Missa marca início das aulas do curso de Filosofia

Celebração, realizada na capela do convento Sagrado Coração de Jesus, foi presidida pelo superior provincial padre Sildo César da Costa

Institucional

11.02.2025 - 16:39:31 | 3 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Missa marca início das aulas do curso de Filosofia

Na manhã de segunda-feira, 10 fevereiro, iniciou-se o ano letivo da Faculdade São Luiz. O momento foi marcado pela celebração de uma missa no Convento Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo Superior Provincial, padre Sildo César da Costa, e concelebrada pelos padres Silvano João da Costa, Aléssio da Rosa, Thiago Araújo, Fernando Teckler, Lucas Scheid, Rodrigo Laufer e Ivan Lopes. 
“No meu ver, o curso de Filosofia deveria ser obrigatório na sociedade, pois ele leva os alunos a abrir sua mente para saber dialogar e observar o mundo ao seu redor. Ela é a capacidade de ver o todo e não somente as partes; e tem o poder da criticidade, isto é, de não acolher todas as coisas que chegam, mas de purificar, de filtrar. Então, ter o curso aqui em Brusque é uma riqueza imensa! A Filosofia também está vinculada à Igreja, na formação de seus sacerdotes. Ter esses estudantes conosco durante os três anos é projetar, através da nossa matriz curricular, essas capacidades, habilidades e competências que queremos que o filósofo tenha, para que ele possa estimular as pessoas a também refletirem e perceberem que, por meio do seu pensamento, é possível construir uma sociedade melhor”, pontuou o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa.
Ele enfatiza a importância da presença do Superior Provincial, padre Sildo, nesse início de ano letivo. “Ter o Superior da Congregação SCJ no Sul do Brasil conosco vem para legitimar, dar forças e dizer que estamos no caminho certo. Não obstante aos desafios que o Ensino Superior hoje passa, queremos com fé, com força e com garra, continuar”, completou. 
Durante a homilia, o Superior Provincial, padre Sildo César da Costa, destacou a importância da Filosofia na formação dos seminaristas e aconselhou os jovens estudantes a desfrutarem desse período e dos ensinamentos apresentados durante a formação. 
\"Estou muito feliz em presidir a celebração de abertura do curso de Filosofia, no ano de 2025. Afinal, essa etapa, conhecida como Discipulado, prepara os estudantes para um passo maior que farão em breve, a Teologia, e depois, a ordenação sacerdotal. Por isso a importância dos estudos filosóficos para auxiliar o futuro presbítero, que logo estará à frente de uma comunidade cheia de desafios\", afirmou padre Sildo.

Expectativas para o novo ano
O vice-diretor da Faculdade São Luiz e coordenador do curso de Filosofia, padre Aléssio da Rosa, comenta sobre o planejamento para 2025. 
“Nós buscamos unir o curso de Filosofia como tal, mas também com o andamento da Igreja. E o ano Jubilar da Esperança reflete para nós como um período de muitas expectativas. É tempo de agradecer, porque o número de estudantes aumentou devido ao trabalho vocacional desenvolvido nas paróquias das dioceses e da Congregação SCJ”, afirmou. 
Padre Aléssio, ainda explica o porquê de iniciar o ano com a santa missa. “Planejamos iniciar com a Eucaristia, porque dá um olhar e sentido para aquilo que procuramos fazer no presente e no futuro, pois a maioria dos acadêmicos são seminaristas, e eles estarão à frente de paróquias e comunidades. Então nada melhor do que a gente começar com a missa”, finalizou.

 
Outros de Notícias
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.