Estudantes participam da Grande BioBusca do Hemisfério Sul

Ensino Superior

25.09.2024 - 10:06:24 | 2 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Estudantes participam da Grande BioBusca do Hemisfério Sul

No último dia 20 de setembro, das 8h às 11h30, os estudantes do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz, nas disciplinas de Filosofia da Cultura e Filosofia da Natureza, tiveram a oportunidade de participar da Grande BioBusca do Hemisfério Sul 2024. Este evento global de ciência cidadã, organizado pela plataforma iNaturalist, contou com a colaboração de participantes de diversas partes do mundo para registrar e catalogar espécies de vida silvestre, como animais, plantas, insetos e fungos. A ação, realizada no Parque Leopoldo Moritz, em Brusque, teve como objetivo a documentação fotográfica da biodiversidade local.


Os registros feitos pelos estudantes durante o evento foram enviados para a plataforma iNaturalist, e a fase de observação foi concluída no dia 23 de setembro, às 23h59. Agora, até o dia 7 de outubro, especialistas em botânica, zoologia e outras áreas da biologia irão classificar e identificar os registros, categorizando-os em gêneros e espécies. Para os alunos da Faculdade São Luiz, essa foi uma oportunidade valiosa de conectar diferentes saberes, reforçando a compreensão de que o avanço do conhecimento depende da integração entre diversas áreas em prol do desenvolvimento humano.


Liu Idárraga Orozco, coordenadora regional da Grande BioBusca 2024 e professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), destacou a relevância do evento: “O objetivo da BioBusca é promover a ciência cidadã e incentivar observações da vida natural. Essas contribuições nos ajudam a compreender melhor a vida no planeta, monitorar o aumento ou diminuição de espécies e planejar ações de preservação”.


Padre Aléssio da Rosa, coordenador do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz, ressaltou o valor filosófico dessa atividade: “Para nós, estudantes de Filosofia, essa observação da vida natural nos conecta com uma tradição que remonta aos pré-socráticos naturalistas e aprimora nossa capacidade de observar a diversidade do mundo. Isso reforça a importância de entender a relação entre natureza e cultura, além de aplicar concretamente categorias filosóficas como gênero, espécie e indivíduo”.


O professor Eduardo Dalabeneta, coordenador da atividade na instituição, complementou: “A relação entre educação ambiental, reflexão filosófica e atividade religiosa é profunda. Na Idade Média, Santo Alberto Magno, mentor de Tomás de Aquino, é um exemplo disso, com seus estudos de zoologia e botânica que o tornaram Padroeiro das Ciências Naturais. No Brasil, o Dr. Pe. Raulino Reitz, professor em Azambuja, é outro grande exemplo, sendo um dos mais renomados botânicos do país e fundador do Herbário Barbosa Rodrigues”.


A participação dos estudantes da Faculdade São Luiz na Grande BioBusca do Hemisfério Sul 2024 reforça a importância de iniciativas que promovem a integração entre ciência, filosofia e preservação ambiental, formando uma nova geração de pensadores atentos às necessidades do planeta.


Outros de Notícias
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.