Missão do Curso
Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão,
favorecendo a formação de filósofos e filósofas que, refletindo criticamente a
realidade em seus múltiplos aspectos, atuem na edificação de uma sociedade
orientada por valores humanos e cristãos.
Objetivo Geral
Desenvolver atividades acadêmicas em que os grandes
problemas filosóficos a respeito do mundo, do ser humano e do transcendente,
sejam tratados de modo histórico e sistemático em diálogo com o debate filosófico-científico
atual.
Objetivos Específicos
·
Possibilitar aos estudantes uma formação básica
filosófica fundamentada no estudo rigoroso dos clássicos em confronto com o
debate filosófico-científico atual;
·
Dominar a terminologia, os métodos de análise
dos problemas filosóficos, as modalidades de argumentação, as técnicas de
leitura e interpretação de textos filosóficos e o uso dos instrumentos
bibliográficos;
·
Desenvolver a habilidade reflexivo-argumentativa
no falar e no escrever;
·
Desenvolver pesquisas em âmbito filosófico que
deem o amadurecimento intelectual suficiente que permita a realização de
atividades culturais e de pesquisa de modo autônomo, possibilitando o
prosseguimento da formação filosófica em níveis de pós-graduação;
·
Capacitar para o conhecimento reflexivo e
crítico da História da Filosofia e da metodologia da pesquisa histórica, em
confronto com os diversos âmbitos da pesquisa filosófica atual;
·
Promover o diálogo da Filosofia com outras áreas
do saber, levando em conta âmbitos diversos de conhecimento, visando uma melhor
compreensão da realidade;
·
Oferecer instrumentos teóricos e metodológicos
que habilitem aos estudos teológicos e a outras áreas do saber, visando uma
melhor atuação profissional;
·
Favorecer a produção de pesquisa em campo
filosófico e sua divulgação em publicações e eventos internos e externos;
·
Desenvolver a atitude crítico-reflexiva diante
da realidade, visando o exercício da cidadania;
·
Capacitar para a compreensão crítico-reflexiva
dos valores, visando o exercício do agir ético;
·
Capacitar ao uso dos principais instrumentos
informáticos no âmbito dos estudos filosóficos como consulta a bancos de dados,
criação de hipertextos, comunicação eletrônica e outros.
Competências a serem
desenvolvidas
·
Raciocinar crítica e criativamente;
·
Saber problematizar a realidade;
·
Refletir sobre a realidade de maneira crítica,
radical e total;
·
Utilizar técnicas que fomentem hábitos de
aprendizagem, de reflexão crítica e criatividade;
·
Capacitar para análise, interpretação e
comentário de textos teóricos;
·
Saber atuar em equipes multidisciplinares;
·
Perceber a realidade como um todo complexo nas
suas múltiplas dimensões;
·
Exercitar o diálogo filosófico respeitando os
diferentes saberes e pessoas;
·
Desenvolver a pluralidade do pensar no
entendimento multicultural;
·
Saber escolher as oportunidades de trabalho
dentro de um mercado multisetorial;
·
Argumentar indutiva e dedutivamente;
·
Saber implementar ações educativas fundamentadas
no pensar criativo-reflexivo com vista ao desenvolvimento do ser humano numa
sociedade sempre renovada.
Campos de Atuação
Profissional
A Faculdade São Luiz está inserida no contexto de um
município e de uma região com alta representatividade econômica e social em
indústrias têxteis e metalúrgicas, em zona turística marítima e rural, bem como
em uma rede educacional vastíssima no ensino infantil, fundamental, médio e
superior. Além do campo educacional formal que é vasto estas áreas de produção
acima citadas poderão oportunizar ao filósofo formado no curso de filosofia
pela Faculdade São Luiz campo de trabalho nas seguintes possibilidades de
atuação:
·
Assessorar instituições de ensino na criação e
implementação de projetos educacionais, sociais e culturais, bem como atuar na
área administrativa;
·
Encaminhar-se ao estudo da Teologia e dedicar-se
às atividades pastorais;
·
Cursar pós-graduação em Filosofia ou em áreas
correlatas do saber;
·
Desempenhar funções administrativas e acadêmicas
junto a universidades e instituições de ensino superior, tanto públicas como
particulares;
·
Atuar junto a instituições que promovam a
pesquisa e a produção intelectual, seja através de publicações, seja mediante a
organização de seminários voltados ao aprofundamento de questões relevantes às
diversas áreas do conhecimento;
·
Prestar assessoria a empresas e instituições na
implantação e no desenvolvimento de programas comunitários, seja de caráter
educativo ou assistencial;
·
Trabalhar na prestação de serviços em hotéis, em
programas de recreação para crianças e adultos que envolvam educação e cultura;
·
Atuar em outros campos, como: jornais, rádio e
TV educativas, educação de adultos, educação solidária, órgãos representativos
de classe.
Ao profissional de outras áreas da atividade científica que
se gradua também em filosofia, abrem-se novas perspectivas de atuação em seu
próprio campo de especialização, mediante o exame crítico de fundamentos a
partir do rigor e método adquiridos no estudo da filosofia.
Perfil do
Profissional a ser formado
Nos tempos atuais, frente à grande difusão e prestígio das
ciências empíricas e da técnica, se faz necessário uma mentalidade filosófica
mais intensa. O ser humano é um ser pensante destinado a viver a vida do
espírito criativo. Sendo a filosofia um poderoso fator de cultura e formação
pessoal, desenvolve várias habilidades e competências na pessoa do estudante.
·
Domínio de conteúdos básicos, históricos e
temáticos da filosofia;
·
O espírito crítico como uma atitude
crítico-reflexiva diante dos acontecimentos pessoais e sociais, levando em
conta seus múltiplos aspectos: causa, consequências, soluções;
·
O agir como pessoa, livre, reflexiva e criativa
no exercício da sua cidadania;
·
A percepção na admissão e solução de problemas
existenciais;
·
A criatividade e a postura ética na apreciação e
julgamento dos fatos;
·
A percepção dos conhecimentos como possíveis de
evolução, assumindo uma posição crítica diante dos mesmos;
·
A compreensão da pessoa humana como um todo vivo
e criativo nas suas diversas dimensões: somática, psíquica e espiritual;
·
Uma estrutura filosófica fundamental que
possibilite a compreensão humana do mundo e da realidade histórica;
·
A consciência de valores: respeito,
solidariedade e responsabilidade para com a vida no cultivo da autonomia
crítica e da liberdade;
·
O espírito de justiça para o bem-comum,
suprimindo qualquer forma de privilégio;
·
Os hábitos importantes da leitura, da correção e
da precisão da linguagem, de ouvir, de pesquisa e produção do conhecimento;
·
A percepção das relações entre a Filosofia e a
Ciência;
·
A crítica na compreensão da fé integrada à
razão;
·
A percepção da dimensão religiosa como
componente essencial do ser humano;
·
A busca da verdade em tudo;
·
O respeito e promoção da vida, em todas as suas
manifestações.
O corpo docente possui titulação e habilitação adequada na área de conhecimento específico da disciplina a ser ministrada, objetivando conhecimento teórico e prático.
Aléssio da Rosa
Coordenador
alessio.rosa@prof.saoluiz.edu.br
Adilson Colombi
adilson.colombi@prof.saoluiz.edu.br
Celso Kraemer
celso.kraemer@prof.saoluiz.edu.br
Eduardo Dalabeneta
eduardo.dalabeneta@prof.saoluiz.edu.br
Jaime Ludwig
jaime.ludwig@prof.saoluiz.edu.br
José Francisco dos Santos
jose.santos@prof.saoluiz.edu.br
Lara Emanuele da Luz
lara.luz@prof.saoluiz.edu.br
Luiz Carlos Berri
luiz.berri@saoluiz.edu.br
Luzia de Miranda Meurer
luzia.meurer@prof.sãoluiz.edu.br
Mariano Weizenmann
mariano.weizenmann@prof.saoluiz.edu.br
Nivaldo Alves de Souza
nivaldo.souza@prof.saoluiz.edu.br
Paulo Becher Júnior
paulo.becher@prof.saoluiz.edu.br
Silvano João da Costa
silvano.costa@saoluiz.edu.br
Vitor Galdino Feller
vitor.feller@prof.saoluiz.edu.br
Com o foco em uma formação superior diferenciada para o mercado brasileiro, a Faculdade São Luiz oferece diversas disciplinas que efetivamente resultam no perfil de um Filósofo preparado para os mais complexos desafios do mercado de trabalho.
Entende-se avaliação como um processo contínuo e integrado
ao ensino aprendizagem, dentro da articulação teoria-prática e a realidade
vivencial do sujeito aprendente e a instituição, na perspectiva de apontar
alternativas para a resolução de situações imprevisíveis, transitórias e
multidimensionais. Na especificidade do ensino são procedimentos
didático-pedagógicos diversos, que sob critérios compartilhados de comum acordo
entre os sujeitos envolvidos no processo, visam perceber dados qualitativos e
quantitativos na relação e na produção efetiva ocorrida nos instrumentos
aplicados, visando à formação de um ser humano crítico, criativo e reflexivo que
desenvolva o saber pensar, saber fazer, saber conhecer, saber viver com os
outros. É feita por disciplina, considerando a frequência e o aproveitamento do
aluno. O discente deve recuperar notas, quando não atingir o patamar mínimo
necessário na competência ou no bimestre, antes do encerramento do módulo. Avaliação do
rendimento acadêmico Resultado em duas notas parciais bimestrais N1 e N2. Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) Média semestral maior ou igual a 6,0 (seis) pontos.
Núcleo Docente Estruturante - NDE
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo, para acompanhamento dos cursos de Graduação, visando a contínua promoção de sua qualidade, conforme Resolução Nº 01, de 17 de junho de 2010.
O colegiado de curso é um órgão que supervisiona, avalia, propõe alterações e implementa o Projeto Pedagógico de um curso.
É um órgão consultivo e deliberativo que é composto por professores e estudantes.
Objetivos do Colegiado do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz
× Garantir a qualidade didático-pedagógica do curso;
× Adaptar o curso ao perfil do profissional e ao mercado de trabalho;
× Preparar os estudantes para as competências necessárias;
× Fiscalizar as atividades do curso;
× Orientar os docentes para que estejam alinhados com o objetivo do projeto;
Funções do Colegiado do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz
× Definir a grade curricular, componentes curriculares, cargas horárias e distribuição de aulas;
× Analisar o projeto pedagógico e fazer adequações constantes;
× Propor alterações no projeto pedagógico e no currículo do curso;
× Planejar a oferta de disciplinas e definir o horário das mesmas.
Membros do Colegiado do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz
Aléssio da Rosa – Coordenador do Curso de Filosofia
Eduardo Dalabeneta – Docente
José Francisco dos Santos – Docente
Paulo Becher Júnior – Docente
Kauã Filipe dos Santos – Discente
REGULAMENTO
Segunda a Sexta-feira
A Faculdade São Luiz realiza anualmente o Simpósio de Filosofia , que começou a adotar o formato de triênio a partir de 2013. O objetivo do simpósio é proporcionar espaço para análises, reflexões e debates sobre as ideias de filósofos, indo além da discussão teórica para buscar uma visão dinâmica das reflexões, resultando em novas perspectivas sobre as ações e relacionamentos humanos no contexto atual.
XXI (2023) Contribuições da filosofia de Edith Stein à educação e à psicologia
Dando continuidade ao espírito trienal com o qual os simpósios são realizados em nossa instituição, no ano de 2023, o 21º simpósio de Filosofia foi dedicado a dois campos de estudo sobre os quais a pensadora alemã se aprofundou: as ciências da educação e a psicologia.
XX (2022) A Originalidade do Pensamento de Edith Stein.
Mantendo o espírito trienal com o qual os simpósios são realizados em nossa instituição, o 20º Simpósio, em 2022, é dedicado ao núcleo filosófico do pensamento de Edith Stein, àquilo que lhe é próprio e originário. Afinal, ela é filósofa em sua formação universitária, no método de investigação, nos temas e por meio dessa postura a pensadora ilumina regiões epistemológicas distintas com o rigor da reflexão filosófica.
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XIX (2021) Por uma Ética Planetária em Hans Jonas
Por uma ética planetária em Hans Jonas. Este é o tema do XIX Simpósio de Filosofia, que aborda os temas: poluição do meio ambiente, contaminação do solo e da água e as mudanças climáticas, a partir do ponto de vista do pensador Hans Jonas, que apresenta o ser humano como alguém capaz de produzir coisas boas, a partir da tecnologia.
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XVIII (2020) Questão de Bioética na Obra de Hans Jonas.
Em 2020, o XVIII Simpósio de Filosofia tem como fio condutor, o âmbito da pesquisa em Filosofia, tanto no Brasil como também no exterior, o pensamento de Hans Jonas como objeto de investigações, bem como de debates, em eventos de maior ou menor abrangência, dedicados aos mais diversos aspectos de sua obra. Um destes aspectos é a relação de sua ética da responsabilidade com questões práticas no âmbito da pesquisa em medicina e nas demais áreas das ciências naturais.
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XVII (2019) O Princípio da Responsabilidade de Hans Jonas e o Desafio Tecnológico na Contemporaneidade.
O XVII Simpósio de Filosofia, tem como principal objetivo promover um evento científico para refletir acerca das ideias-base do pensamento de Hans Jonas, com objetivo de compreender o princípio da responsabilidade da sua teoria e o desafio tecnológico na contemporaneidade. Além disso, oportunizar um espaço com conferências, comunicações orais para a socialização do conhecimento filosófico e científico sobre o tema, e refletir sobre o uso das novas tecnologias como elemento para uma convivência harmoniosa pautada na responsabilidade jonasiana, serão pautas nesta discussão.
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XVI (2018) Alasdair Macintyre: Aristotélico ou Tomista?
A proposta do XVI Simpósio de Filosofia é de desenvolver reflexões a respeito da construção do pensamento de Macintyre, numa tentativa de compreensão das bases e fases que constituem sua abordagem e de como ele articula suas ideias sendo influenciado pelo aristotelismo e pelo tomismo.
Tais reflexões são importantes, na medida em que explicitam o enraizamento teórico da abordagem de MacIntyre, além de convidar os participantes a revisitarem tanto as concepções éticas quanto às concepções políticas de Aristóteles e Tomás de Aquino. O que conduz, a partir da articulação macIntyriana, a reflexões do espaço que conceitos tais como natureza humana, virtude e comunidade têm no contexto contemporâneo. Isso permite novos olhares não somente com relação a tais conceitos, mas também com relação às ações e relacionamentos humanos em geral.
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XV (2017) A Política na Perspectiva de Alasdair Macintyre.
O XIV Simpósio estendeu as reflexões éticas de Tomás de Aquino, bem como direcionou as reflexões da ética tomista para o contexto contemporâneo, tendo em vista a influência aristotélico-tomista na abordagem ética de Alasdair MacIntyre.
A proposta do XV Simpósio de Filosofia é analisar as consequências políticas da abordagem de Alasdair MacIntyre. A crítica de MacIntyre à justificação racional impessoal e histórica do projeto ético iluminista se traduz em crítica ao projeto de uma sociedade liberal e individualista. O autor fundamenta sua abordagem numa visão teleológica de ser humano constituído na narrativa histórica que situa as ações morais no quadro de um conjunto de princípios e padrões racionais que resultam de debates internos e externos às tradições
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XIV (2016) A Ética das Virtudes de Alasdair Macintyre.
A Faculdade São Luiz realiza anualmente seu Simpósio de Filosofia. Em 2013, o evento iniciou o formato de triênio, o qual tratou nos anos de 2013, 2014 e 2015 da Filosofia de Santo Tomás de Aquino. Em 2016, em sua XIV edição, teve início o triênio que tratará sobre a Filosofia de Alasdair MacIntyre em três aspectos: Ética, Política e Metafilosofia.
No evento que aconteceu de 26 e 28 de outubro de 2016, ocorreram conferências, mesas-redondas e comunicações sobre a “Ética das virtudes” proposta por Alasdair MacIntyre. Esta ética salienta a construção da racionalidade prática em contextos históricos específicos, nos quais as virtudes são definidas como disposições que além de manterem práticas, alcançando os bens internos a estas práticas, conduzem à busca do bem.
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XIII (2015) A Ética em Tomás de Aquino
O XIII Simpósio de Filosofia da Faculdade São Luiz insere-se no triênio acadêmico dedicado à memória da vida, das obras e do pensamento filosófico de Tomás de Aquino (1225-1274). Consagrado agora à antropologia de Tomás de Aquino, o XIII Simpósio estrutura-se em três partes complementares entre si com o duplo desafio de fazer memória de um autor medieval e fazê-lo de modo atual, conforme as exigências filosóficas de nosso tempo. A primeira parte do XIII Simpósio dedica-se a meditar sobre as razões para rememorar atualmente a antropologia de Tomás de Aquino, com atenção aos desafios que enfrentou em seu contexto histórico-doutrinal. A segunda concentra-se na originalidade da metafísica tomista do ser e da pessoa humana para apontar o seu sentido transcendente. A terceira, enfim, apresenta a atualidade da hermenêutica filosófica da pessoa humana como ser capaz para o reconhecimento da dignidade de cada um e de todos os seres humanos. O XIII Simpósio de Filosofia almeja, assim, ser uma ocasião para a meditação sobre a memória e a atualidade da filosofia do ser e da pessoa humana em Tomás de Aquino.
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