Missa marca envio de estudantes para intercâmbio esportivo

Grupo embarca no dia 16 de setembro e ficará três semanas no país norte-americano

Institucional

12.09.2024 - 08:24:28 | 6 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Missa marca envio de estudantes  para intercâmbio esportivo

Na última terça-feira, 10 de setembro, foi celebrada a missa de envio dos estudantes do Colégio São Luiz que participarão de um intercâmbio esportivo em Grenville-sur-la-Rouge, na província de Quebec, no Canadá, para uma experiência de três semanas no Séminaire du Sacré-Coeur, instituição de ensino da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
O grupo formado pelos alunos Gabriel Henrique Rosin; Guinter Comper; Henrique Tachini Merico, João Vitor Schaefer Dell Agnolo; Lucas Muller Coelho; Lucas Werner Wandrey e Rian Heil, acompanhados do professor Luiz Armando Gulini, o Luizão; e do padre Diego Martins, embarca no dia 16 de setembro. No país norte-americano os estudantes, que integram o time de basquete do Colégio São Luiz, vão viver em casas de famílias, frequentar as aulas e também treinar o esporte junto com a equipe da escola local.
A celebração, realizada na Capela Divino Espírito Santo, contou com a presença dos familiares e foi marcada por momentos de emoção. O grupo recebeu uma bênção especial do diretor, padre Silvano João da Costa; e também o cordão com a Cruz Dehoniana, símbolo da instituição. A missa marcou ainda a entrega oficial das passagens aos intercambistas.
“É com muita alegria que celebramos a missa de envio juntamente com as famílias e os alunos. É um momento onde pedimos a proteção de Deus e que essa experiência que o time de basquete, juntamente com o professor Luizão e o padre Diego, viverá nas próximas semanas, promova a unidade, o diálogo, o conhecimento e que proporcione vivências que os farão crescer como pessoas”, afirmou o diretor do Colégio, padre Silvano João da Costa. 

Preparativos e expectativa para a viagem
O professor Luiz Armando Gulini, o Luizão, técnico da equipe de basquete do Colégio São Luiz, conta que a preparação para o intercâmbio iniciou há meses e a expectativa é que o grupo aproveite ao máximo a oportunidade, aprendendo sobre a cultura e também sobre o esporte. 
“Estamos nos organizando com muita antecedência, com todo o suporte do diretor, padre Silvano; e também da coordenadora, a professora Mariane. Em relação a expectativa é ir com a mente aberta, vivenciando novas experiências nesse período em que estivermos lá. Acredito que a nossa maior função é estar presente na vida deles para auxiliar na formação física, cultural, intelectual e social”, falou o professor. 
A coordenadora do Programa Bilíngue, Mariane Werner Zen, explica que o grupo vem realizando atividades em conjunto, orientação com a psicóloga do colégio e organizando uma apresentação sobre o Brasil para mostrar aos estudantes canadenses. 
“Eles estão embarcando bem preparados, tiveram a orientação psicológica, atividades conjuntas e prepararam uma apresentação sobre nosso país visando quebrar alguns estereótipos, como que somos só futebol e carnaval. Uma das missões no Canadá será de ensinar aos alunos um esporte ou brincadeiras que nós praticamos no Colégio São Luiz e que seja diferente para eles, realizando essa troca cultural e de experiências. Os meninos são muito organizados, solícitos, interessados, comprometidos e estão entusiasmados, acredito que vão nos representar muito bem”, pontuou. 
Ela ainda lembra que o grupo realizou uma dinâmica como forma de preparação para o intercâmbio e que só será finalizada quando retornarem ao Brasil. “Eles registraram as expectativas em uma carta. Guardamos e selamos o envelope, para que possam abrir ao voltar e refletir sobre a realidade que estão prestes a viver”, finalizou Mariane. 

Misto de emoções
Para os pais, há uma mistura de emoções: alegria em proporcionar essa experiência e, ao mesmo tempo, administrar a saudade e lidar com a distância dos filhos.
“Esse é o primeiro intercâmbio do Lucas, ele havia feito outras viagens, mas sempre junto conosco. Quando surgiu a oportunidade nós o incentivamos a participar, ele é o mais novo do grupo e estava um pouco inseguro. Demos todo o apoio, porque acreditamos que é uma experiência enriquecedora”, afirmaram Patrícia Gevaerd Muller Coelho e Daniel Appel Coelho, pais de Lucas Muller Coelho. 
Da mesma forma falam Daniela Schaefer Dell Agnolo e Gian Carlo Dell Agnolo, pais do João Vitor. “É a primeira vez que ele vai viajar somente com a turma do colégio. Por enquanto a nossa ansiedade está adormecida, mas estamos felizes que ele está indo para uma experiência que vai contribuir para o amadurecimento”, comentaram. 
Pais de Lucas Werner Wandrey, Gisleine Werner e Marciano Wandrey, contam que esta é a segunda vez que o filho participa de um intercâmbio. “A expectativa está grande, não sabemos como vai ser a adaptação, mas acreditamos que ele vai se sair bem. Esperamos que volte mais responsável do que ele já é e vivencie a experiência da melhor forma possível”, contou Gisleine.  “Ele adora basquete e vai praticar o esporte em um país diferente, conhecendo novas culturas e novos desafios. Estamos muito ansiosos e contentes”, completou o pai. 
Quem também já participou de uma experiência semelhante foi Rian. A mãe, Ariane Imhof Heil afirma que é uma oportunidade inigualável. “A expectativa é que ele aproveite ao máximo e agradecemos ao Colégio São Luiz por oportunizar esses momentos, já que a educação não acontece somente dentro dos muros da instituição. Existe um mundo de oportunidades lá fora, com novas culturas, idiomas e costumes”, ressaltou. 
Emocionados, Letícia Fantini Rosin e André Rosin, compartilham o sentimento de alegria de oportunizar ao filho único, Gabriel, a experiência de conhecer uma nova realidade. “Por ser a primeira vez acredito que a ansiedade é maior. Sempre vai haver a preocupação por ele estar longe, mas a turma é ótima e sabemos que vai estar em boa companhia. Esperamos que aproveite e se divirta muito”, afirmou o casal. 
Recém chegado do intercâmbio para a Indonésia, Guinter Comper embarca em uma nova aventura. A mãe, Lilian de Souza Comper, afirma que está confiante. “Eu disse para ele vivenciar com intensidade, conhecer a cultura e desbravar o mundo, mas sempre com muito respeito pelo próximo”, contou. 
A mãe de Henrique, Andreza Tachini Merico, também estava emocionada. Ela conta que esta é a primeira vez que o filho viaja sozinho. “Que Deus abençoe muito a viagem e que ele aproveite da melhor forma esse período que irá ficar lá. Vamos sentir saudades, mas esperamos que ele volte com muito conhecimento, responsabilidade e com um novo olhar para a vida”, finalizou.

Outros de Notícias
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.