Formatura do Terceirão

Ensino Médio

10.12.2021 - 16:39:21 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Formatura do Terceirão

O Colégio São Luiz realizou, na noite desta quinta-feira, 9 de dezembro, no auditório da Paróquia São Luís Gonzaga, a solenidade de formatura do Ensino Médio. Ao todo, 53 estudantes receberam o diploma de conclusão, em uma cerimônia marcada pela alegria e emoção.
“Palavras comunicam parte do que sentimos, pois a inteireza do que se passa em nossa alma é indizível. Digo isso porque o que vou dizer será a parte dizível de uma gratidão indizível”. Foi assim, cheio de inspiração, que o diretor do colégio, padre Silvano João da Costa, iniciou seu discurso, direcionado aos pais, professores e, principalmente, aos formandos.
Padre Silvano lembrou que a conquista celebrada não é meramente cognitiva. Para ele, o aprendizado recebido durante o período da Educação Básica deve envolver o estudante por inteiro e conduzir seu caráter, traduzido em atitudes ao longo da vida. 
Aos pais, o diretor agradeceu pela parceria e confiança, além de lembrar que o mérito desta formatura também é deles, pelo envolvimento, incentivo e apoio aos filhos durante toda a vida escolar. Aos professores, padre Silvano fez referência não apenas aos que estavam presentes, mas a todos que passaram pela vida desses 53 estudantes e contribuíram nesta formação integral. Por último, e mais importante, o diretor agradeceu a Deus, que não escuta apenas as palavras proferidas, mas o íntimo de cada pessoa. “Senhor, ilumina com o teu espírito cada jovem formado, que as escolhas que fizerem sejam guiadas pelo teu amor. Jesus, caminhe com os nossos formados, dê a eles a certeza da tua presença, ajude-os a enfrentar os próximos desafios. E a exemplo dos discípulos de Emaús, te peço: fica com eles, Senhor!”, rezou padre Silvano. 
Ainda durante o discurso, o diretor escolheu uma música como oração, que embalou a solenidade: “Se o bem e o mal existem, você pode escolher. É preciso saber viver!”.

Caderno da vida
O professor regente, Marcelo Noldin, foi escolhido como paraninfo da turma. Em seu discurso, ele comparou a caminhada dos formados como um livro que, agora, encerra um capítulo, pronto para viver e registrar novas histórias. 
“No meu caderno vocês tem páginas multicoloridas, datadas desde 2017, quando nos conhecemos. A página de hoje eu diria ser a mais especial, pois com muita honra e alegria recebi este convite de ser paraninfo da turma. Além dessa, vivemos muitas outras histórias. Algumas delas já tem início na educação infantil, quando a maior decisão da vida era saber qual carrinho ou boneca levar no Dia do Brinquedo. Depois veio o Ensino Fundamental, quando meninos e meninas se juntam por afinidades e iniciam os trabalhos escolares. Mais tarde veio o Ensino Médio, as festinhas e os amores. Quem nunca se apaixonou por aquela amizade dos trabalhos escolares?”, disse o paraninfo.
Ele também agradeceu aos pais pela confiança no trabalho e parceria nas atividades da escola. Aos formados, pediu para reconhecer e demonstrar gratidão por todo o tempo em que tiveram seus pais e familiares ao lado.
“Depois da noite de hoje vocês iniciam mais uma página no caderno da vida. Confiem e sejam confiáveis. Respeitem e sejam respeitáveis, pois vocês são tão grandes quanto o sonho que nutrem”, enalteceu.

Oradores
Em nome da turma, fizeram uso da palavra os estudantes Manuela Cardoso Ferreira Klann e João Vitor Bittencourt Venera. No discurso, eles recordaram o ano cheio de desafios, dificuldades e provações, que os fizeram crescer e melhorar a cada dia. Também agradeceram aos professores, coordenação, direção e aos amigos que se fizeram presentes, tornando esse período muito especial. 
“Chegamos ao Terceirão após uma 2ª Série atípica e complicada, devido à pandemia da Covid-19. Mas, felizmente, conseguimos retornar às aulas presenciais. De início, fomos nos acostumando com o barulho, a bagunça e alguns desentendimentos. Conseguimos passar por cima de tudo e nos tornamos uma turma unida”, relatam.
Os formados citaram especificidades marcantes, e até engraçadas, de muitos professores. Também agradeceram aos pais, os definindo como luz e refúgio, onde encontraram conforto e segurança. “Agradecemos a Deus pelo dom da vida e pela oportunidade de vivê-la, por ter ficado ao nosso lado e, em seu infinito, nos concedido a coragem para lutar e a perseverança para vencer”, pontuaram no discurso.
Nesta solenidade, os professores escolhidos como Amigo de Turma foram Jéssica Leme Cano, Juliano Bruzamolim Sicuro e Paulo Roberto Bastos Ribeiro. Já os melhores alunos, que alcançaram a maior média durante o ano foram Katrine Kohler Dalbosco (9,99), Laura Peixer Nicolau (9,96) e Laura Ruzinsky Schmidt (9,94). 


 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Médio
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.