Evento com recorrência em toda 3ª quarta-feira do mês, a T3rceira Qu4rta com Filosofia é destinado a exposição e discussão de temas que permeiam o estudo filosófico.
A palestra "A novidade de Francisco e a Cultura do Encontro" explorou como o Papa Francisco promove uma nova abordagem pastoral e social baseada na Cultura do Encontro, enfatizando o diálogo, a inclusão e a solidariedade como caminhos para construir uma sociedade mais justa e fraterna.
Nesta edição, o padre Miguel relacionou Filosofia e psicologia, explicando que o ego, simbolizado pela ouroboros junguiana, se desenvolve em fases e cede espaço ao self. O vice-diretor, padre Aléssio da Rosa, destacou a relevância do tema e a grande interação do público, ressaltando a importância do autoconhecimento na busca pela maturidade.
Teve como objetivo extrair da obra inaciana os exercícios fundamentais do exame de consciência, da meditação e da contemplação a fim de ampliá-los sob uma perspectiva filosófica, destacando sua importância e necessidade para nossa época, marcada pela crescente falta de sentido e inversão de valores.
A conferência teve como objetivo realizar uma breve apresentação do Discurso aos Jovens, uma obra escrita por São Basílio Magno, um dos padres da Igreja do século IV. Nesta obra, São Basílio apresenta conselhos e orientações aos jovens, oferecendo-lhes instruções práticas sobre como viver uma vida virtuosa.
Propusemos refletir sobre o tema "Política", com a intenção de desenvolver a reflexão sobre política em seu sentido mais amplo, voltada para o bem comum e suas implicações em todo o contexto da vida. Por isso, junto ao tema da política, propusemos pensar também a biopolítica. Assim, teremos como tema: "Biopolítica e a atividade política como serviço em defesa da vida".
Liderado pelo Papa Francisco, uma aliança em escala planetária, para que a educação seja criadora de humanidade e solidariedade, de justiça e fraternidade.
Abordou o conteúdo e a importância histórica da carta de João de Bec, que fornece uma das primeiras descrições do pensamento nominalista de Roscelino, enfatizando a rejeição dos universais e a defesa de que apenas os indivíduos concretos são reais.
O evento examinou como as ideias de Nietzsche sobre o caos, a transformação e o futuro continuam relevantes para compreender e enfrentar os desafios contemporâneos. Destacou a importância de sua filosofia para questionar valores estabelecidos e fomentar a inovação no pensamento e na cultura atuais.
Foi explorado os princípios de fraternidade e amizade social defendidos pelo Papa, destacando sua relevância para a promoção da justiça e da paz no contexto contemporâneo.
Neste evento foi abordado as profundas transformações que a pandemia da COVID-19 trouxe para o mercado de trabalho e o cenário empresarial. O palestrante discutiu como a crise acelerou tendências já existentes, como a digitalização e o trabalho remoto, e apresentou novas oportunidades que surgiram nesse contexto. As empresas precisaram se adaptar rapidamente, e aquelas que conseguiram inovar e utilizar tecnologias emergentes, como inteligência artificial e automação, encontraram novas maneiras de prosperar.
Apresentado o livro Gama da Metafísica de Aristóteles, procurando mostrar como o expediente metodológico tithenai ta phainomena é tomado na investigação e como ele é chave no empreendimento ontológico de Aristóteles.
Uma das perguntas que intriga o saber filosófico é a questão se existem objetos reais fora do pensamento, independentes da consciência. A perspectiva pela afirmação positiva da existência real dos objetos se denomina "realismo ontológico". A análise reflexiva tem como foco a metafísica aristotélica e a proposta do "Novo Realismo".
A trajetória desde a constituição do problema dos nomes divinos até o desenlace magistral de Santo Tomás de Aquino
Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.