Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima

Conheça as educacionais dehonianas da América do Sul

Institucional

18.09.2023 - 14:48:26 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima

Da região periférica de Paulista, cidade mais ao norte de Pernambuco, padre Renato Maia de Ataíde, diretor da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, esteve presente no 1º Encontro de Escolas Dehonianas da América do Sul. Responsável pela instituição desde 2009, ele conta como a intervenção da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) foi decisiva para a organização da localidade, no fim da década de 1970.
“Na época, houve um movimento do Governo do Estado para a ocupação da região norte, com a criação de diversos conjuntos habitacionais e a organização de um distrito industrial. Na cidade de Paulista não ocorreu um aumento, foi uma verdadeira explosão demográfica, sobretudo de jovens em busca de emprego”, conta o religioso. 
Segundo ele, diante deste contexto, o francês dehoniano, padre Geraldo Van Geel, idealizou a construção de uma escola, aos fundos da igreja Matriz. “Havia a necessidade de atender os filhos de operários. Então o padre fechou a rua e instalou a escola, utilizando as salas de catequese. A Congregação assumiu essa obra e, mais tarde, construiu um prédio”, comenta o diretor. 
Padre Renato cita o Salário Educação, um programa que previa incentivos fiscais às indústrias que concediam bolsas de estudo aos filhos dos operários. Neste sistema, a Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima chegou a ter cerca de mil alunos beneficiados. “Era um projeto social de alcance muito grande”, expressa. 
De acordo com o diretor, com o passar dos anos foram registradas tentativas de fraudes e o programa foi, gradualmente, encerrando. “Nossa Escola seguiu então com a filantropia, para fazer um bem à comunidade, mas não na mesma proporção. Temos mais de 400 alunos e oferecemos uma educação de qualidade. Na periferia da cidade, atendemos a população pobre, como era o desejo do nosso fundador”, detalha. 
Atualmente, a instituição acolhe filhos e netos de seus primeiros estudantes, gerando um vínculo afetivo muito forte. “Trabalhamos no limite, mas tenho consciência de que prestamos um bom serviço”, ressalta. 
Sobre a presença no encontro de educacionais dehonianas, o diretor não esconde o sonho de traçar projetos em comum. Para ele, algumas possibilidades são aulas virtuais entre as unidades, além de intercâmbios com as equipes esportivas.

Projetos sociais
O diretor financeiro da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, padre Dalmon Luiz Nogueira Lemos, também acompanhou o encontro em Brusque. Ele cita o quanto os projetos sociais promovidos pela instituição contribuem com a qualidade de vida das famílias e da própria comunidade. 
“O nosso fundador, Padre Dehon, os inspira a ajudar os mais necessitados. Precisamos nos inserir nessa realidade: na dimensão espiritual, naquilo que é a nossa oblação; e na dimensão social, naquilo que diz respeito à nossa missão, a reparação”.
Na avaliação de padre Dalmon, a instituição, que atende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, é de extrema importância para a comunidade. “Além de levar aquilo que é educacional e pedagógico, também nos comprometemos com o que é material, o que é uma necessidade. Um dos nossos principais projetos é a arrecadação de alimentos para as famílias necessitadas e ONGs. Outro projeto que estamos iniciando é o da horta, onde tudo que é colhido é colocado à disposição da comunidade”.
O diretor financeiro também destaca o projeto Mães Empreendedoras, possibilitando às mulheres a divulgação de seus pequenos negócios dentro da escola. 

Caminho em comum
Para padre Dalmon, a realização do 1º Encontro de Escolas Dehonianas da América do Sul, cria uma proposta de unidade entre as instituições. “A partir desse encontro, teremos um fio condutor para seguir. Cada escola tem sua particularidade, sua cultura, sua estrutura, sua forma de administrar. Mas podemos caminhar no mesmo rumo, já que somos escolas dehonianas e vivenciamos o mesmo carisma”.

 
Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.