Estudantes alcançam o 4º lugar em torneio nacional de debate
Foi a primeira vez que o Colégio São Luiz esteve representado neste projeto da Universidade de São Paulo (USP)

Retórica, raciocínio lógico, poder de persuasão. Pela primeira vez, alunos do Colégio São Luiz participaram do torneio nacional de debates, organizado pela Universidade de São Paulo, entre os dias 3 e 6 de junho. Miguel Ribeiro Machado, Ana Alice Kohler, Vitória Schlindwein e Clarissa Dias Rodrigues Andrade são estudantes do 2º Ano do Ensino Médio e alcançaram o quarto lugar já nesta estreia na competição. Com apoio do professor de História, Guilherme Augusto Hilário Lopes, e da coordenadora pedagógica, Cíntia Cardoso, a experiência reforçou a importância do diálogo, da escuta e do respeito aos diferentes pontos de vista.Ao todo, 19 escolas brasileiras estiveram representadas no projeto, que somou 24 equipes. O Colégio São Luiz foi o que alcançou o melhor desempenho no sul do Brasil, chegando à semifinal da competição. “Haviam rodadas com temas já definidos e rodadas surpresas, cujos assunto era apresentado uma hora antes do debate. Além disso, a definição da equipe como defesa ou oposição ao tema era anunciada 10 minutos antes, o que nos exigia duas pesquisas diferentes”, conta Clarissa Dias Rodrigues Andrade, que ganhou um certificado como a quarta melhor debatedora do torneio. Por conta da pandemia da Covid-19, a competição aconteceu de forma virtual. Nem os membros da equipe estavam no mesmo ambiente: a pesquisa e a organização do conteúdo era feita através de vídeo chamada. “O raciocínio lógico era o mais valorizado. A gente refletia sobre as partes mais frágeis do argumento e utilizava algumas blindagens como estratégia”, lembra Ana Alice Kohler.Implementação do parlamentarismo, retirada de estátuas de líderes opressores, investimento no mercado interno ou externo, glorificar ou não pessoas de sucesso que abandonaram a educação formal e aprovar ou não Getúlio Vargas como presidente do Brasil foram alguns dos temas debatidos pelos estudantes. “A partir desta experiência percebi que a opinião é algo que merece ser construído, levando em consideração diferentes aspectos. É importante expandir nosso olhar”, comenta Vitória Schlindwein. Já Miguel Ribeiro Machado se impressionou como todo tema pode ser defendido ou criticado. “Tudo parece ter o lado positivo e negativo”, destaca.
EmoçãoO professor de História, Guilherme Augusto Hilário Lopes, diz que só conseguiu compreender bem a estrutura do jogo durante a realização do evento e que era visível a preparação das demais escolas, onde o debate já é uma prática tradicional. “Fiquei impressionado com o desempenho da nossa equipe, frente às demais escolas que já se classificaram em mundial de debates. Com certeza é uma área que vale à pena investir, pela experiência do conhecimento”, afirma o professor.A coordenadora pedagógica, Cíntia Cardoso, teve a oportunidade de acompanhar a transmissão ao vivo da semi final e vibrou com a atividade. “Que orgulho ver isso! Me emocionei com todas as dimensões do meu ser”, enaltece.
Saiba mais\"USP Schools\" é um torneio de debates para escolas, promovido pela USP Debate: a sociedade de debates competitivos formada por alunos da Universidade de São Paulo. O Torneio segue o modelo World Schools, uma forma dinâmica de debate combinando conceitos de temas prévios com temas surpresas, incentivando os debatedores a se concentrarem em questões específicas, em vez de debater teoria ou argumentos procedimentais.O debate competitivo é um espaço frutífero para aprender e praticar diversas habilidades cruciais, tanto na vida profissional como acadêmica. O debate competitivo é também um esporte, pois estimula a inteligência emocional e a éticaA participação ativa de estudantes em campeonatos demonstra o interesse do aluno na busca pelo conhecimento, e a sua disposição de se superar constantemente, alcançando novos patamares de si mesmo. Além disso, para a internacionalização, torna-se crucial também: geralmente, as universidades estrangeiras (principalmente as americanas) consideram a participação em atividades extracurriculares como uma das medidas mais importantes para a admissão do estudante. Nesse sentido, o debate competitivo é uma das atividades mais tradicionais e valorizadas para se avaliar o currículo do aluno.
-
Processual do livro de Contos de fadas
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Etapas do método científico
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Máquinas em movimento
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Agrupando com peças de bijuterias
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Estudantes do Chile recebem cartas do São LuizTroca de correspondências entre as instituições faz parte do projeto “A Dehonfriend is in Everywhere”
27.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Colaboradores do Colégio São Luiz são presenteados com livroObra Pedagogia da Cordialidade, do padre João Carlos Almeida, foi entregue nesta terça-feira
26.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Posso ver o som?
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Enigmas da História: Desvendando casos
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Clube de Olimpíadas participa da Olimpíada do Saber
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Varal de letrinhas
25.03.2024 | 1 minutos de leitura
- Produção de Mind Maps sobre vida fora da Terra
25.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Estudantes do Terceirão visitam a PUC PR
28.02.2025 | 1 minutos de leitura
- Conheça os novos professores do Ensino Médio
14.02.2025 | 1 minutos de leitura
- Fim de um ciclo: Terceirão São Luiz celebra formaturaSolenidade de certificação foi realizada na terça-feira, 27 de novembro
29.11.2024 | 5 minutos de leitura
- Alunos participam da XI Olimpíada de Filosofia
29.10.2024 | 1 minutos de leitura
- Emoção marca despedida dos alunos do terceirãoPais relembram a trajetória escolar dos filhos que estão se preparando para iniciar uma nova fase da vida
16.10.2024 | 3 minutos de leitura
- Praticando a Resiliência
01.10.2024 | 1 minutos de leitura
- Bento Bondinho: estratégia para explorar ética utilitarista
26.09.2024 | 1 minutos de leitura
- Itinerário Química Mais
04.09.2024 | 1 minutos de leitura
- Construindo Estruturas Moleculares
04.09.2024 | 1 minutos de leitura