Estudantes do Canadá vivem experiências em Brusque

Colégio São Luiz recebeu os adolescentes para dar sequência ao intercâmbio esportivo com o Séminaire du Sacré-Coeur

Institucional

13.11.2024 - 16:41:58 | 6 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Estudantes do Canadá vivem experiências em Brusque

De 24 de outubro a 8 de novembro, o Colégio São Luiz recebeu um grupo de estudantes do Séminaire du Sacré-Coeur, da cidade de Grenville-sur-la-Rouge, na província de Quebec, no Canadá. 
Os oito alunos vieram para Brusque acompanhados pelo técnico da equipe de basquete, Oleksandr Lavynets, e pelo diretor da instituição, Christian Massie Lavergne, para dar sequência ao intercâmbio esportivo entre as duas escolas, que teve a primeira etapa realizada em setembro, com a ida dos estudantes de Brusque para o Canadá.
Esta foi a segunda vez que o intercâmbio aconteceu entre as duas escolas Dehonianas. “Em 2023, alunas atletas de vôlei fizeram o mesmo processo e, agora, em 2024, as equipes de basquete. Da mesma forma já estamos com planos para 2025 para a continuidade desta troca enriquecedora”, comenta a coordenadora do Programa Bilíngue, Mariane Werner Zen.
O diretor da escola canadense afirma que o objetivo da instituição era proporcionar aos estudantes uma experiência cultural baseada no esporte e na escola. “Queríamos que nossos alunos tivessem a oportunidade de viver um dia comum de escola em outro país, ver o que é estudar no Brasil, em Santa Catarina, em Brusque. Pensamos que reunir adolescentes no propósito do esporte poderia ser uma boa ideia e deu muito certo. Eles puderam ver de perto o que é ser um jovem estudante no Brasil em 2024”.
Lavergne destaca que a experiência vivida em Brusque contribuiu para seu crescimento pessoal e profissional. “A educação é uma paixão para mim. Gosto de visitar outras escolas para ver como elas funcionam, como os professores ensinam, como a escola é organizada. Foi uma experiência profissional muito boa andar pela escola, conversar com os alunos, com os professores. Foi um grande enriquecimento para mim”.

Experiência aprovada
Para os alunos, a experiência de passar duas semanas no Brasil foi positiva e diferente de tudo que já viveram. Clément Rousseau, 15 anos; Jeremy Turgeon, 17 anos; Liam Gercet, 16 anos; Lou Maxime Massie, 16 anos; Michael Massie, 15 anos; Denys Lavynets, 13 anos; Simon Blanchet, 15 anos e William Guillemette, 15 anos, ficaram encantados com as paisagens de Brusque e região, a estrutura do Colégio São Luiz, o acolhimento, e também com a comida brasileira.
“Eu gostei de tudo. O Brasil superou minhas expectativas. Não esperava ver tanta natureza aqui”, destaca Denys.
Durante as duas semanas de intercâmbio, além das atividades escolares e esportivas, os canadenses conheceram a região. Visitaram Balneário Camboriú, o Parque Beto Carrero, em Penha, e também o Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá. Os adolescentes tiveram ainda a oportunidade de assistir a um jogo do Brusque no estádio Augusto Bauer e tomar banho de cachoeira, em Guabiruba.
“A experiência foi completamente diferente do que eu imaginava. Fiquei surpreendido pela natureza, as montanhas em volta da cidade, e também pelo jeito das pessoas. Aqui todos se tratam como irmãos, como se todos se conhecessem de alguma forma. Isso é muito diferente do Canadá”, observa Liam.
Lou Maxine gostou tanto da experiência que planeja voltar ao Brasil para estudar. “Eu não vi fotos daqui antes porque queria me surpreender e realmente me surpreendi. Gostei muito da escola, principalmente do horário. Aqui a aula começa às 7h e termina ao meio dia e no Canadá começa às 9h e termina às 16h. Aqui os alunos têm mais tempo para aproveitar o dia fora da escola, achei muito bom”.
William também aprovou a experiência. Ele conta que não criou expectativas sobre a viagem para não se frustrar e acabou vivendo momentos incríveis em Brusque. “Poder viver isso foi muito legal. Acho que nada pode ser melhor que essa experiência. Eu não fiquei em um hotel, eu estava com pessoas comuns, vivendo uma vida normal no Brasil. É uma vida de sonho. Você acorda, tem sol, paisagens lindas, não é frio lá fora”.
Michael se encantou pela gastronomia brasileira. “Foi tudo muito além do que eu imaginei. A comida é muito melhor do que pensei. Antes de vir, eu vi algumas fotos de comidas e agora tive a oportunidade de provar e foi incrível. Vou levar algumas receitas para tentar fazer ou pedir para minha mãe fazer no Canadá”, diz.
Para Clément, o intercâmbio serviu para quebrar muitos estereótipos sobre o Brasil. Ele destaca ainda que a forma com que foi tratado pelas pessoas ficará em sua lembrança. “Todos demonstraram estar sempre muito felizes em me ver. É algo que eu vou guardar no coração. Fiz amizades, todos foram sempre muito amigáveis comigo. É algo que vou lembrar por muitos anos e, provavelmente, contar para meus filhos. Espero que no ano que vem, outros jovens da minha escola tenham essa oportunidade”.
Jeremy afirma que gostou de conhecer a cultura e também a gastronomia brasileira. “Tive momentos muito bons aqui. Talvez foram as duas semanas que eu mais gostei da minha vida. Realmente gostei da culinária local. Tem que estar preparado para comer muito”, brinca.
Já Simon se surpreendeu com as praias e a natureza da região de Brusque. “Gostei de tudo que fizemos envolvendo a natureza. Foi muito bom viajar e aprender mais sobre a cultura do Brasil”.
O técnico da equipe, Oleksandr Lavynets, também aprovou a experiência que teve ao lado dos alunos. Além da vivência do basquete, ele teve a oportunidade de assistir a um jogo do Brusque Futebol Clube. “Assistir ao jogo de futebol em um estádio foi demais. Realmente é algo que você precisa fazer quando está no Brasil”, diz. Outro ponto que chamou atenção do treinador foram as pessoas. “Todos que conhecemos se monstraram muito gentis. Nos fizeram sentir confortáveis o tempo todo. Ficamos encantados com essa receptividade”, completa. 

Comunicação
Os intercambistas também ficaram muito surpresos com o nível do inglês dos estudantes do Colégio São Luiz. Os canadenses relatam que não tiveram dificuldades em se comunicar durante a estadia na instituição. “Os alunos do colégio falam inglês muito bem. Foi muito fácil conversar com todos. Nos recepcionaram muito bem e nos fizeram sentir bem-vindos”, destaca William. “Todos com quem conversei foram muito educados e falam inglês bem. Não senti dificuldade de comunicação”, completa Liam.

Outros de Notícias
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.