Pais pela educação

Tarciano Oliani estimula hábito da leitura em família

Ensino Fundamental

05.06.2023 - 15:47:01 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Pais pela educação

Na biblioteca do Colégio São Luiz há um cadastro que lidera o movimento de empréstimos de livros. Em 2021, foram 126 obras consultadas e, no ano passado, 111. Não que esse volume seja um ranking a ser superado. Na verdade, o dono da conta nunca nem parou para fazer essa conferência, citada aqui por mera curiosidade. Mas, entre 6 de fevereiro e o fim de maio de 2023, 59 livros já foram emprestados para a família do empresário brusquense, Tarciano Oliani, 45 anos. 
Casado com Lenir e pai da Valentina, 9 anos, e do Bernardo, 6, ele encontrou uma forma lúdica de incentivar nas crianças o hábito da leitura. “Quase todos os dias trocamos os livros, que adaptamos conforme a idade dos nossos filhos. É uma rotina mantida com a biblioteca da escola há, pelo menos, quatro anos”, conta o empresário.
Segundo ele, o interesse dos filhos pelos livros nunca deve ser forçado: é preciso um estímulo natural. Tarciano orienta pela escolha de obras de acordo com a faixa etária da criança, dando preferência inicialmente às narrativas mais curtas, com texto em caixa alta e muita ilustração. “É necessário o planejamento da família para um tempo que possa ser dedicado à leitura. Quando deixamos nossos filhos sozinhos, fica mais difícil para eles se interessarem pelos livros, diante do celular, do videogame e da quantidade de jogos disponíveis. Juntos, vamos criando esse hábito. É importante destacar que, depois da leitura, estimulamos as crianças a contar sobre a história conhecida e até pequenas peças de teatro são montadas na nossa casa”, enfatiza o pai.

Vantagens da leitura
Ainda que Valentina e Bernardo sejam pequenos, Tarciano vê uma grande evolução no desenvolvimento dos dois. “A leitura estimula o raciocínio lógico, melhora o vocabulário e a capacidade de concentração. Já percebo nos meus filhos algum senso crítico e a capacidade de debater temas com respostas diferentes dos simples e conhecidos ‘sim’ ou ‘não’”, expressa o pai, orgulhoso. 
Outro alerta que ele faz é sobre o tempo em que as crianças têm permanecido na frente de telas. “A infância passa muito rápido e é preciso aprender a usar a tecnologia a nosso favor. Compreendo que a nossa vida é corrida e, às vezes, também preciso trabalhar até tarde. Porém, para que a leitura se transforme em hábito, é importante a rotina”, enfatiza. 
Hoje, na casa da família Oliani, os livros são considerados pequenos tesouros, capazes de transformar leitores em passageiros e transportá-los pelos confins da terra, ou até onde a imaginação alcançar. “É a única forma que temos de viajar por todo o mundo. Então, fico agradecido pelo colégio, que possibilita aos pais o acesso à biblioteca”, reforça. 

Outros de Imprensa
Mais em Ensino Fundamental
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.