O aprendizado de competências socioemocionais
Parceria do Colégio São Luiz com o Sistema Bernoulli envolve a coleção “Eu no mundo”

O aprendizado de competências socioemocionais já é uma realidade para os estudantes do Colégio São Luiz. A prática foi implementada a partir da parceria firmada com o Bernoulli Sistema de Ensino e envolve todas as séries, desde a Educação Infantil, até o Ensino Médio, através da coleção “Eu no mundo”.“Já não é novidade que uma formação integral engloba o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Formar integralmente é contribuir para o desenvolvimento da criatividade, da colaboração, da resiliência, gratidão, compaixão, entre outras. Por isso, contribuir para o desenvolvimento de uma geração mais consciente emocional e socialmente, sensibilizada em relação ao seu papel e suas responsabilidades no que tange ao próprio crescimento e ao crescimento coletivo, torna-se também uma responsabilidade da escola”, explica a assessora Pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino, a educadora Claudete Marcellino.Segundo ela, as escolas atravessam um período de transição de paradigmas. Neste contexto, se contrapõe o modelo da racionalidade e ciência, em detrimento às faculdades da emoção e da intuição. “Antes, emocionar-se não era algo cabível. Mais recomendável era calar as emoções, cuja expressão era tida como um sinal de fragilidade. Hoje, com as novas teorias que ganharam espaço a partir do conceito de Inteligência Emocional, popularizado por Daniel Goleman, a gestão das emoções adquire, inclusive no âmbito da educação, uma importância ímpar”, enfatiza a profissional.
Base Nacional CurricularNo Brasil, o Ministério da Educação já apontou nesta mesma direção, a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular. No documento se destaca a necessidade de que a escola se comprometa, de forma intencional e consistente, com o desenvolvimento de competências e habilidades de vida de seus alunos. “O objetivo de uma formação integral ficou ainda mais evidente, ao serem propostas nas competências gerais o desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes e valores, como o pensamento científico, crítico e criativo, o autoconhecimento, o autocuidado, a empatia, a cooperação, a responsabilidade e a cidadania”, comenta Claudete.
Educação integralNesta travessia de paradigmas, o compromisso do Colégio São Luiz, a partir do Sistema Bernoulli, é oferecer aos estudantes um conteúdo novo, porém, bastante fundamentado, capaz de permitir o encontro entre o desenvolvimento acadêmico/intelectual e o desenvolvimento emocional. “A coleção “Eu no Mundo” atende à necessidade, cada vez mais urgente, de formação integral e o desenvolvimento de habilidades de vida dos estudantes, para um mundo mais conectado, globalizado e empático. No material são abordados temas relevantes como autoconhecimento, trabalho em equipe, habilidades de comunicação, protagonismo, consciência emocional, criatividade”, afirma a pedagoga.
Os benefíciosEm curto prazo, a abordagem espera combater e diminuir os casos de depressão em crianças, adolescentes e jovens, pela perspectiva de satisfação pessoal, estímulo ao pensamento criativo e ao desenvolvimento pleno. Neste retorno pós-pandemia da Covid-19, a prática também almeja encorajar os alunos a expressarem seus sentimentos, através de trabalhos coletivos ou em grupos de convivência. “Já existem dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que já mediram os resultados após implantação de projeto de desenvolvimento socioemocional e são citadas melhorias para o estudante no que tange ao engajamento social, aproveitamento, aprendizagem, relacionamentos, sucesso na carreira, bem-estar, felicidade e satisfação pessoal”, garante Claudete.
Saiba maisNa Educação Infantil, a coleção “Eu no mundo” busca o desenvolvimento das competências socioemocionais por meio de reflexões e vivências lúdicas, cheias de sentido para as crianças.Já no Ensino Fundamental (Anos Iniciais) é apresentada uma proposta que amplia o trabalho sobre autoconhecimento e convivência, ao mesmo tempo em que aprofunda temas como controle emocional, empatia, respeito e tolerância. As vivências e reflexões promovem o exercício e o desenvolvimento de qualidades fundamentais à vida, ou seja, as competências socioemocionais.Para o Ensino Fundamental (Anos Finais) são desenvolvidas propostas vivenciais e reflexivas, organizadas em torno de eixos: Educação para o Consumo; Desenvolvimento Socioemocional; e Consciência para o Mundo Digital.Por fim, no Ensino Médio, o “Projeto de Vida” do Bernoulli Sistema de Ensino é baseado em três eixos: Socioemocional, Arquitetura de Carreira e Mentalidade Empreendedora. O objetivo é estimular o estudante à autoria e a ser protagonista na construção e viabilização do seu futuro.
-
Processual do livro de Contos de fadas
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Etapas do método científico
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Máquinas em movimento
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Agrupando com peças de bijuterias
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Estudantes do Chile recebem cartas do São LuizTroca de correspondências entre as instituições faz parte do projeto “A Dehonfriend is in Everywhere”
27.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Colaboradores do Colégio São Luiz são presenteados com livroObra Pedagogia da Cordialidade, do padre João Carlos Almeida, foi entregue nesta terça-feira
26.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Posso ver o som?
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Enigmas da História: Desvendando casos
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Clube de Olimpíadas participa da Olimpíada do Saber
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Varal de letrinhas
25.03.2024 | 1 minutos de leitura
- Alunos iniciam as atividades dos Clubes de AprendizagemAtividade extracurricular contribui para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes.
18.03.2025 | 4 minutos de leitura
- Plus Time: período ampliado é diferencial do São LuizNo programa, os estudantes participam de diversas oficinas que contribuem para o seu desenvolvimento integral
14.03.2025 | 3 minutos de leitura
- Colégio São Luiz dá início à turma do 5º ano vespertinoNova turma é uma das novidades da instituição em 2025
14.03.2025 | 2 minutos de leitura
- Mais de 80 estudantes recebem certificação do TOEFLA Instituição ficou acima da média nacional em todos os quesitos avaliados na prova internacional
24.02.2025 | 5 minutos de leitura
- Intercambistas retornam da AlemanhaEles conheceram as cidades de Berlim, Freiburg e Handrup e também a casa onde viveu Padre Dehon, na Bélgica
19.02.2025 | 5 minutos de leitura
- Colégio São Luiz finaliza primeiro intercâmbio com a ItáliaEstudantes de Brusque tiveram a oportunidade de conhecer universidades nas cidades de Milão e Bérgamo durante o intercâmbio em Monza.
18.02.2025 | 5 minutos de leitura
- Professora da Kaiorra participa de reality show de dançaBeatriz de Vasconcelos foi uma das selecionadas para o Embaixadores Só Dança 2025
17.02.2025 | 2 minutos de leitura
- Reconhecimento facial moderniza acesso ao Colégio São LuizSistema proporciona mais segurança aos estudantes da instituição
14.02.2025 | 2 minutos de leitura
- Colégio São Luiz inicia 2025 com nova sala de Artes
11.02.2025 | 2 minutos de leitura
- Missa marca início das aulas do curso de FilosofiaCelebração, realizada na capela do convento Sagrado Coração de Jesus, foi presidida pelo superior provincial padre Sildo César da Costa
11.02.2025 | 3 minutos de leitura