Missa especial encerra semana de homenagens aos pais
Celebração na igreja Matriz contou com a apresentação dos estudantes

A tradicional missa celebrada na igreja Matriz São Luís Gonzaga, na noite de quinta-feira, 10, encerrou um tempo de homenagens especiais. Durante toda essa semana que antecede o Dia dos Pais, os estudantes do Colégio São Luiz dedicaram um pouquinho de suas atividades escolares para demonstrar todo amor e carinho que sentem por seus pais.Já durante a celebração, estiveram presentes todos os estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Presidida pelo diretor, padre Silvano João da Costa, e concelebrada pelo secretário geral, padre Silvano Borba, a missa enalteceu a importância da presença do pai na vida e no desenvolvimento do seu filho. \"Como colégio confessional católico, um dos grandes pilares que temos é a família, o valor de ser e de ter uma família. Celebramos o Dia dos Pais durante a semana toda, prestando homenagens a esses homens que assumiram a vocação de ser pai, que disseram sim, mesmo diante dos desafios que a sociedade nos apresenta. Ser pai é ser presença na vida de seus filhos”, diz padre Silvano.Segundo ele, “a missa é o coroamento da nossa semana de homenagens, em que erguemos nosso olhar e nosso coração a Deus, pedindo para que proteja todos os pais e que os abençoe nessa difícil missão de educar um filho\", completa.
Vocação Durante a homilia, padre Silvano lembrou que a vocação de um pai não é colher, mas semear na vida dos filhos. \"Quando um pai assume sua vocação, se propõe a semear na vida do seu filho e ser presença para educá-lo. São sementes lançadas por conselhos, palavras e atitudes. Feliz o filho que, nas situações que enfrenta na vida, pode ter a lembrança de um pai que o aconselhava\".O padre também ressaltou os desafios que os pais enfrentam no dia a dia para educar e permanecer de forma constante na vida dos filhos, principalmente em um mundo cada vez mais tecnológico e imediatista. \"O desafio de ser pai hoje, assim como ontem, e também no futuro, é o desafio de ser presença em um mundo cheio de tecnologia e onde tudo tem que ser agora. Cada vez mais os pais são chamados a sair de suas rotinas para compromissos que são colocados diariamente e fazem com que essa presença se torne um desafio cada vez maior\".
O valor de ser paiPai da Ana Alice e do Mateus, o soldador Jaison de Souza, participou da celebração e destacou a importância de viver esse momento especial ao lado da família. \"É o segundo ano que eu participo da homenagem. Nós participamos da missa diária, sou Ministro da Eucaristia e eles servem como coroinhas. É muito importante esse momento da família unida em oração, ainda mais para celebrar o Dia dos Pais\".O advogado Alexandre Olinger esteve envolvido com a Liturgia da celebração, ao lado do filho, Lucas. \"Foi muito especial. Minha esposa já participa ativamente da Liturgia, e quando veio o convite ficamos contentes. Se tem uma coisa que sempre privilegiamos lá em casa é o tempo de qualidade com os filhos. Isso é importante, é ser presença, como o padre comentou\".O engenheiro civil, Leandro Comandolli, foi o leitor das Preces durante a missa. Ao lado da filha, Clara, ele destacou a importância do pai na vida de um filho. \"Dou glórias a Deus pela alegria de ser pai, por ter formado uma família. Para mim, a melhor coisa do mundo é ser pai. Tem muitas dificuldades, mas são mais alegrias e compensações. É uma dádiva acompanhá-los e cuidar deles\".O administrador, Charles Habitzreuter, também participou da Liturgia, ao lado dos filhos Arthur e Henrique. Para ele, o exemplo de um pai faz toda diferença na vida de um filho. \"Nada melhor do que estar na igreja e ser exemplo junto com Deus. É por aqui que traçamos o caminho, mostramos o certo e o errado. Educar um filho é um desafio cada vez maior, a gente planta o fruto, mas o caminho são eles quem escolhem. Como pai, temos que dar direcionamento. Não adianta jogar para a sociedade e para a escola educarem, a responsabilidade é toda nossa. Temos que ser referência na vida deles\".Ao fim da celebração, os alunos foram chamados até o presbitério para, juntos, cantarem uma música em homenagem aos pais. O coro ecoou pela igreja e encheu de ternura o coração dos papais e das demais pessoas que participaram desta missa especial.
-
Processual do livro de Contos de fadas
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Etapas do método científico
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Máquinas em movimento
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Agrupando com peças de bijuterias
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Estudantes do Chile recebem cartas do São LuizTroca de correspondências entre as instituições faz parte do projeto “A Dehonfriend is in Everywhere”
27.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Colaboradores do Colégio São Luiz são presenteados com livroObra Pedagogia da Cordialidade, do padre João Carlos Almeida, foi entregue nesta terça-feira
26.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Posso ver o som?
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Enigmas da História: Desvendando casos
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Clube de Olimpíadas participa da Olimpíada do Saber
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Varal de letrinhas
25.03.2024 | 1 minutos de leitura
- Receita colorida: Espetinho de frutas
14.03.2025 | 2 minutos de leitura
- Visitando a Biblioteca
14.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Conhecendo o laboratório de Ciências
06.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Localize o objeto
06.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Conheça as novas profissionais do Ensino Fundamental I
11.02.2025 | 4 minutos de leitura
- Conheça os novos profissionais do Ensino Fundamental IIEm 2025, o Ensino Fundamental II do Colégio São Luiz conta com novos professores e auxiliares de classe. Conheça o perfil dos profissionais:
11.02.2025 | 2 minutos de leitura
- Missa e certificação marcam despedida do Ensino FundamentalSolenidade foi realizada na noite de 11 de dezembro
13.12.2024 | 4 minutos de leitura
- Curiosidades sobre o Natal
10.12.2024 | 1 minutos de leitura
- Famílias celebram encerramento do 1º ano com o Livro da VidaProjeto do Colégio São Luiz tem o objetivo de fazer um resgate da história dos alunos.
06.12.2024 | 4 minutos de leitura
- Porta decorada com o verdadeiro sentido do Natal
04.12.2024 | 2 minutos de leitura