Missa de formatura

Ensino Médio

09.12.2021 - 11:41:50 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Missa de formatura

Na noite de ontem, 8 de dezembro, durante a solenidade de Imaculada Conceição, foi também celebrada a missa de formatura do Ensino Médio do Colégio São Luiz, na igreja Matriz São Luís Gonzaga. Presidida pelo diretor da instituição, padre Silvano João da Costa, o momento foi marcado por saudosismo e emoção. 
“Quero parabenizar estes jovens por colocarem a missa dentro da programação de formatura. Por mais que o colégio valorize este momento, a iniciativa partiu deles e de seus pais. Isso mostra que Deus é valor para esses estudantes. Trazer Deus para formatura é Colocá-lo no seu devido lugar, ou seja, acima de tudo. Uma colação de grau sem a presença de Deus não tem sentido, porque é Ele quem dá sentido à nossa vida”, destaca padre Silvano. 
O diretor ainda fez votos para que a experiência vivenciada dentro da celebração possa acompanhar esses jovens por toda a vida. “Que Deus possa conduzi-los com seu espírito de sabedoria e discernimento, para orientá-los em todas as escolhas feitas a partir de agora”, completa. 

Bagagem
Conhecido por suas homilias formadas por elementos que auxiliam na compreensão da mensagem, padre Silvano desta vez fez uso de um espelho e de uma mala. “O espelho lembra o reflexo. Hoje somos convidados a refletir sobre a nossa vida, diante de um Deus que nos ama e que não nos abandona. Mesmo diante do pecado, em seu projeto de amor, quis precisar de alguém para conceber seu filho. O Deus do impossível, mesmo diante de nossa fragilidade, não desiste de nos amar”, revela padre Silvano.
O sacerdote disse que o “sim” tão confiante de Maria diante dos planos de Deus, deve servir como inspiração à comunidade, para também dizer seu “sim” e colocar-se à serviço de Deus e dos irmãos.
Com a mala, padre Silvano fez referência à caminhada dos jovens, trilhada até a conclusão do Ensino Médio. Diante de uma fase que encerra e de outra que inicia, ele sugere fazer uma revisão de lembranças, valores e sentimentos que devem ser deixados ou merecem ser guardados para seguir em frente.
“Deixo um pedido: entre tantas escolhas, não tirem Deus da sua vida. E se a solenidade de hoje tem algo para nos ensinar é que a vida continua. Somos peregrinos e tudo passa, mas Deus segue conosco, até o fim dos tempos e, em Maria, nos trouxe a continuidade desta linda história da salvação”, enfatiza. 

Emoção
Antes da bênção final, os formandos foram convidados a assumir seu lugar no presbitério e a estender as mãos em preces por seus pais. Eles ainda receberam uma rosa para entregar aos familiares presentes.
Entre sorrisos carinhosos e abraços apertados, foi difícil conter a emoção, que está apenas começando. Nesta quinta-feira, 9 de dezembro, às 19h, no auditório da Paróquia São Luís Gonzaga ocorre a solenidade de formatura.
“É um momento especial, que ficará guardado na minha memória e dos meus pais. Fez muito sentido o que o padre falou, é exatamente o que estou vivendo”, comenta o formando João Vitor Bittencourt Venera, 18 anos. 
Pedro Henrique Colzani, 18, diz que neste momento não tem muitas certeza, mas a confiança em Deus o enche de coragem para buscar novos caminhos. “Fiquei pensando no que o padre disse sobre a mala e a bagagem, foi emocionante”, revela. 
Para Eduarda Reis Botelho, 17, participar da missa trouxe mais sentido à formatura. “É muito bom receber Jesus nesta etapa de conclusão. O que eu planejo é escolher coisas boas, com o apoio e incentivo dos meus pais”, afirma. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Médio
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.