Trabalhamos nossa proposta pedagógica para o Ensino Fundamental em anos iniciais e anos finais.
Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano, está estruturado como um conjunto orgânico, sequencial e articulado, que é planejado sistemicamente e considera o aluno e suas aprendizagens nas diversas fases do desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social.
Toda ação pedagógica trabalha as habilidades cognitivas (raciocínio lógico e matemático, atenção, memória, capacidade linguística, pensamento crítico e etc) e socioemocionais (autonomia, sociabilidade, resiliência, curiosidade e criatividade e etc), incentivando a experimentação e a aprendizagem ativa para abrir infinitas possibilidades.
Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente. (BNCC, 2017, p. 57).
Também é importante destacar a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, sendo de enorme relevância o respeito e o cuidado com esse momento. Desse modo, o material pedagógico para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os conteúdos foram selecionados e organizados no sentido de promover uma aprendizagem com compreensão e ludicidade, por meio do incentivo às brincadeiras, jogos e experiências prazerosas e da orientação para a proposição de aulas menos repetitivas, mais divertidas e desafiadoras, que permitam a participação ativa dos alunos.
Anos Finais, Os Anos Finais do Ensino Fundamental compreendem um período de 4 anos e englobam os alunos matriculados entre o 6º e o 9º anos desse segmento, com idade entre 11 e 14 anos, busca estimular o hábito de estudo, bem como o desenvolvimento da argumentação e a defesa de ideias, por meio de diversos projetos que ampliam as descobertas dos alunos.
A proposta pedagógica concebe o aluno como um aprendiz ativo, capaz de investigar e de compreender temáticas complexas, bem como envolver-se com o que aprendeu em novos desafios e cenários. Incorpora em seus princípios o raciocínio e os estudos a respeito da ciência da aprendizagem e suas novas abordagens, que têm como foco o entendimento e as investigações interdisciplinares sobre a neurociência e a educação.
Relaciona-se à pedagogia histórico-crítica ou histórico-social e à psicologia cognitiva, que envolve os estudos referentes ao construtivismo, ao sociointeracionismo e à aprendizagem significativa, entre outros estudos.