Estudantes do São Luiz participam de Simulação da ONU
Evento, que convida as principais instituições de ensino do país, foi realizado no Colégio Militar de Curitiba

Pelo segundo ano consecutivo o Colégio São Luiz participa da Simulação das Nações Unidas do Colégio Militar de Curitiba. O evento reúne estudantes das principais instituições educacionais do Brasil para discutir temas atuais em simulações de comitês da ONU. Líderes do Grupo de Debate Competitivo do colégio, as alunas Julia Heil Belli, da 3ª série do Ensino Médio, Isabella Cris Nicolau e Betina Mosimann Busnardo, da 2ª série, representaram a instituição no evento. Segundo Julia, os participantes são divididos em comitês, que existem dentro da ONU, e cada um representa uma delegação. Dentro desses grupos é apresentada uma questão que precisa ser resolvida. “O problema do nosso comitê foi sobre a COVID-19 e o futuro da vacinação. Nós, como delegação, tínhamos que, respeitando a política do país, resolver questões de patente, distribuição, preço e entre outras. Nós discutimos com outro grupo, até chegar em um consenso do que era melhor para todos os países”, explica Julia. Isabella complementa que durante o evento ninguém defende seus interesses pessoais: tudo que é debatido tem base no posicionamento do país representado, que é previamente designado para cada aluno. “Nós não defendemos opiniões individuais. Tudo precisa estar fundamentado em pesquisas. Uma semana antes do evento recebemos o tema e, então, começamos a consulta em áreas da política, economia, história, geografia e IDH”, pontua Isabella. Participando da simulação pela primeira vez, Betina comenta dos desafios de se envolver em um evento deste porte. “Nosso maior desafio foi conseguir o maior índice de satisfação para todos os países e não somente para o país que estávamos representando. Por exemplo, uns três ou quatro países faziam um documento de trabalho juntos, porque possuem políticas parecidas. Toda a mesa tinha que aprovar aquele ofício. Ou seja, precisava ser algo bom para o coletivo, para que todos topassem seguir para a próxima etapa”, conta.
PremiaçãoAo final do evento, dentro de cada comitê, há três premiações individuais: Melhor Delegado, Menção Honrosa e Menções Oratórias. A estudante Júlia recebeu o prêmio de Menção Honrosa por seu desempenho representando a Nova Zelândia. “A primeira conquista foi que nosso comitê conseguiu aprovar as ideias propostas. Tivemos êxito na nossa missão. Individualmente, como Nova Zelândia, conquistei uma Menção Honrosa. Foi nossa primeira participação e já alcançar esse prêmio para o colégio foi muito importante”, comemora Julia. Além disso, a aluna foi convidada, juntamente com outro membro do Comitê, para participar da coletiva de imprensa que acontece após cada sessão de debate, com o intuito de explicar o que foi discutido naquele dia. Por fim, Julia e Isabella foram citadas, como as delegações que representam, nas notícias da Agência de Comunicação.
ExperiênciaAs estudantes contam que a participação no evento foi uma oportunidade única e que proporcionou experiências importantes para a vida. Outro benefício foi o contato com outros alunos de diversas partes do Brasil. “Foi um dos melhores finais de semana da minha vida, porque além de eu ter adquirido muitos conhecimentos sobre o meu país e o nosso tema, como existiam vários comitês com outras pautas, acabamos fazendo amizade e trocando ideias. Realmente foi uma experiência muito legal”, avalia Julia. Já Betina destaca que conviver com pessoas que tinham os mesmos objetivos foi de grande valor e que ela levará esses aprendizados para a vida. Na mesma linha Isabella pontua que a bagagem que trazem do evento é enorme. “Tanto na maneira de falar, no vocabulário e na questão de utilizar as palavras, que é o que o debate sugere para nós”. A coordenadora do Ensino Médio, Cintia Cardoso, enaltece a importância de proporcionar aos alunos experiências como a simulação da ONU. “Nós fomos lá para aprender e aprendemos muito, voltamos com a bagagem recheada de novos conhecimentos e de experiências empolgantes sobre tudo. É um clima muito legal, porque proporciona imersão. Lá eles discutem política internacional como gente grande. É um clima de muito aprendizado e, como instituição, é muito gratificante poder proporcionar essas oportunidades”, finaliza.
-
Processual do livro de Contos de fadas
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Etapas do método científico
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Máquinas em movimento
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Agrupando com peças de bijuterias
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Estudantes do Chile recebem cartas do São LuizTroca de correspondências entre as instituições faz parte do projeto “A Dehonfriend is in Everywhere”
27.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Colaboradores do Colégio São Luiz são presenteados com livroObra Pedagogia da Cordialidade, do padre João Carlos Almeida, foi entregue nesta terça-feira
26.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Posso ver o som?
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Enigmas da História: Desvendando casos
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Clube de Olimpíadas participa da Olimpíada do Saber
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Varal de letrinhas
25.03.2024 | 1 minutos de leitura
- Produção de Mind Maps sobre vida fora da Terra
25.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Estudantes do Terceirão visitam a PUC PR
28.02.2025 | 1 minutos de leitura
- Conheça os novos professores do Ensino Médio
14.02.2025 | 1 minutos de leitura
- Fim de um ciclo: Terceirão São Luiz celebra formaturaSolenidade de certificação foi realizada na terça-feira, 27 de novembro
29.11.2024 | 5 minutos de leitura
- Alunos participam da XI Olimpíada de Filosofia
29.10.2024 | 1 minutos de leitura
- Emoção marca despedida dos alunos do terceirãoPais relembram a trajetória escolar dos filhos que estão se preparando para iniciar uma nova fase da vida
16.10.2024 | 3 minutos de leitura
- Praticando a Resiliência
01.10.2024 | 1 minutos de leitura
- Bento Bondinho: estratégia para explorar ética utilitarista
26.09.2024 | 1 minutos de leitura
- Itinerário Química Mais
04.09.2024 | 1 minutos de leitura
- Construindo Estruturas Moleculares
04.09.2024 | 1 minutos de leitura