Projeto Profissões recebe o Youtuber Pedro Loos
Pedro é diretor e apresentador do Ciência Todo Dia, mais importante canal sobre ciência no Brasil

O diretor e apresentador do canal Ciência Todo Dia esteve no auditório do Colégio e Faculdade São Luiz na manhã desta quarta-feira (18), onde conversou com 270 alunos de oito turmas do nono ano e do Ensino Médio. Os adolescentes puderam conhecer e trocar experiências com o jovem empreendedor de conteúdo digital. Pedro Loos tem mais de 2,2 milhões de inscritos em seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/user/cienciatododia), onde divulga conteúdos semanais no Ciência Todo Dia. É palestrante e graduando em física pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Referência no BrasilHá mais de sete anos no ar, o canal Ciência Todo Dia atrai milhares de inscritos que buscam em seu conteúdo aprender sobre física e assuntos relacionados à ciência, todos os dias. Com vídeos publicados semanalmente, Pedro descobriu sua profissão quando ainda era adolescente. Ao concluir o 3º ano no Colégio São Luiz buscou se encontrar em algo voltado ao que gostava, ou seja, conteúdo científico. Nasce, então, o Ciência Todo Dia. Em abril deste ano, o canal conquistou a marca de 2 milhões de inscritos e este número tem crescido vertiginosamente, sendo considerado um dos canais do segmento que mais cresce no Brasil, e é o mais indicado quando o assunto é ciência para todos os públicos.Desde criança, Pedro se via instigado pela ciência. Incentivado pelos pais, Luis e Eugênia Loos, explorava profundamente assuntos como buraco negro e qualquer tema relacionado ao espaço.
De olho no futuroNa plateia, olhos atentos e expressões curiosas. Aos 14 anos, Isabella Cris Nicolau, estudante do nono ano, aprecia assuntos relacionados à Astronomia, é seguidora do canal Ciência Todo Dia, admira o trabalho de Pedro e define como \'extraordinário\' conhecê-lo pessoalmente. \"Assisto os vídeos dele no Instagram e no Youtube, pois quando não estou fazendo algo da escola, eu prezo por assistir algo que vou adquirir conhecimento. Já assisti todos os vídeos dele sobre o buraco negro, é simplesmente perfeito, porque as teorias são muito boas, nos fazem repensar sobre a nossa existência, e o fato de quê: como a gente está aqui na Terra? O questionamento é muito bom, prezo muito por isso porque instiga a gente a mudar e a buscar o conhecimento. Ele é um professor para mim\", declara.A estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Adriana Voltolini, de 17 anos, se identificou com a fala do Youtuber quando ele contou sobre o período de transição entre Ensino Médio e faculdade. Para ela, o nervosismo é algo comum entre os jovens, não importa a geração. \"Ele seguiu um caminho totalmente diferente, na verdade ele sentou na frente de uma câmera, começou a gravar vídeo e foi exatamente isso que ele gostou. Ele provou para nós que isso também funciona, não precisa ser sempre o mesmo, podemos ser uma pessoa diferente e se dar bem na vida do mesmo jeito que ele conseguiu\", conta a estudante, que pretende cursar a faculdade de Direito ao concluir o Ensino Médio.
Fascínio pela ciênciaPedro conta que desde criança o fascínio pela ciência já era evidente. “Sempre tentei usar a linguagem mais simples possível, porque gostaria, de verdade, que todo mundo entenda e possa compartilhar do meu entusiasmo pelas coisas. Desde criança, quando olhava para o céu, ficava maravilhado”, lembra. “Quero que meus vídeos sejam entendíveis pelas crianças, adultos, idosos, e que elas possam ter a experiência de olhar para alguma coisa e pensar: isso é lindo”, comenta o Youtuber.No início, Loos gravava os vídeos com uma câmera improvisada. Desde então, a busca por melhorias é constante, com investimentos que correspondem a atual estrutura do canal, afinal, toda semana são postados dois vídeos. O Ciência Todo Dia cresce, por mês, cerca de 60 mil inscritos e é hoje o maior canal de ciência do Brasil, com seis milhões de visualizações por mês. O conteúdo de ciência e educação é consumido por jovens na faixa etária entre 19 e 24 anos, seguido por pessoas de 25 a 30 anos.“Uma das coisas que não me fez se perder pelo caminho é o amor que tenho pelo que faço e falo – vivo e respiro isso. Também pelo apoio que tenho da minha família, que sempre esteve comigo, tanto é que trouxe minha mãe aqui hoje”, destaca o jovem.Voltar aos bancos do Colégio que o ajudou a se formar como cidadão e profissional fez Pedro se ver novamente como estudante, na época em que tudo começou. “Que bom que tive pessoas que me fizeram sair da minha zona de conforto, e que me mostraram que existem oportunidades lá fora e coisas que podem ser feitas que não necessariamente fazem parte daquele caminho padrão que todo mundo diz para seguir. Que bom que eu segui essas oportunidades”, agradece.
Projeto ProfissõesA visita do Pedro ao Colégio faz parte de um projeto pedagógico de profissões que prepara os alunos para o mercado de trabalho. “Dentre as ações previstas neste projeto, está uma conversa com alunos egressos de diversas áreas, que saíram do Ensino Médio e buscaram suas formações e, além disso, suas realizações. E a vinda do Pedro faz parte disso”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Cíntia Cardoso.O responsável pela organização do projeto é o professor regente do terceiro ano, Marcelo Noldin. “Quando levantei a hipótese de trazermos um egresso, surgiu em sala de aula, por parte dos próprios alunos, o nome do Pedro Loos, pois eles já acompanhavam seu canal. Pedro de pronto aceitou o convite, e fez questão de voltar à instituição que se formou em 2013”, comenta o professor. “O objetivo, na verdade, é justamente a fala dele pela vivência e experiência desse momento pós-terceirão para que os alunos possam ter tranquilidade e responsabilidade e que sejam felizes em suas escolhas”, ressalta.O próximo passo do projeto é uma roda de conversa especialmente para o terceirão, com egressos formados entre 2018 e 2019, que trarão a experiência da inserção em uma graduação, como são os primeiros anos da faculdade, como associar a vida estudantil ao trabalho, e, na sequência, o Projeto Profissões receberá em setembro 13 palestras com profissionais do mercado de trabalho escolhidas pelos próprios alunos.
-
Processual do livro de Contos de fadas
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Etapas do método científico
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Máquinas em movimento
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Agrupando com peças de bijuterias
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Estudantes do Chile recebem cartas do São LuizTroca de correspondências entre as instituições faz parte do projeto “A Dehonfriend is in Everywhere”
27.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Colaboradores do Colégio São Luiz são presenteados com livroObra Pedagogia da Cordialidade, do padre João Carlos Almeida, foi entregue nesta terça-feira
26.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Posso ver o som?
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Enigmas da História: Desvendando casos
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Clube de Olimpíadas participa da Olimpíada do Saber
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Varal de letrinhas
25.03.2024 | 1 minutos de leitura
- Produção de Mind Maps sobre vida fora da Terra
25.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Estudantes do Terceirão visitam a PUC PR
28.02.2025 | 1 minutos de leitura
- Conheça os novos professores do Ensino Médio
14.02.2025 | 1 minutos de leitura
- Fim de um ciclo: Terceirão São Luiz celebra formaturaSolenidade de certificação foi realizada na terça-feira, 27 de novembro
29.11.2024 | 5 minutos de leitura
- Alunos participam da XI Olimpíada de Filosofia
29.10.2024 | 1 minutos de leitura
- Emoção marca despedida dos alunos do terceirãoPais relembram a trajetória escolar dos filhos que estão se preparando para iniciar uma nova fase da vida
16.10.2024 | 3 minutos de leitura
- Praticando a Resiliência
01.10.2024 | 1 minutos de leitura
- Bento Bondinho: estratégia para explorar ética utilitarista
26.09.2024 | 1 minutos de leitura
- Itinerário Química Mais
04.09.2024 | 1 minutos de leitura
- Construindo Estruturas Moleculares
04.09.2024 | 1 minutos de leitura