Faculdade São Luiz forma turma de bacharéis em Filosofia

Solenidade de colação de grau contou com a presença de familiares e amigos dos formandos.

Ensino Superior

17.12.2024 - 09:33:36 | 5 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Faculdade São Luiz forma turma de bacharéis em Filosofia

A manhã de sábado, 14 de dezembro, foi marcada pela formatura da 18ª turma de Filosofia da Faculdade São Luiz, que leva o nome do Venerável padre Aloísio Boeing SCJ. A cerimônia, realizada no auditório da Paróquia São Luís Gonzaga, reuniu familiares e amigos dos agora bacharéis em Filosofia, e contou com a presença do arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönk. 
O diretor da Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa, destaca que o momento da celebração da formatura é sempre um marco especial para a instituição e para os concluintes. 
“Temos o curso de Filosofia há 92 anos aqui na Faculdade São Luiz e cada turma que cola grau é a concretização do presente da sua história. Então é com uma alegria imensa que damos continuidade a essa trajetória tão linda com a nova turma que está se formando. Mas, para além do cumprimento de um legado, é também o valor da Filosofia, ver estes jovens escolherem um curso que busca a reflexão, a criticidade, o pensamento que olha para muito além do texto e que sabe dialogar com a sociedade, é o que nos faz muito feliz”, afirmou o diretor.  
Padre Silvano enfatiza que para a sociedade atual a Filosofia tem uma enorme importância. “Nos últimos três anos, os 12 alunos que se formam tiveram em suas aulas o poder de refletir e perceber o mundo não apenas naquilo que se apresenta, mas também no que pode ser questionado. E cada questionamento respondido é uma nova pergunta que surge e precisamos disso na nossa sociedade, que vive cada vez mais na superficialidade e é facilmente influenciada pela ideia do outro. Então, ter indivíduos que reflitam e tenham protagonismo no pensamento é muito importante”, ressaltou. 
O vice-diretor da Faculdade São Luiz e coordenador do curso de Filosofia, padre Aléssio da Rosa, também comenta a alegria em formar mais uma turma de bacharéis. “Celebrar a conclusão de um curso é sempre um momento de felicidade para a instituição, mas também reflete o esforço dos professores, coordenadores e de cada estudante para concluir esta etapa. Além disso, percebemos a alegria da família por eles. Então, é um dia de celebrar a vida de estudos, de dedicação e de render graças a Deus por essa etapa que finalizamos hoje. Para nós é um momento muito gratificante”, pontuou. 
Presidindo a missa de ação de graças pela formatura, o egresso do curso, Dom Wilson Tadeu Jönck, enaltece a alegria em celebrar junto aos formandos este dia especial. “Estar aqui em lugar onde passei como estudante e, posteriormente, como professor é uma grande alegria e a Filosofia me agrada muito. Além disso, o curso dentro da preparação para o sacerdócio tem uma importância enorme, não só para a vida deles, mas para a Igreja inteira, por isso hoje eles estão dando um grande passo em sua formação e que merece ser celebrado”, destacou o arcebispo. 

Legado e aprendizados
O professor José Francisco dos Santos, escolhido para ser o paraninfo da turma, conta que se sente honrado e deixa uma mensagem aos formandos. “É uma honra enorme ser escolhido pelos acadêmicos, hoje bacharéis em Filosofia, para ser o paraninfo. É uma grande responsabilidade deixar a última mensagem aos alunos enquanto professor e essa turma para mim é muito especial, pois eu os acompanho desde seu primeiro dia na instituição e hoje coroamos essa caminhada tão bonita e cheia de aprendizados”, afirmou. 
Da mesma forma destaca o professor Paulo Becher Júnior, escolhido como amigo de turma. “É um momento com muito significado, tanto em nível institucional como pessoal. Institucional porque é o encerramento de uma trajetória de três anos de estudos e pessoalmente, porque como professor os acompanhei neste período e vê-los chegar aqui hoje me enche de orgulho e alegria”, falou. 
Vencedor do prêmio Mérito Estudantil, o formando Renan Rengel da Silva, compartilha a felicidade em concluir o curso e receber esta honra. “É uma alegria receber este prêmio. Depois de tanto esforço e estudos é bom ser retribuído e reconhecido. Sei que não fui só eu que ganhei este mérito, mas sim toda a família, comunidade, especialmente a Igreja de Joinville. Eles compartilham deste momento comigo”, afirmou Silva. 
O orador da turma, Bruno da Silva Teixeira, em seu discurso lembrou da trajetória do grupo, que no início vivenciava incertezas e medo, mas que conseguiu superar e agora vibra com a formatura. 
“Aqui podemos expressar nossa gratidão a todas as vivências compartilhadas. Durante o curso experimentamos diversas outras realidades que não foram fortes o suficiente para nos fazer cair no desânimo. Nosso companheirismo e compromisso com aquilo que a Igreja nos pedia, estudar Filosofia, se manifestou como prioridade. Hoje podemos dizer, conseguimos, estamos nos formando”, finalizou.

 
Outros de Notícias
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.