Um dia de Sherlock Holmes

Uma aula de história diferente, em que os alunos se tornam detetives atrás de respostas e conclusões. Foi assim que o 6° Ano deu início a um debate sobre fontes históricas, o trabalho do historiador e sua importância.Durante a atividade, a professora de História, Clair Felipim Kleemann, contou três histórias: O roubo de um milhão de dólares; O misterioso caso do cofre arrombado; e O misterioso roubo do baú lacrado. Os alunos deveriam, com argumentos de detetives, criar uma conclusão com base na narrativa e nas provas apresentadas. “Foi um alvoroço, repleto de olhares atentos e curiosos, além de muitas hipóteses levantadas, a partir de diferentes pontos de vista”, destaca a professora Clair.Segundo ela, após essa experiência de investigação, foi possível estabelecer uma relação entre os detetives e o historiador, que constrói uma versão de um passado no qual ele não esteve presente. O seu trabalho se torna possível por meio de recolhimento de indícios, que são as fontes históricas, sejam elas escritas, orais, visuais e/ou materiais.Ainda, com o objetivo de desenvolver a habilidade de “identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas”, os estudantes do 6º Ano conheceram as fontes que o historiador utiliza para registrar a história. “Os alunos trouxeram para a sala de aula vários objetos, fotos e imagens que foram apresentadas à turma para que cada um reconhecesse as diferentes fontes históricas, como também seu significado, sentimento, sonho e ações que esses objetos transmitem. Sem dúvida, foi um momento de grande aprendizagem, já que foi preciso muita atenção, curiosidade e criatividade para compreender algo que aconteceu no passado, mesmo sem estar presente, através de pistas, provas e indícios, tal qual o detetive Sherlock Holmes”, afirma a professora Clair.
-
Processual do livro de Contos de fadas
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Etapas do método científico
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Máquinas em movimento
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Agrupando com peças de bijuterias
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Estudantes do Chile recebem cartas do São LuizTroca de correspondências entre as instituições faz parte do projeto “A Dehonfriend is in Everywhere”
27.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Colaboradores do Colégio São Luiz são presenteados com livroObra Pedagogia da Cordialidade, do padre João Carlos Almeida, foi entregue nesta terça-feira
26.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Posso ver o som?
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Enigmas da História: Desvendando casos
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Clube de Olimpíadas participa da Olimpíada do Saber
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Varal de letrinhas
25.03.2024 | 1 minutos de leitura
- Receita colorida: Espetinho de frutas
14.03.2025 | 2 minutos de leitura
- Visitando a Biblioteca
14.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Conhecendo o laboratório de Ciências
06.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Localize o objeto
06.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Conheça as novas profissionais do Ensino Fundamental I
11.02.2025 | 4 minutos de leitura
- Conheça os novos profissionais do Ensino Fundamental IIEm 2025, o Ensino Fundamental II do Colégio São Luiz conta com novos professores e auxiliares de classe. Conheça o perfil dos profissionais:
11.02.2025 | 2 minutos de leitura
- Missa e certificação marcam despedida do Ensino FundamentalSolenidade foi realizada na noite de 11 de dezembro
13.12.2024 | 4 minutos de leitura
- Curiosidades sobre o Natal
10.12.2024 | 1 minutos de leitura
- Famílias celebram encerramento do 1º ano com o Livro da VidaProjeto do Colégio São Luiz tem o objetivo de fazer um resgate da história dos alunos.
06.12.2024 | 4 minutos de leitura
- Porta decorada com o verdadeiro sentido do Natal
04.12.2024 | 2 minutos de leitura