Instituto Sagrado Corazón - Chile

Conheça as educacionais dehonianas na América do Sul

Institucional

20.09.2023 - 08:22:55 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Instituto Sagrado Corazón - Chile

O Instituto Sagrado Corazón, do Chile, esteve representado no 1º Encontro das Escolas Dehonianas da América do Sul pelo reitor, Julio Urzúa, pela diretora de formação, Jimena Mason Leoni, e pelo coordenador pastoral, Felipe Ricardo Pérez Lastra.
O colégio, que completa 70 anos de história em 2024, está localizado na zona sul de Santiago, capital do Chile, na comuna de San Bernardo. A instituição atende cerca de 1 mil estudantes, de 4 a 17 anos.
De acordo com o reitor do colégio, o carisma dehoniano está presente na forma de acolhida. “É a capacidade de compreender o outro e aceitá-lo, entender e acompanhar seu processo. Isso é muito importante como comunidade. Desde quando o estudante ingressa no colégio, até quando vai embora, o carisma é muito presente pela acolhida e confiança. Buscamos dar resposta às inquietudes e promover um processo educativo respeitoso. Trabalhamos ativamente para sempre ser assim”.
Além disso, a diretora de formação, Jimena Mason Leoni, afirma que o colégio é uma instituição muito tradicional e prestigiada dentro da comuna, onde se vive um ambiente bastante familiar. 
“A relação entre professores e alunos é cordial e afetuosa. Fazemos muitas atividades de ordem pastoral e religiosa, além de termos uma participação grande da família, com atividades em conjunto entre pais e filhos”, diz.
O coordenador pastoral, Felipe Ricardo Pérez Lastra, destaca que ao longo dos anos, o colégio criou uma tradição familiar, formando alunos de várias gerações. “O estudante do nosso colégio é muito valorizado, e a tradição vai passando de geração em geração. Avô, pai, filho e primos estudaram aqui”.
Ele ainda ressalta o estímulo à participação das crianças e jovens em várias atividades. “Há muita vida em nível esportivo, acadêmico e cultural. O colégio constantemente motiva os alunos a participarem de uma gama de possibilidades, não apenas na área acadêmica. Buscamos formar pessoas capazes, mas também com princípios e valores cristãos”.

Realidades semelhantes
Para a diretora de formação, participar do 1º Encontro das Escolas Dehonianas da América do Sul foi a oportunidade de conhecer outras realidades e entender como as demais instituições vivem a pedagogia dehoniana em seu dia a dia. “Há muita disposição dos participantes de aproximar as instituições e ampliar essa grande rede de colégios para construir algo em comum”.
Da mesma forma pensa o coordenador pastoral do Instituto Sagrado Corazón. “Nos sentirmos parte de uma rede maior é importante, porque entendemos que as problemáticas e os sonhos são similares. Dentro de cada realidade, podemos trabalhar em conjunto com os outros e ter projetos em comum”.
O reitor Julio afirma que o encontro foi importante para conhecer a forma de trabalho das demais instituições dehonianas. “Como são, onde estão, o que fazem... Sobretudo isso: o que fazem e como fazem. As problemáticas são comuns e pudemos enriquecer o diálogo e conhecer os resultados”.

Aproximação
O reitor do Instituto Sagrado Corazón destaca o interesse de estreitar ainda mais os laços com as demais instituições. “Temos um programa de intercâmbio há bastante tempo com alguns países da Europa e com os Estados Unidos. Queremos muito fazer o intercâmbio com as escolas dehonianas e incentivar esse trânsito de ideias”.

 
Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.