Projeto Maleta Viajante percorre escolas do Brasil
Iniciativa do Colégio São Luiz já passou pelos estados do Paraná, São Paulo e Pernambuco

Como forma de estabelecer uma integração entre as escolas da Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) no país, o Colégio São Luiz, de Brusque, iniciou o projeto Maleta Viajante com os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental da instituição. Participaram da atividade os 57 estudantes que integram três turmas, inspirados pela parábola do Bom Samaritano. “Conseguimos nos organizar em torno de uma ideia que realmente fosse lúdica, e assim surgiu o projeto. Dehonzinho, nosso personagem inspirado no fundador da Congregação SCJ, padre João Leão Dehon, leva junto de si uma maleta, contendo uma história sobre a disponibilidade”, destaca a idealizadora do projeto, professora Ivana Pühler.Segundo ela, a disponibilidade é uma virtude de Padre Dehon e foi escolhida porque já costuma ser trabalhada como valor para os Primeiros Anos. “Na construção da maleta, cada criança teve a oportunidade de praticar a disponibilidade, do seu jeitinho”, conta. Dentro do projeto, os alunos assistiram a uma história sobre o Bom Samaritano e refletiram sobre a virtude escolhida. “Eles aprenderam o que é a disponibilidade, e a importância de estar aberto para ajudar o outro, sem esperar nada em troca”, explica a professora.Todos os professores contribuíram com o tema, de forma interdisciplinar. Na Educação Física, os estudantes realizaram atividades cooperativas, em grupos, onde aprenderam a respeitar as diferenças e limitações de cada um. No componente curricular de Ensino Religioso, a professora apresentou a parábola do Bom Samaritano por meio de uma história em quadrinhos. Já na Música, os alunos aprenderam uma cantiga sobre o assunto e, na aula de Inglês, discorreram sobre o tema no segundo idioma. Por fim, em Artes, os estudantes pintaram uma tela com pássaros que voam juntos, também em referência à disponibilidade. A tela ainda serviu para a realização de uma contribuição simbólica entre as famílias, cujo valor arrecadado será destinado à compra de fraldas geriátricas, em prol do Lar Menino Deus. “Essa ação é a prática do que está sendo proposto, doar sem esperar nada em troca”, diz a professora.
IntegraçãoTodas as atividades realizadas em Brusque foram registradas no diário de bordo da maleta, que foi fechada e enviada para Curitiba, para os alunos da ESIC Internacional. Lá, os estudantes também desenvolveram diversas atividades dentro do tema do Bom Samaritano. Em seguida, a maleta viajou para São Paulo, rumo ao Instituto São Judas Tadeu. Por fim, a maleta foi até a Escola Nossa Senhora de Fátima, em Recife, Pernambuco. Nas próximas semanas, o projeto deve retornar a Brusque, com a possibilidade de viajar novamente, agora para o Chile e Estados Unidos.“Conforme vamos recebendo os vídeos e as fotos das atividades com a maleta, realizadas nas outras escolas, compartilhamos em sala de aula e as crianças ficam muito animadas. É muito surpreendente observar as vivências, de cada escola saiu uma coisa diferente”.A professora Ivana afirma que conduzir o projeto Maleta Viajante está sendo gratificante. “Não imaginei que teria resultados tão significativos, com um retorno tão bom das crianças. Foi desafiador, porque ajudar sem esperar algo em troca é difícil nessa faixa etária, mas fomos trabalhando de uma forma tão lúdica, que deu muito certo”.Para o diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa, a Maleta Viajante surge com o propósito de levar, e de também trazer, valores humanos, que fortalecem as relações sociais. “É uma comunhão entre as escolas dehonianas, primeiramente no Brasil, mas que pode se espalhar entre as outras educacionais da Congregação, espalhadas pelo mundo. Com o projeto, nos aproximamos e fortalecemos laços. A Maleta Viajante leva valores e nos traz experiências e ações, pensamentos e reflexões, que nos estimulam a fazer o bem e contagiar o outro”, descreve o diretor.
-
Processual do livro de Contos de fadas
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Etapas do método científico
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Máquinas em movimento
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Agrupando com peças de bijuterias
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Estudantes do Chile recebem cartas do São LuizTroca de correspondências entre as instituições faz parte do projeto “A Dehonfriend is in Everywhere”
27.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Colaboradores do Colégio São Luiz são presenteados com livroObra Pedagogia da Cordialidade, do padre João Carlos Almeida, foi entregue nesta terça-feira
26.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Posso ver o som?
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Enigmas da História: Desvendando casos
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Clube de Olimpíadas participa da Olimpíada do Saber
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Varal de letrinhas
25.03.2024 | 1 minutos de leitura
- Receita colorida: Espetinho de frutas
14.03.2025 | 2 minutos de leitura
- Visitando a Biblioteca
14.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Conhecendo o laboratório de Ciências
06.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Localize o objeto
06.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Conheça as novas profissionais do Ensino Fundamental I
11.02.2025 | 4 minutos de leitura
- Conheça os novos profissionais do Ensino Fundamental IIEm 2025, o Ensino Fundamental II do Colégio São Luiz conta com novos professores e auxiliares de classe. Conheça o perfil dos profissionais:
11.02.2025 | 2 minutos de leitura
- Missa e certificação marcam despedida do Ensino FundamentalSolenidade foi realizada na noite de 11 de dezembro
13.12.2024 | 4 minutos de leitura
- Curiosidades sobre o Natal
10.12.2024 | 1 minutos de leitura
- Famílias celebram encerramento do 1º ano com o Livro da VidaProjeto do Colégio São Luiz tem o objetivo de fazer um resgate da história dos alunos.
06.12.2024 | 4 minutos de leitura
- Porta decorada com o verdadeiro sentido do Natal
04.12.2024 | 2 minutos de leitura