Fraternidade e amizade social

Encíclica de Papa Francisco é apresentada por padre Adilson José Colombi em evento na Faculdade São Luiz

Ensino Superior

17.06.2021 - 14:32:55 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Fraternidade e amizade social

Padre Adilson José Colombi ministrou a palestra “Fratelli Tutti, sob um olhar antropológico e pastoral”, em mais uma edição do projeto “Terceira Quarta com Filosofia”, realizado pelo Colégio e Faculdade São Luiz, na noite desta quarta-feira, 16 de junho. Por conta da pandemia da Covid-19, o evento foi online, mas seguiu a característica de ser gratuito e aberto ao público.
Em quase duas horas de transmissão, padre Adilson transcorreu sobre os benefícios e desafios para se atingir a fraternidade e amizade social, conforme Encíclica escrita pelo Papa Francisco e divulgada em outubro de 2020. 
“É um convite ao resgate dos ideais de São Francisco de Assis, na construção de relações sociais mais humanas, justas, fraternas e solidárias em todas as instituições, começando pela família, até a nossa grande sociedade humana”, descreve padre Adilson. 
Segundo ele, a fraternidade também se estende ao cuidado com a terra, a casa comum, tema considerado precioso para o papa, e a escrita deste documento ocorreu em plena pandemia, refletindo ainda mais esse sentimento de pertença e de “ser necessitado” do cuidado e da presença do outro. “Ninguém se salva sozinho...,”, destaca.
De acordo com padre Adilson, a Covid-19 chega em um momento histórico e expõe ainda mais fragilidade das relações sociais, através da desigualdade, indiferença com o pobre e com a situação do migrante, das guerras e do confronto entre as pessoas nas redes sociais. 

Ação
“Por isso mesmo, o papa considera este tempo oportuno para a reflexão, avaliação e ação conjunta. É um testemunho de convergência de vontades entre pessoas e nações que buscam a paz e a justiça, sem tocar nas suas adversidades”, ressalta padre Adilson. 
Desta forma, a Encíclica do papa, apresentada por padre Adilson, sugere um modo de renovação das relações sociais, com gestos mais efetivos de fraternidade e amizade. “Não são puras emoções, sentimentos ou ideias, por mais nobres que sejam. Trata-se de um fato que implica em saída e ação, como consciência e vivência de que somos irmãos uns dos outros. Ninguém é meu adversário, inimigo ou invasor na minha vida”, acrescenta.
Padre Adilson enfatiza a construção de um grande “nós”, que supera a distinção do “nós e os outros”. “Os outros”, na cultura atual, são os excluídos, os marginalizados, aqueles que estão afastados no “nós”. E enquanto a união humana plena não é alcançada, o “nós” segue seu propósito incompleto, dilacerado, ferido e desfigurado. “A pandemia nos colocou no mesmo barco. Devemos lutar para romper os muros que nos separam em busca de um “nós” do tamanho da humanidade inteira”, enfatiza. 

Comunhão universal
Durante sua explanação, padre Adilson citou a realidade da Paróquia São Luís Gonzaga, que sempre acolhe pessoas que vieram de outras cidades e Estados. “É um verdadeiro enriquecimento. São pessoas que chegam para somar. Devemos fazer crescer nossa consciência de que, ou nos salvamos todos, ou ninguém se salva”, pontua.
Na oportunidade ainda foi citada a caridade política, que se reveste de amor social e se abre ao diálogo pelo bem da comunidade que representa. Padre Adilson, no entanto, adverte que só é possível viver assim quando se carregam de ternura as relações: o amor que se torna próximo e concreto. 
“O diálogo é o caminho mais adequado para reconhecer o que deve ser afirmado, respeitado ultrapassado”, orienta. 



Outros de Imprensa
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.