Faculdade Dehoniana

Conheça as educacionais dehonianas da América do Sul

Institucional

18.09.2023 - 14:53:23 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Faculdade Dehoniana

A Faculdade Dehoniana, de Taubaté (SP), que integra a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, também foi uma das instituições participantes do 1º Encontro de Escolas Dehonianas da América do Sul. 
Padre Marcelo Batalioto, diretor-geral, e Maria Carolina Brandão, vice-diretora acadêmica e secretária-geral, representaram a instituição durante os três dias de evento, em Brusque.
Bastante tradicional em Taubaté, a Faculdade Dehoniana completa 100 anos em 2024, oferecendo cursos de graduação em Teologia e Filosofia e, também, pós-graduação e extensão nestas mesmas áreas, além de Gestão e Educação.
O diretor-geral, padre Marcelo Batalioto, destaca o encontro como o início de uma aproximação ainda mais forte entre as educacionais dehonianas, e o compartilhamento de experiências entre as instituições. “Temos obras educacionais em diversos países, mas estão muito vinculadas à sua realidade regional. Quando se promove um encontro dessa natureza, temos condições de perceber que em culturas diferentes, locais diferentes, com estratégias diferentes, encontramos trabalhos que apresentam semelhança e desafios. Essa troca de experiências pode nos ajudar a aprimorar o que já fazemos e a perceber soluções para alguns problemas”, diz.
O padre ainda ressalta a importância de criar uma identidade para as instituições dehonianas, a exemplo do que já acontece com outras congregações religiosas que atuam na área da educação. “Ainda não conseguimos formar uma identidade que saia do horizonte regional e possa ser conhecida no Brasil e no mundo. Por exemplo, ver o símbolo do Colégio São Luiz e identificar como uma instituição dehoniana. Isso é algo que temos que construir e penso que esse grande encontro é o primeiro passo”.
O mesmo pensamento foi compartilhado pela vice-diretora acadêmica, Maria Carolina Brandão. “Vejo o encontro como um ponto de partida para criar vínculos. Pelo corporativismo será mais fácil desenvolver projetos em comum e fazer acontecer a pedagogia dehoniana nas instituições”.

Dimensão da cordialidade
O diretor-geral afirma que, na Faculdade Dehoniana, o carisma do fundador, Padre João Leão Dehon, está inserido em duas perspectivas. A primeira, na forma de governo, que é de co-participação. “Os dehonianos são conhecidos por trabalhar de uma forma mais orgânica e não hierárquica, e a nossa gestão é feita dentro dessa perspectiva”.
Outro aspecto, segundo o padre, se visualiza pela dimensão da cordialidade. “Temos a racionalidade de que precisamos tocar o ser humano nos seus afetos, nos seus sentimentos. Na nossa instituição, não olhamos só a dimensão intelectual, mas criamos uma perspectiva de cordialidade, onde se faz crescer o conhecimento em meio ao amor e à reparação”. 

Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.