De estudante de Filosofia a Secretário da Educação do RS

Cloves José Hettwer Kuhn concluiu a graduação em Filosofia em 1999

Ensino Superior

01.11.2024 - 14:36:23 | 3 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
De estudante de Filosofia a Secretário da Educação do RS

Professor de Filosofia e História na rede pública de ensino nos municípios de Boa Vista do Buricá e Nova Candelária, no Rio Grande do Sul, Cloves José Hettwer Kuhn concluiu o curso de Filosofia na Faculdade São Luiz em 1999 e, desde então, tem dedicado sua vida à educação.
Inicialmente, após a conclusão da graduação, realizou um estágio de um ano como formador no seminário São José, instituição mantida pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus em Rio Negrinho. Em 2001, se desligou da instituição religiosa e passou a se dedicar como professor na rede pública estadual do Ceará. Depois, retornou para sua cidade natal, onde foi aprovado no concurso para professor da rede pública de ensino dos municípios de Boa Vista do Buricá e Nova Candelária, função que exerce até hoje.
Entre 2013 e 2016, atuou como secretário de Educação de Nova Candelária, quando teve a oportunidade de contribuir como gestor público no aprimoramento da formação dos profissionais, estrutura física e acessibilidade da Educação Básica no município.
Cloves afirma que, inicialmente, a Filosofia não foi uma escolha: a formação fazia parte de um projeto de vida maior. Porém, ao longo do curso, o acadêmico viu despertar seu interesse pelo conteúdo.
“O curso de Filosofia da Faculdade São Luiz sempre foi muito reconhecido e respeitado em todo o estado de Santa Catarina e no Brasil pelo conceituado corpo docente da instituição e qualidade de ensino e pesquisa. Tenho imenso orgulho por ter tido a oportunidade de estudar e concluir minha graduação. Os conhecimentos acadêmicos adquiridos me oportunizaram realização pessoal e profissional”.
Ele ressalta que a Filosofia possibilitou um olhar mais amplo, reflexivo e crítico no espaço onde atua, desenvolvendo projetos que visam despertar nos adolescentes e jovens um ser humano mais consciente da sua realidade, com mais autonomia e protagonista da sua história.
“Os conhecimentos filosóficos permitem um raciocínio lógico consistente e argumentação robusta na elaboração de projetos e documentos que regem a vida escolar, bem como um posicionamento frente às esferas do poder”.
Da época em que foi aluno da Faculdade São Luiz, Cloves tem muitas lembranças. Ele destaca a realização das Semanas Filosóficas, evento que movimentava os acadêmicos todos os anos. “Eram realizados debates, palestras e conferências sempre com temas relevantes e pertinentes, possibilitando uma vivência e observância maior da Filosofia no âmbito político, econômico, entre outros”.

Outros de Notícias
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.