Ex-aluno da Faculdade São Luiz destaca formação na carreira

Cleverson José Catore da Silva é professor da rede estadual de ensino do Paraná, há 18 anos

Institucional

22.08.2024 - 17:05:52 | 3 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Ex-aluno da Faculdade São Luiz destaca formação na carreira

Professor do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino do Paraná há 18 anos, Cleverson José Catore da Silva, 48 anos, é egresso do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz. 
Formado no ano 2000, ele mora na cidade de Cianorte (PR), e leciona Filosofia, História e Sociologia na rede estadual e em cursinhos pré-vestibular. Além disso, é técnico pedagógico no Núcleo Regional de Educação de Cianorte, órgão da Secretaria de Estado, acompanhando as escolas de tempo integral na implementação do modelo, em cinco cidades que fazem parte da jurisdição do núcleo regional.
Na época da graduação, era religioso dehoniano e, por isso, a Filosofia era parte integrante da formação à vida religiosa e ao sacerdócio. Entretanto, ele conta que a disciplina já chamava sua atenção desde o Ensino Médio. “Juntou-se a necessidade da formação, com o interesse pessoal pelos temas tratados na Filosofia”, lembra. 
O ex-aluno da Faculdade São Luiz ressalta que depois de quase 25 anos de após ter concluído a graduação, ainda lembra com carinho dos anos de formação filosófica. “Aprendi que a máxima socrática do ‘Só sei que nada sei’ é uma lição para sempre estarmos em busca do conhecimento. A Filosofia sempre pode nos ensinar a ‘aprender a viver’, como lembra Luc Ferry. Sou grato à formação que os dehonianos me ofereceram nestes anos passados na Faculdade São Luiz”, pontua.
Ele ressalta a formação com valores sólidos que recebeu durante a graduação, além de despertar seu interesse pela pesquisa e pelo estudo. “A ideia de que, aquele que ensina, como diria Guimarães Rosa, sempre aprende. Levo estes valores comigo e busco também transmiti-los aos estudantes que passam pela minha vida”, completa. 
Cleverson afirma que a formação adquirida nos anos de graduação em Filosofia, contribuíram muito para o seu desenvolvimento profissional. “Se hoje sou professor, devo certamente à formação nos anos da Filosofia. Claro que há necessidade de sempre aprimorar-se didática e pedagogicamente, o que busco, por influência da formação filosófica que recebi”.

Momentos marcantes
O egresso destaca que além da formação e o gosto pelo estudo filosófico, a formação humana por parte dos professores, que eram em sua maioria religiosos e padres dehonianos, foi o que mais marcou durante a trajetória na Faculdade São Luiz.
“Destaco também a amizade com os colegas que foram contemporâneos nos anos de Filosofia e de convivência no Convento, amizades sempre lembradas com carinho. Tivemos a graça de termos bons e grandes mestres, como os padres Adilson Colombi, Nivaldo Alves, Nestor Eckert, Márcio Bolda e Dom Wilson Jönck. Grandes professores e seres humanos que forjaram, na maioria de nós, o gosto pela Filosofia, pelos estudos em geral e pela humanidade”, acrescenta.

Outros de Notícias
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.