Processo seletivo para intercâmbios ao Mississippi e Canadá

Ao total 27 alunos fizeram o teste de proficiência

Ensino Fundamental

23.04.2024 - 10:05:19 | 5 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Processo seletivo para intercâmbios ao Mississippi e Canadá

Na última semana, o Colégio São Luiz realizou mais uma etapa do processo seletivo para intercâmbios ao Mississippi (EUA) e para o Canadá. Ao todo 27 alunos participaram do teste de proficiência na língua inglesa. Do total, 21 deles, dos 8º anos, disputam quatro vagas ofertadas para a cidade americana e os outros 6 alunos, que jogam basquete, interessados no intercâmbio canadense. 
Segundo a coordenadora do Programa Bilíngue da instituição, Mariane Werner Zen, o processo seletivo possui algumas etapas, que inicia com um encontro com todos os alunos, onde é explicado o que é o intercâmbio. “Nesse primeiro momento explicamos para eles como é o intercâmbio, onde acontece, quais as condições e quais são as datas. Aqueles que se interessam, conversam com seus pais e agendamos uma reunião específica para conversar sobre os detalhes, onde entregamos o regulamento geral dos intercâmbios do São Luiz e também o edital específico do educandário dehoniano que está abrindo as portas para nós”, explica Mariane. 
A coordenadora frisa que o processo seletivo é de suma importância, pois a escola parceira é quem define a quantidade de alunos que podem participar, a idade, período de estadia e quais salas de aula os participantes vão estudar durante o intercâmbio. “Esse processo é importante, porque através dele se cumpre o combinado entre as escolas e também permite que a seleção dos alunos seja feita de forma justa e íntegra. Então, todos os alunos realizam sua inscrição segundo as determinações do edital e compete à instituição conferir de perto se todos os candidatos estão de acordo, tanto com o regulamento geral quanto com o edital”, afirma. 
Mariane destaca que realizar o processo seletivo dos estudantes que poderão participar é sempre um desafio. “A vontade sempre é de levar todos, mas, como isso não é possível, essa etapa de seleção permite que possamos fazer cumprir os editais que as escolas parceiras nos enviam e que possamos ter a certeza que os alunos participantes representarão nossa escola, cidade e nosso país com maestria”, diz. 

Critérios para participar
A coordenadora do Programa Bilíngue pontua ainda que os estudantes que desejam se candidatar aos intercâmbios oferecidos pelo São Luiz devem apresentar um perfil que atende critérios pré-estabelecidos. “Os alunos precisam ter um ótimo rendimento escolar, bom comportamento e saber se comunicar eficazmente em inglês. Esses são os requisitos básicos, mas podem haver outras exigências conforme as especificidades de cada local parceiro. Para o Canadá há um cunho esportivo, então é importante que o aluno faça parte das atividades extracurriculares esportivas e tenha um bom desempenho na mesma. Já para os Estados Unidos, a solicitação é que sejam fluentes em inglês para poderem aproveitar ao máximo a interação com os alunos americanos sem precisar da intermediação do professor que os acompanha”, comenta. 
Além disso, ela lembra que outro critério que independe dos conhecimentos e habilidades dos alunos é a documentação para poder viajar ao exterior. “É imprescindível que os candidatos tenham passaporte e visto válidos. Como os intercâmbios têm acontecido com relativa frequência entre as escolas dehonianas, é importante que os alunos que se interessam em participar de algum deles no futuro, já tenham isso providenciado desde cedo”, fala. 

Programa Bilíngue e avaliação de proficiência 
A avaliação de proficiência em língua inglesa dos candidatos vem ao encontro do Programa Bilíngue que o colégio oferece desde a educação infantil, capacitando os estudantes para que consigam se comunicar em inglês de forma natural e eficiente. “A proficiência em inglês é algo que primamos e levamos muito em consideração. O teste aplicado no processo seletivo é formado por um banco de questões enviado pelas escolas parceiras. Nós pedimos que eles nos enviem propostas de testes para avaliarmos a compreensão auditiva, gramática, uso da língua inglesa, a leitura e interpretação de textos. Já a habilidade de escrita é avaliada com uma redação, cujo tema também é enviado pela instituição parceira. O conteúdo e argumentos utilizados pelo aluno para resolver a questão proposta é tão importante quanto a utilização adequada da gramática e ortografia”, explica a coordenadora. 
Além do teste, outra etapa importante é a entrevista, onde são avaliadas a habilidade do aluno em conversar usando o idioma e a qualidade das respostas, argumentos e postura. 
“Tudo é levado em consideração no processo seletivo. Ao final das avaliações é realizada a digitalização das provas e encaminhado para a avaliação, que é feita pela escola parceira. Geralmente, em uma semana eles enviam a resposta com a classificação dos alunos”, explica Mariane. 
A coordenadora finaliza sua fala expressando o sentimento de gratidão e emoção em poder proporcionar a um novo grupo de alunos participar de uma experiência tão enriquecedora como o intercâmbio. “É gratificante porque nos mostra que os alunos que já participaram de intercâmbios entre o São Luiz e outras escolas dehonianas nos representaram muito bem e deixaram portas abertas para que outros possam usufruir das mesmas oportunidades. E é emocionante porque, poder oferecer essa chance de estudar no exterior a alunos tão jovens, mesmo que por um intervalo de tempo, nos mostra o quão forte e qualificado é nosso trabalho como um todo na nossa instituição”, finaliza.

 
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