Missa celebra 32 anos da capela Divino Espírito Santo

Momento também contou com descerramento de placa em homenagem a padre Léo, idealizador da capela

Institucional

13.05.2024 - 07:59:03 | 5 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Missa celebra 32 anos da capela Divino Espírito Santo

Foi celebrada na noite de quinta-feira, 9 de maio, a missa pelos 32 anos da Capela Divino Espírito Santo, do Colégio São Luiz.
Idealizada por padre Léo no início da década de 1990, enquanto ocupava o cargo de diretor da instituição, a capela se transformou em uma parte fundamental do colégio, abraçando diariamente alunos, funcionários e a comunidade para momentos de fé e reflexão.
\"Somos um colégio confessional católico e a capela é o centro do nosso mover, do nosso ser enquanto colégio. Foi inaugurada em 1992 por padre Léo e se tornou lugar de encontro e de oração. Um lugar que une o humano e o divino\", destaca o diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa.
Concelebrada pelos padres Lúcio Tardivo, Aléssio da Rosa e pelo diácono Ideraldo Paloschi, a missa reuniu ex-alunos e ex-professores do colégio, além de amigos de padre Léo que participavam das celebrações no local e filhos consagrados de Bethânia, comunidade criada por ele, em São João Batista, para acolher dependentes químicos e pessoas marginalizadas pela sociedade.
\"Este é um momento marcante e muito especial para nós que tivemos a oportunidade de conviver com o padre Léo. Ele dizia que a capela teria o formato de um abraço para que pudesse aconchegar todos aqueles que viessem aqui\", recorda o coordenador do Ensino Fundamental II, Fabrício Bado.
Para o vice-diretor do Colégio São Luiz, padre Aléssio da Rosa, a celebração significa recordar o passado com gratidão junto com tantas pessoas que de alguma forma participaram desta história.
O diácono Ideraldo Paloschi, diretor de patrimônio da Comunidade Bethânia, destaca a importância de o colégio manter o legado deixado por padre Léo. \"A capela é um lugar de muitas alegrias. Os jovens estavam sempre reunidos aqui. O grupo de oração Davi, que eu fazia parte, se reunia aqui. A capela era a nossa casa. Passamos muitos bons momentos nesse lugar, e é uma alegria poder retornar\", comentou.

Memórias da capela
Giseane Adami começou a frequentar a Capela Divino Espírito Santo quando ainda estava no início, por intermédio de padre Léo. Ela conta que na busca pelo tratamento de uma depressão pós-parto, procurou o então diretor do Colégio São Luiz para se aconselhar, e foi encaminhada por ele para a capela, para participar dos grupos de orações.
Acompanhada do marido, Márcio, começou a participar das missas realizadas na capela e foi criando uma grande amizade com padre Léo. \"Aqui nesta capela o padre Léo batizou meu filho mais novo e foi padrinho dele. A marca que ele deixou, a fé que cultivou. De certa forma, a história dele continua viva também aqui. Sempre que o padre Léo passa de alguma forma em nossas vidas, nos tornamos pessoas diferentes. Muita coisa bonita nasceu aqui, por isso, não poderia deixar de participar desse momento\".

União com Bethânia
Foi enquanto era diretor do Colégio São Luiz que padre Léo começou a idealizar a Comunidade Bethânia. Padre Silvano destaca que a missa desta quinta-feira foi a concretização de um sonho de comunhão entre as duas instituições. \"Bethânia surgiu aqui e fazer memória desses 32 anos, trazendo os filhos de Bethânia, os padres que lá atuam, é uma alegria muito grande. É importante estar sempre se atualizando, mas não esquecer do berço onde viemos, por isso, essa missa faz memória da nossa história enquanto colégio\".
Vice-moderador geral da Comunidade Bethânia e presidente do Instituto Padre Léo, responsável pelo processo de beatificação do sacerdote, padre Lúcio Tardivo, afirma que a celebração faz parte de um momento importante e significativo para todos da comunidade. \"Foi aqui que tudo começou, onde Bethânia tem suas raízes. Padre Léo deixou muito a sua marca no colégio, nos professores, nos alunos, então voltar a essa capela, pela qual ele tinha um carinho grande, é uma emoção, algo muito bonito\".
Enquanto diretor do Colégio São Luiz, padre Léo celebrou muitas missas na capela, às terças e quintas-feiras e também iniciou a tradição da missa com os jovens, que reunia um grande público no local.
Atualmente, as missas na Capela Divino Espírito Santo são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, às 18h30. O espaço é aberto todos os dias de manhã e recebe alunos e funcionários para orações diárias. \"A capela permanecer aberta todos os dias, é o nosso querer que as pessoas tenham contato sempre maior com Deus\", ressalta padre Silvano.
Ele afirma que a ideia é estreitar cada vez mais os laços com a Comunidade Bethânia, com a realização de uma missa mensal na capela para resgatar tanto o carisma de Bethânia quanto o carisma enquanto Congregação Dehoniana e colégio católico.
Após a missa, foi descerrada a placa em homenagem a padre Léo, como forma de gratidão ao idealizador da capela.

 
Outros de Notícias
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.