Estudantes participam da Grande BioBusca do Hemisfério Sul

No último dia 20 de setembro, das 8h às 11h30, os estudantes do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz, nas disciplinas de Filosofia da Cultura e Filosofia da Natureza, tiveram a oportunidade de participar da Grande BioBusca do Hemisfério Sul 2024. Este evento global de ciência cidadã, organizado pela plataforma iNaturalist, contou com a colaboração de participantes de diversas partes do mundo para registrar e catalogar espécies de vida silvestre, como animais, plantas, insetos e fungos. A ação, realizada no Parque Leopoldo Moritz, em Brusque, teve como objetivo a documentação fotográfica da biodiversidade local.
Os registros feitos pelos estudantes durante o evento foram enviados para a plataforma iNaturalist, e a fase de observação foi concluída no dia 23 de setembro, às 23h59. Agora, até o dia 7 de outubro, especialistas em botânica, zoologia e outras áreas da biologia irão classificar e identificar os registros, categorizando-os em gêneros e espécies. Para os alunos da Faculdade São Luiz, essa foi uma oportunidade valiosa de conectar diferentes saberes, reforçando a compreensão de que o avanço do conhecimento depende da integração entre diversas áreas em prol do desenvolvimento humano.
Liu Idárraga Orozco, coordenadora regional da Grande BioBusca 2024 e professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), destacou a relevância do evento: “O objetivo da BioBusca é promover a ciência cidadã e incentivar observações da vida natural. Essas contribuições nos ajudam a compreender melhor a vida no planeta, monitorar o aumento ou diminuição de espécies e planejar ações de preservação”.
Padre Aléssio da Rosa, coordenador do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz, ressaltou o valor filosófico dessa atividade: “Para nós, estudantes de Filosofia, essa observação da vida natural nos conecta com uma tradição que remonta aos pré-socráticos naturalistas e aprimora nossa capacidade de observar a diversidade do mundo. Isso reforça a importância de entender a relação entre natureza e cultura, além de aplicar concretamente categorias filosóficas como gênero, espécie e indivíduo”.
O professor Eduardo Dalabeneta, coordenador da atividade na instituição, complementou: “A relação entre educação ambiental, reflexão filosófica e atividade religiosa é profunda. Na Idade Média, Santo Alberto Magno, mentor de Tomás de Aquino, é um exemplo disso, com seus estudos de zoologia e botânica que o tornaram Padroeiro das Ciências Naturais. No Brasil, o Dr. Pe. Raulino Reitz, professor em Azambuja, é outro grande exemplo, sendo um dos mais renomados botânicos do país e fundador do Herbário Barbosa Rodrigues”.
A participação dos estudantes da Faculdade São Luiz na Grande BioBusca do Hemisfério Sul 2024 reforça a importância de iniciativas que promovem a integração entre ciência, filosofia e preservação ambiental, formando uma nova geração de pensadores atentos às necessidades do planeta.
-
Dinâmica de grupo
01.04.2025 | 1 minutos de leitura
-
Contornando as letras
28.03.2025 | 1 minutos de leitura
-
Passa Lata
26.03.2025 | 1 minutos de leitura
-
Produção de Mind Maps sobre vida fora da Terra
25.03.2025 | 1 minutos de leitura
-
Campanha da Fraternidade dá início à TQF em 2025Tradicional evento da Faculdade São Luiz recebeu o padre Mariano Weizenmann
20.03.2025 | 4 minutos de leitura
-
Aprendendo a contar até 30
20.03.2025 | 1 minutos de leitura
-
Alunos iniciam as atividades dos Clubes de AprendizagemAtividade extracurricular contribui para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes.
18.03.2025 | 4 minutos de leitura
-
Campanha da Fraternidade será tema da Terceira QuartaPadre Mariano Weinzenmann é quem conduzirá as discussões sobre o tema no evento da Faculdade São Luiz
14.03.2025 | 2 minutos de leitura
-
Receita colorida: Espetinho de frutas
14.03.2025 | 2 minutos de leitura
-
Visitando a Biblioteca
14.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Campanha da Fraternidade dá início à TQF em 2025Tradicional evento da Faculdade São Luiz recebeu o padre Mariano Weizenmann
20.03.2025 | 4 minutos de leitura
- Campanha da Fraternidade será tema da Terceira QuartaPadre Mariano Weinzenmann é quem conduzirá as discussões sobre o tema no evento da Faculdade São Luiz
14.03.2025 | 2 minutos de leitura
- CPA da Faculdade São Luiz realiza devolutiva do ano de 2024Comissão de Avaliação Permanente (CPA) da Faculdade São Luiz realiza devolutiva do ano de 2024 com o corpo docente, discente e técnico administra...
06.03.2025 | 2 minutos de leitura
- Encontro promove união entre seminaristas de BrusqueMais de 60 estudantes de Filosofia da Faculdade São Luiz participaram das atividades de integração entre as casas de formação do município
05.03.2025 | 4 minutos de leitura
- E-book sobre Edith Stein é lançado pela Faculdade São Luiz
18.12.2024 | 2 minutos de leitura
- Faculdade São Luiz forma turma de bacharéis em FilosofiaSolenidade de colação de grau contou com a presença de familiares e amigos dos formandos.
17.12.2024 | 5 minutos de leitura
- Livro de Filosofia para crianças
09.12.2024 | 2 minutos de leitura
- Faculdade São Luiz realiza Avaliação institucional 2024
28.11.2024 | 1 minutos de leitura
- Alunos de Filosofia visitam Museu Arquidiocesano Dom JoaquimPor Aureliano Guedes Filho, Bruno da Silva Teixeira e Vitor Hugo Schmitz
12.11.2024 | 3 minutos de leitura
- De estudante de Filosofia a Secretário da Educação do RSCloves José Hettwer Kuhn concluiu a graduação em Filosofia em 1999
01.11.2024 | 3 minutos de leitura