Instituto Meninos de São Judas Tadeu

Conheça as educacionais dehonianas da América do Sul

Institucional

18.09.2023 - 14:55:47 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Instituto Meninos de São Judas Tadeu


O Instituto Meninos de São Judas Tadeu (IMSJT), obra educacional e assistencial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), esteve representado no 1º Encontro de Escolas Dehonianas da América do Sul pelo seu diretor geral, padre Cristiano Francisco de Assis, que há quase quatro anos conduz a organização.  Também participaram do encontro o frater Gabriel Carvalho Teodoro, a diretora pedagógica do CEI Santa Catarina, Diana Cândida de Moraes Freitas e a Jornalista Renata Cristina Câmera Araújo. 
Localizado em São Paulo, o IMSJT celebrará, em 15 de novembro, 77 anos de fundação. Como obra assistencial, mantém três unidades (dois abrigos e um Centro para Crianças e Adolescentes). Como educacional, congrega nove Centros de Educação Infantil (para crianças de zero a cinco anos e 11 meses). E, como instituição religiosa, mantém uma capela e um cronograma de missas em todas as unidades, com o objetivo de proporcionar uma experiência de Deus, através da celebração Eucarística e da partilha da Palavra. 
“Nos abrigos, conhecidos hoje como Serviço Assistencial Institucional para Crianças e Adolescentes – SAICA, somos responsáveis por crianças e adolescentes que aguardam uma possível adoção, caso a família não tenha condição de criar e educar, devido há vários fatores de vulnerabilidade familiar. São 15 abrigados em cada casa. Quando chegam bebês ou crianças mais novas, de fato, a adoção acontece. Mas, depois de uma certa idade, elas acabam ficando conosco, até completarem 17 anos e 11 meses”, explica o diretor geral, padre Cristiano.
Segundo ele, o CCA - Centro para Crianças e Adolescentes recebe 180 crianças e adolescentes de sete a quatorze anos de idade em cada turno, com aulas de reforço, música, canto, informática, atividades esportivas, entre outras. Por fim, na Educação Infantil, são cerca de quase duas mil crianças nas suas 9 unidades de atendimento. 

Amor e reparação
O IMSJT é uma obra profícua para se viver intensamente o carisma dehoniano, com ênfase no amor e na reparação. “De fato, o IMSJT dá a possibilidade de vida para aquelas pessoas que foram negligenciadas. São crianças vítimas de maus tratos, em situação de vulnerabilidade pessoal e social. É ali que está muito evidente o nosso trabalho, no cuidado e no amparo dessas crianças. Hoje, elas têm lar, alimento, educação e cuidado. São crianças amparadas pelo Coração de Jesus”, detalha. 
O frater Gabriel enfatiza essa importância do trabalho realizado pelo Instituto. “Recebemos crianças e adolescentes que, muitas vezes, passaram por situações traumáticas, ou mesmo situações de rua. Ali temos que fazer o jovem se encontrar, crescer, ser protagonista de sua história. Já os CEIs, muitas vezes, atendem algumas crianças que não têm o que comer dentro de casa. Ajudamos não só a transformar a vida presente daquelas crianças, mas contribuímos para o futuro melhor também”.

Momentos de partilha
Padre Cristiano enfatiza a importância de se trabalhar a pedagogia dehoniana em todas as unidades da Congregação SCJ. “Um padre dehoniano é chamado a viver a “Cordialidade”, o “Sint Unum”, quero dizer: deve viver numa mesma comunhão, no conhecimento e na prática do carisma dehoniano em nossas obras”, reforça. 
Segundo ele, já existem parcerias firmadas entre o IMSJT e a Faculdade Dehoniana de Taubaté-SP, através de cursos de pós-graduação e de extensão. Recentemente, foi estabelecido uma aproximação com a ESIC Internacional, para realização de projetos de cursos no espaço educacional do IMSJT. E, do Colégio São Luiz, o Instituto recebeu, no último mês, a visita da “Maleta Viajante”. “Penso que esse encontro nos permitirá alargar essa proximidade. Desejo que possamos caminhar de mãos dadas, vivendo e anunciando esse carisma, a partir de cada unidade escolar”, pontua. 
A diretora pedagógica do CEI Santa Catarina, que é uma das unidades do IMSJT, Diana Cândida de Moraes Freitas, também enaltece esse momento de integração entre as educacionais. “Seguimos o carisma que padre Dehon nos deixou e ver como isso é aplicado nas diferentes partes do continente é muito importante. Cada um tem sua realidade, porém, quando falamos sobre o Coração de Jesus, falamos a mesma língua”.

 
Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.