A Faculdade São Luiz realiza anualmente o Simpósio de Filosofia , que começou a adotar o formato de triênio a partir de 2013. O objetivo do simpósio é proporcionar espaço para análises, reflexões e debates sobre as ideias de filósofos, indo além da discussão teórica para buscar uma visão dinâmica das reflexões, resultando em novas perspectivas sobre as ações e relacionamentos humanos no contexto atual.
XXII (2024) Edith Stein e seus diálogos com outras filosofias: ontem, hoje e para além
O XXII Simpósio de Filosofia da Faculdade São Luiz foi dedicado ao pensamento de Edith Stein, como nas edições anteriores. Nesta edição, que encerrou o ciclo trienal, nos dedicamos ao estudo dos(as) pensadores(as) com quem a filósofa dialogou no âmbito de sua filosofia, bem como ao seu modo de abordar temas e problemas filosóficos que continuam atuais. Esperava-se, assim, estimular um debate fecundo entre especialistas, pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral, que possibilitasse a abertura de novos horizontes de estudos para os participantes do evento, tanto no âmbito da filosofia como no campo das demais áreas do conhecimento.
XXI (2023) Contribuições da filosofia de Edith Stein à educação e à psicologia
Dando continuidade ao espírito trienal com o qual os simpósios são realizados em nossa instituição, no ano de 2023, o 21º simpósio de Filosofia foi dedicado a dois campos de estudo sobre os quais a pensadora alemã se aprofundou: as ciências da educação e a psicologia.
XX (2022) A Originalidade do Pensamento de Edith Stein.
Mantendo o espírito trienal com o qual os simpósios são realizados em nossa instituição, o 20º Simpósio, em 2022, é dedicado ao núcleo filosófico do pensamento de Edith Stein, àquilo que lhe é próprio e originário. Afinal, ela é filósofa em sua formação universitária, no método de investigação, nos temas e por meio dessa postura a pensadora ilumina regiões epistemológicas distintas com o rigor da reflexão filosófica.
XIX (2021) Por uma Ética Planetária em Hans Jonas
XIX (2021) Por uma Ética Planetária em Hans Jonas
Por uma ética planetária em Hans Jonas. Este é o tema do XIX Simpósio de Filosofia, que aborda os temas: poluição do meio ambiente, contaminação do solo e da água e as mudanças climáticas, a partir do ponto de vista do pensador Hans Jonas, que apresenta o ser humano como alguém capaz de produzir coisas boas, a partir da tecnologia.
XVIII (2020) Questão de Bioética na Obra de Hans Jonas.
Em 2020, o XVIII Simpósio de Filosofia tem como fio condutor, o âmbito da pesquisa em Filosofia, tanto no Brasil como também no exterior, o pensamento de Hans Jonas como objeto de investigações, bem como de debates, em eventos de maior ou menor abrangência, dedicados aos mais diversos aspectos de sua obra. Um destes aspectos é a relação de sua ética da responsabilidade com questões práticas no âmbito da pesquisa em medicina e nas demais áreas das ciências naturais.
XVII (2019) O Princípio da Responsabilidade de Hans Jonas e o Desafio Tecnológico na Contemporaneidade.
O XVII Simpósio de Filosofia, tem como principal objetivo promover um evento científico para refletir acerca das ideias-base do pensamento de Hans Jonas, com objetivo de compreender o princípio da responsabilidade da sua teoria e o desafio tecnológico na contemporaneidade. Além disso, oportunizar um espaço com conferências, comunicações orais para a socialização do conhecimento filosófico e científico sobre o tema, e refletir sobre o uso das novas tecnologias como elemento para uma convivência harmoniosa pautada na responsabilidade jonasiana, serão pautas nesta discussão.
XVI (2018) Alasdair Macintyre: Aristotélico ou Tomista?
A proposta do XVI Simpósio de Filosofia é de desenvolver reflexões a respeito da construção do pensamento de Macintyre, numa tentativa de compreensão das bases e fases que constituem sua abordagem e de como ele articula suas ideias sendo influenciado pelo aristotelismo e pelo tomismo. Tais reflexões são importantes, na medida em que explicitam o enraizamento teórico da abordagem de MacIntyre, além de convidar os participantes a revisitarem tanto as concepções éticas quanto às concepções políticas de Aristóteles e Tomás de Aquino. O que conduz, a partir da articulação macIntyriana, a reflexões do espaço que conceitos tais como natureza humana, virtude e comunidade têm no contexto contemporâneo. Isso permite novos olhares não somente com relação a tais conceitos, mas também com relação às ações e relacionamentos humanos em geral.
XV (2017) A Política na Perspectiva de Alasdair Macintyre.
O XIV Simpósio estendeu as reflexões éticas de Tomás de Aquino, bem como direcionou as reflexões da ética tomista para o contexto contemporâneo, tendo em vista a influência aristotélico-tomista na abordagem ética de Alasdair MacIntyre. A proposta do XV Simpósio de Filosofia é analisar as consequências políticas da abordagem de Alasdair MacIntyre. A crítica de MacIntyre à justificação racional impessoal e histórica do projeto ético iluminista se traduz em crítica ao projeto de uma sociedade liberal e individualista. O autor fundamenta sua abordagem numa visão teleológica de ser humano constituído na narrativa histórica que situa as ações morais no quadro de um conjunto de princípios e padrões racionais que resultam de debates internos e externos às tradições
XIV (2016) A Ética das Virtudes de Alasdair Macintyre.
A Faculdade São Luiz realiza anualmente seu Simpósio de Filosofia. Em 2013, o evento iniciou o formato de triênio, o qual tratou nos anos de 2013, 2014 e 2015 da Filosofia de Santo Tomás de Aquino. Em 2016, em sua XIV edição, teve início o triênio que tratará sobre a Filosofia de Alasdair MacIntyre em três aspectos: Ética, Política e Metafilosofia. No evento que aconteceu de 26 e 28 de outubro de 2016, ocorreram conferências, mesas-redondas e comunicações sobre a “Ética das virtudes” proposta por Alasdair MacIntyre. Esta ética salienta a construção da racionalidade prática em contextos históricos específicos, nos quais as virtudes são definidas como disposições que além de manterem práticas, alcançando os bens internos a estas práticas, conduzem à busca do bem.
XIII (2015) A Ética em Tomás de Aquino
O XIII Simpósio de Filosofia da Faculdade São Luiz insere-se no triênio acadêmico dedicado à memória da vida, das obras e do pensamento filosófico de Tomás de Aquino (1225-1274). Consagrado agora à antropologia de Tomás de Aquino, o XIII Simpósio estrutura-se em três partes complementares entre si com o duplo desafio de fazer memória de um autor medieval e fazê-lo de modo atual, conforme as exigências filosóficas de nosso tempo. A primeira parte do XIII Simpósio dedica-se a meditar sobre as razões para rememorar atualmente a antropologia de Tomás de Aquino, com atenção aos desafios que enfrentou em seu contexto histórico-doutrinal. A segunda concentra-se na originalidade da metafísica tomista do ser e da pessoa humana para apontar o seu sentido transcendente. A terceira, enfim, apresenta a atualidade da hermenêutica filosófica da pessoa humana como ser capaz para o reconhecimento da dignidade de cada um e de todos os seres humanos. O XIII Simpósio de Filosofia almeja, assim, ser uma ocasião para a meditação sobre a memória e a atualidade da filosofia do ser e da pessoa humana em Tomás de Aquino.
Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.