celebra uma longa trajetória de excelência educacional, destacando conquistas históricas e reforçando o compromisso contínuo com a formação integral dos alunos e a inovação pedagógica.
Formalizado os Clubes de Aprendizagem no Colégio, que têm como objetivo criar espaços de desenvolvimento de competências, estimulando o protagonismo, a criatividade e a autonomia dos estudantes, preparando-os para desafios futuros com habilidades práticas e inovadoras.
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