Estudantes do São Luiz participam de Simulação da ONU

Evento, que convida as principais instituições de ensino do país, foi realizado no Colégio Militar de Curitiba

Ensino Médio

08.05.2023 - 21:41:12 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Estudantes do São Luiz participam de Simulação da ONU

Pelo segundo ano consecutivo o Colégio São Luiz participa da Simulação das Nações Unidas do Colégio Militar de Curitiba. O evento reúne estudantes das principais instituições educacionais do Brasil para discutir temas atuais em simulações de comitês da ONU. 
Líderes do Grupo de Debate Competitivo do colégio, as alunas Julia Heil Belli, da 3ª série do Ensino Médio, Isabella Cris Nicolau e Betina Mosimann Busnardo, da 2ª série, representaram a instituição no evento. Segundo Julia, os participantes são divididos em comitês, que existem dentro da ONU, e cada um representa uma delegação. Dentro desses grupos é apresentada uma questão que precisa ser resolvida. 
“O problema do nosso comitê foi sobre a COVID-19 e o futuro da vacinação. Nós, como delegação, tínhamos que, respeitando a política do país, resolver questões de patente, distribuição, preço e entre outras. Nós discutimos com outro grupo, até chegar em um consenso do que era melhor para todos os países”, explica Julia. 
Isabella complementa que durante o evento ninguém defende seus interesses pessoais: tudo que é debatido tem base no posicionamento do país representado, que é previamente designado para cada aluno. 
“Nós não defendemos opiniões individuais. Tudo precisa estar fundamentado em pesquisas. Uma semana antes do evento recebemos o tema e, então, começamos a consulta em áreas da política, economia, história, geografia e IDH”, pontua Isabella. 
Participando da simulação pela primeira vez, Betina comenta dos desafios de se envolver em um evento deste porte. “Nosso maior desafio foi conseguir o maior índice de satisfação para todos os países e não somente para o país que estávamos representando. Por exemplo, uns três ou quatro países faziam um documento de trabalho juntos, porque possuem políticas parecidas. Toda a mesa tinha que aprovar aquele ofício. Ou seja, precisava ser algo bom para o coletivo, para que todos topassem seguir para a próxima etapa”, conta. 


Premiação
Ao final do evento, dentro de cada comitê, há três premiações individuais: Melhor Delegado, Menção Honrosa e Menções Oratórias. A estudante Júlia recebeu o prêmio de Menção Honrosa por seu desempenho representando a Nova Zelândia. 
“A primeira conquista foi que nosso comitê conseguiu aprovar as ideias propostas. Tivemos êxito na nossa missão. Individualmente, como Nova Zelândia, conquistei uma Menção Honrosa. Foi nossa primeira participação e já alcançar esse prêmio para o colégio foi muito importante”, comemora Julia. 
Além disso, a aluna foi convidada, juntamente com outro membro do Comitê, para participar da coletiva de imprensa que acontece após cada sessão de debate, com o intuito de explicar o que foi discutido naquele dia. Por fim, Julia e Isabella foram citadas, como as delegações que representam, nas notícias da Agência de Comunicação. 

Experiência
As estudantes contam que a participação no evento foi uma oportunidade única e que proporcionou experiências importantes para a vida. Outro benefício foi o contato com outros alunos de diversas partes do Brasil. 
“Foi um dos melhores finais de semana da minha vida, porque além de eu ter adquirido muitos conhecimentos sobre o meu país e o nosso tema, como existiam vários comitês com outras pautas, acabamos fazendo amizade e trocando ideias. Realmente foi uma experiência muito legal”, avalia Julia. 
Já Betina destaca que conviver com pessoas que tinham os mesmos objetivos foi de grande valor e que ela levará esses aprendizados para a vida. Na mesma linha Isabella pontua que a bagagem que trazem do evento é enorme. “Tanto na maneira de falar, no vocabulário e na questão de utilizar as palavras, que é o que o debate sugere para nós”. 
A coordenadora do Ensino Médio, Cintia Cardoso, enaltece a importância de proporcionar aos alunos experiências como a simulação da ONU. “Nós fomos lá para aprender e aprendemos muito, voltamos com a bagagem recheada de novos conhecimentos e de experiências empolgantes sobre tudo. É um clima muito legal, porque proporciona imersão. Lá eles discutem política internacional como gente grande. É um clima de muito aprendizado e, como instituição, é muito gratificante poder proporcionar essas oportunidades”, finaliza.  



 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Médio
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.