História do Colégio São Luiz é tema do Festival de Valores

Interpretando músicas que marcaram as décadas, desde a fundação da instituição, os pequenos da Educação Infantil encantaram a plateia formada por pais, familiares e amigos
O Colégio São Luiz promoveu nas noites de quarta-feira (6) e quinta-feira (7), mais uma edição do Festival de Valores. Realizado no auditório da Paróquia São Luís Gonzaga, o evento já é tradicional no calendário escolar e, este ano, trouxe como tema os 120 anos da instituição. Por meio de danças e encenações, os alunos da Educação Infantil se apresentaram para uma plateia formada por pais, familiares e amigos. “Encerrar o ano letivo com o Festival de Valores, como o nome já diz, é trabalhar as virtudes que o colégio tem como missão: levar para os nossos alunos não só o conhecimento para o intelecto mas, sim, uma formação integral, como orienta nosso fundador, Padre Dehon. Realizar esse festival é celebrar estes valores e, juntamente com os pais, encerrar mais um ano”, comenta o diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa.
Relembrando a história Nesta edição, o Festival propôs ao público uma viagem no tempo, conforme explica a coordenadora da Educação Infantil, Sandra Cristini da Silva Ristow. Segundo ela, o espetáculo foi pensado para contar a história da instituição, que se mistura com a do município. \"O cenário é uma cozinha, e em cada década sempre passa uma família por ela, trazendo costumes rotineiros e ligando o colégio com o que está acontecendo na sociedade. Buscamos inserir elementos como comércios locais famosos que hoje não existem mais, lugares que os alunos frequentavam, como o Cinema Real, e também ex-professores e diretores do colégio. Claro, tudo isto fazendo uma ligação com as músicas que as crianças apresentaram\", ressalta Sandra. Através de sucessos musicais de cada época, as crianças abrilhantaram ainda mais a retrospectiva do colégio e encantaram o público, formado por pais, familiares e muitos egressos do São Luiz. \"Acreditamos que o espetáculo resgatou memórias de muitos pais e familiares que foram alunos da instituição, porque relembramos muitas pessoas que fizeram parte dessa história, como as Irmãs da Divina Providência, que iniciaram esse trabalho e por aqui ficaram por mais de 90 anos. Também muitos professores que já passaram pelo colégio, enfim, foi uma emocionante viagem na história\", expressa.
Emoção dos paisEntre os pais que prestigiaram o espetáculo, estava Luiza Vieira, que é mãe da Donatella, Vicente e Vitória, das turmas do maternal, nível B e D, respectivamente. Ela conta que todos estavam ansiosos para a apresentação, pois os pequenos queriam fazer uma surpresa sobre as coreografias e músicas. “É emocionante ver eles no palco, pois se dedicaram muito nos ensaios, mas em casa não mostraram nada para nós. Nem qual música seria eles contaram. Hoje se arrumaram cedo, estavam ansiosos, pediram para eu sentar bem na frente e registrar tudo”, fala Luiza.Quem também estava na primeira fileira era Suellen Raizer e a filha, Lívia Maria Raizer Pruner, prestigiando a caçula, Laís Maria Raizer Pruner, do nível D. A mãe diz que, como ex-aluna do São Luiz, é ainda mais emocionante ver as filhas vivendo as mesmas experiências no colégio. “Estudei no São Luiz, me formei na turma de 1999. Ter minhas filhas estudando aqui e acompanhar o desenvolvimento delas é uma sensação ímpar, porque eu posso vê-las experimentando tudo que eu vivi. A Laís está no nível D e essa é a última apresentação dela no Festival de Valores, então tem uma emoção a mais, estou com o coração transbordando de alegria”, fala Suellen. Ela ainda conta que a pequena Laís estava ansiosa para se apresentar. “Ela ensaiou muito, em casa era toda hora, no banho embaixo do chuveiro, na sala, enfim, estava ensaiando para fazer tudo certinho quando subisse no palco”, enfatiza.
-
Processual do livro de Contos de fadas
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Etapas do método científico
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Máquinas em movimento
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Agrupando com peças de bijuterias
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Estudantes do Chile recebem cartas do São LuizTroca de correspondências entre as instituições faz parte do projeto “A Dehonfriend is in Everywhere”
27.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Colaboradores do Colégio São Luiz são presenteados com livroObra Pedagogia da Cordialidade, do padre João Carlos Almeida, foi entregue nesta terça-feira
26.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Posso ver o som?
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Enigmas da História: Desvendando casos
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Clube de Olimpíadas participa da Olimpíada do Saber
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Varal de letrinhas
25.03.2024 | 1 minutos de leitura
- Dinâmica de grupo
01.04.2025 | 1 minutos de leitura
- Contornando as letras
28.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Passa Lata
26.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Aprendendo a contar até 30
20.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Telefone sem fio
14.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Conheça as novas profissionais da Educação Infantil
14.02.2025 | 4 minutos de leitura
- Dia Cultural do Maternal
09.12.2024 | 1 minutos de leitura
- Dia Cultural do Nível B
11.11.2024 | 3 minutos de leitura
- Maternal 4 participa do Projeto "Era uma Vez"
06.11.2024 | 1 minutos de leitura
- Alunos têm semana especial do Dia das CriançasTurmas do Ensino Fundamental I participaram de oficinas e ganharam um intervalo com brincadeiras e lanche especial.
15.10.2024 | 2 minutos de leitura