As turmas dos 1ºs anos do Colégio São Luiz viveram momentos de muita emoção na quarta-feira, 4 de dezembro, com a entrega do Livro da Vida. O projeto, realizado em parceria entre a escola e as famílias, tem o objetivo de fazer um resgate da história dos alunos, desde o nascimento até a fase atual.
Uma das professoras responsáveis pelo projeto, Ivana Pühler explica que o Livro da Vida foi escrito ao longo do ano. Uma parte os alunos fizeram junto com as famílias, relembrando momentos importantes da vida até aqui. Outra parte foi realizada pelos estudantes em sala de aula, registrando como foi viver o 1º ano do ensino fundamental.
\"Registramos tudo o que aconteceu ao longo do ano, o que eles mais gostaram, as atividades realizadas e também um pouquinho da identidade de cada um. Para nós, é um resumo do ano inteiro, onde junto com as famílias fazemos o encerramento do ano, com muita união e vibrando pelas conquistas de cada aluno\".
Coordenadora do Ensino Fundamental, Kátia Fantini Coelho destaca a importância do envolvimento das famílias desde o início da trajetória escolar dos filhos. \"Estamos fechando o ano da melhor forma. A escola quer tanto a participação da família na vida escolar do filho e encerrar o projeto do primeiro ano com o Livro da Vida é muito especial, porque cada vez mais temos a certeza e mostramos para as famílias o quanto elas são importantes no colégio, além de contar toda a história da criança até aqui. É um registro de emoções\", comenta.
Resgate de memórias
O diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa, ressalta que o 1º ano é uma etapa importante da vida das crianças, que aprendem a ler e a escrever, e também dos pais, que podem acompanhar o crescimento dos filhos. \"Por isso, nesse evoluir dessas crianças, é importante o Livro da Vida como resgate de memórias. Para os pais, que podem perceber o quanto o filho cresceu e fazer memória desse crescimento, e para a criança que pode olhar como foi o processo desde o nascimento e o quanto foi amada, desejada e esperada\".
Mãe do Bernardo, Gabriele Benvenuti acompanhou emocionada a apresentação do filho. \"Só gratidão ao colégio, aos professores. Foi um momento especial e muito emocionante, passa um filme na cabeça de todas as etapas que vivemos juntos até aqui. Sou muito grata ao colégio por contribuir para o crescimento do Bernardo\".
Quem também se emocionou bastante durante a apresentação foi Francine Wisbeck Benvenuti, mãe da pequena Dora Maria. \"Foi um momento de muita emoção, de celebrar o milagre que ela é na nossa vida. Fico muito feliz em saber que a minha filha está crescendo em um colégio que preza pela família, pelo amor e pelo crescimento do aluno como um todo\".