Visita de Campo - UNIFEBE

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24.04.2025 - 09:57:01 | 5 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Visita de Campo - UNIFEBE

No dia 21/04/2025, os alunos do 2° e 3° ano da Faculdade São Luiz, acompanhados pelos professores Eduardo Dalabeneta e Lara Emanuele da Luz, realizaram uma visita às instalações do Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE. O principal objetivo da visita foi proporcionar uma compreensão mais aprofundada do conhecimento científico por meio da experiência sensorial.
Ao chegarmos ao local, fomos recepcionados pelo senhor Paulo Cesar, representante da secretaria da instituição, que nos forneceu as instruções iniciais. A partir de suas orientações, seguimos para a exploração dos diferentes espaços do campus UNIFEBE. Durante a visita, guiamos nossa análise filosófica com base em três questões fundamentais: O que vimos/observamos? O que conhecemos/aprendemos? O que nos fez pensar/refletir?
A primeira impressão ao observar o ambiente foi a grandiosidade da estrutura. O campus, com sua ampla extensão, evidencia um potencial significativo de crescimento. Ao percorrer as salas e os laboratórios, diversas indagações filosóficas surgiram, como: até que ponto a experiência concreta nos permite acessar o inteligível? A observação de uma estrutura física ou de um corpo humano desperta, simultaneamente, a simplicidade e a complexidade do conhecimento sensorial. Nesse sentido, Hegel afirma que \"a certeza sensível, ao pretender ser uma forma pura de conhecimento imediato, acaba mostrando-se insuficiente, pois depende de uma rede complexa de relações e mediações para ser compreendida\" (HEGEL, 1807, n.p.). 
A experiência reforçou também a visão aristotélica sobre a importância dos sentidos como ponto de partida para o conhecimento. Conforme Aristóteles nos ensina: \"Todo o nosso conhecimento começa pelos sentidos\" (ARISTÓTELES, 2002, p. 10). Essa perspectiva ficou evidente ao constatarmos que a observação direta dos elementos físicos do campus ampliou nossa reflexão sobre as relações entre o sensível e o inteligível, reafirmando a importância da experiência concreta para o desenvolvimento do pensamento crítico e filosófico. 
O segundo ponto da visita nos levou a refletir sobre o que aprendemos e conhecemos. Percebemos que, embora estivéssemos no mesmo ambiente e percorrêssemos os mesmos espaços, cada participante teve percepções e aprendizados singulares. Essa diversidade de compreensão remete a uma reflexão abordada em nossas aulas de Filosofia do Conhecimento, quando o professor Dalabeneta destacou que \"nossa interioridade trabalha de forma diferente, fazendo cada coisa como única\".
Essa ideia encontra eco no pensamento de Edith Stein, que enfatiza a singularidade da pessoa humana ao afirmar que \"o ser humano, por todas essas características, possui uma interioridade formada a partir da constante interação entre o corpo e suas capacidades sensoriais, a psique e o espírito\" (STEIN, 2007, p. 124). Assim, compreendemos que a experiência sensorial não apenas fornece informações externas, mas também se entrelaça com nossa subjetividade, resultando em um processo único e pessoal de construção do conhecimento.
A terceira questão norteadora desta pesquisa de campo nos conduz à reflexão sobre os pensamentos que surgiram a partir da visita. A primeira percepção é a importância do conhecimento em suas diversas formas. Durante a manhã, exploramos as estruturas da instituição, compreendemos métodos científicos e sistemáticos, aprofundamo-nos no estudo do corpo humano e suas funções, além de interagir com estudantes e aprender a utilizar o microscópio. Mas, afinal, qual reflexão extraímos desses momentos? Retomamos a definição de Edith Stein sobre o conhecimento e a captação espiritual de um objeto:
\"O que o homem espiritualmente muito desenvolvido pode confirmar em si (isto é, imanentemente) quando reflete sobre os atos, através dos quais experimenta algo do mundo exterior, será sempre um movimento espiritual em que as ideias existentes já possuem um papel\" (STEIN, 2007, p. 343-344).

Para nossa equipe, essa afirmação representa o cerne da reflexão. Segundo Stein, \"a experiência não é apenas uma reação passiva ao mundo externo, mas envolve uma atividade espiritual, onde as ideias preexistem e moldam a forma como o indivíduo percebe e entende a realidade\" (MAHFOUD, 2017, n. 48). Isso indica que o conhecimento não se limita à percepção sensível ou imediata; ele é mediado pela interioridade do sujeito, suas ideias e seu desenvolvimento espiritual. Assim, compreender o mundo não é um ato puramente receptivo, mas um processo ativo no qual o sujeito interpreta e atribui significado à experiência vivida. 
Portanto, esta visita nos permitiu compreender a harmonia entre cientificidade e filosofia, revelando que o conhecimento é apenas o ponto de partida para ampliar os horizontes de cada aluno. Esse horizonte indica que o verdadeiro propósito do conhecimento não se limita à transmissão estática de informações, mas consiste em impulsionar a exploração do mundo e a compreensão de si mesmo.
Cada novo aprendizado funciona como uma chave que abre caminhos para novas possibilidades, permitindo ao estudante questionar verdades estabelecidas, ampliar perspectivas e desenvolver uma postura crítica e reflexiva. Essa visão dialoga com o conceito de \"mundo da vida\" de Edmund Husserl, segundo o qual \"a experiência de cada indivíduo está sempre em expansão e moldada por suas vivências e percepções subjetivas\" (HUSSERL, 1936, n.p.).
Concluímos, portanto, que a visita à UNIFEBE não apenas ampliou nosso entendimento prático sobre métodos científicos, mas também fortaleceu a percepção filosófica de que o conhecimento é um processo dinâmico e interativo. A partir da experiência sensorial, compreendemos que a verdadeira aprendizagem ocorre no diálogo constante entre o mundo exterior e a interioridade do sujeito. Assim, essa vivência nos permitiu perceber que ciência e filosofia se complementam na busca por uma compreensão mais profunda da realidade e de nós mesmos.

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