Enigmas da História: Desvendando casos
25.03.2024 - 16:09:25 | 2 minutos de leitura
Uma aula de História diferente, em que os alunos se tornam detetives atrás de respostas e conclusões. Foi assim que o 6° ano deu início a um debate sobre fontes históricas, o trabalho do historiador e sua importância.
“O objetivo foi desenvolver a habilidade de identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas. Os estudantes conheceram as fontes que o historiador utiliza para registrar a história”, explicou a professora, Clair Felipim.Primeiro, a professora contou três histórias: O roubo de um milhão de dólares; O misterioso caso do cofre arrombado; O misterioso roubo do baú lacrado. Os alunos precisavam desvendar o final de cada conto com argumentos de um detetive, criando a conclusão com base na narrativa e provas apresentadas. “Foi um alvoroço, repleto de olhares atentos e curiosos, além de muitas hipóteses criadas a partir de diferentes pontos de vista. ‘Quem roubou?’ ‘Como aconteceu?’”, contou a professora.
Após essa experiência de investigação das histórias contadas, foi possível estabelecer uma relação entre os detetives e o historiador. Isso porque este deve construir uma versão de um passado, onde ele não estava presente, por meio de recolhimento de indícios, que são as fontes históricas – que podem ser escritas, orais, visuais e materiais.“Sem dúvida, foi um momento de grande aprendizagem, já que foi preciso muita atenção, curiosidade e criatividade para compreender algo que aconteceu no passado, mesmo sem estar presente, através de pistas, provas e indícios, tal qual o detetive Sherlock Holmes”, finalizou Clair.
-
Processual do livro de Contos de fadas
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Etapas do método científico
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Máquinas em movimento
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Agrupando com peças de bijuterias
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Estudantes do Chile recebem cartas do São LuizTroca de correspondências entre as instituições faz parte do projeto “A Dehonfriend is in Everywhere”
27.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Colaboradores do Colégio São Luiz são presenteados com livroObra Pedagogia da Cordialidade, do padre João Carlos Almeida, foi entregue nesta terça-feira
26.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Posso ver o som?
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Clube de Olimpíadas participa da Olimpíada do Saber
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Varal de letrinhas
25.03.2024 | 1 minutos de leitura
-
As letras do nome
25.03.2024 | 1 minutos de leitura
-
Salto em distância
16.09.2024 | 1 minutos de leitura
-
Exploring Brazilian Cuisine
10.09.2024 | 2 minutos de leitura
-
Quartos anos visitam o Museu Casa de Brusque
06.09.2024 | 2 minutos de leitura
-
Alunos Realizam Atividade Do Tapete mágico
04.09.2024 | 2 minutos de leitura
-
Campeões Microrregionais do Moleque Bom de Bola
29.08.2024 | 1 minutos de leitura
-
A inteligência se diverte criando
26.08.2024 | 2 minutos de leitura
-
Cultura indígena
26.08.2024 | 1 minutos de leitura
-
Bilhetes na Sala de Aula
26.08.2024 | 2 minutos de leitura
-
Cartinhas dos pais e familiares
19.07.2024 | 2 minutos de leitura
-
Alunos realizam avaliação processual de livrosAvaliação processual dos livros “O gênio do crime” e “Rita e o manual para ser astronauta”
15.07.2024 | 3 minutos de leitura