Colégio São Luiz recebe intercambistas alemães

Grupo veio do Gymnasium Leoninum, da cidade de Handrup, para conhecer mais sobre a instituição e a cultura do Brasil.

Institucional

10.10.2024 - 17:09:07 | 6 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Colégio São Luiz recebe intercambistas alemães

Neste mês de outubro, o Colégio São Luiz está recebendo intercambistas vindos do Gymnasium Leoninum, da cidade de Handrup, na Alemanha. Os dez estudantes, acompanhados pela professora Hannah Marie Fleßner e pelo Padre Paulo César Henrique, SCJ, chegaram a Brusque no dia 4 de outubro e até o dia 11 vivenciarão um pouco da rotina na instituição e conhecerão de perto a região.
O intercâmbio faz parte do projeto de aproximação entre as instituições dehonianas pelo mundo. No início deste ano, um grupo de estudantes do Colégio São Luiz passou um mês imerso na cultura alemã, e agora, é a vez da instituição brusquense recepcionar os alunos do país europeu.
Aleyna Gürses; Sophie Markstädter; Anna Ball; Tarja Felschen; Kilian Ruthmann; Antonia Klose; Lina Hammerschmidt; Bastian Giere; Pascal Singer e Robin Mańczyk tiveram o primeiro contato no Brasil com as famílias dos alunos que já realizaram intercâmbio na Alemanha em anos anteriores, bem como com o próximo grupo que embarca em dezembro de 2024.
Acompanhados da professora de Arte, Música e Biologia, Hannah Marie Fleßner, e do padre Paulo César Henrique, que vive na Alemanha desde 2012 e atua na Pastoral Escolar do colégio de Handrup, os estudantes aproveitaram os primeiros dias para conhecer a região de Santa Catarina.
“A ideia era que eles vivenciassem como é nosso jeito de viver aqui. Eles participaram de jantares com as famílias dos alunos que foram para a Alemanha em 2022, 2023 e 2024, e foi muito bom, pois com a comida típica brasileira puderam sentir um pouco do sabor da nossa cultura. Nos passeios também tiveram essa vivência cultural, como quando os levamos à praia. Ali, com cadeiras, guarda-sol e pé na areia, puderam ver de perto como as famílias se divertem à beira mar”, destaca a coordenadora do Programa Bilíngue, Mariane Werner Zen.

Acolhimento
A professora Hannah Marie destaca que na Europa, intercâmbios são bastante comuns e, inclusive, o Gymnasium Leoninum os pratica há muitos anos. Entretanto, esta é a primeira vez que a instituição envia alunos para o Brasil, em um colégio da Congregação.
“Sentimos o mesmo espírito dehoniano de mente e coração aberto. Está sendo uma experiência de vida e aqui se apresenta uma cultura muito diferente. O alemão é mais tímido e aqui as pessoas são mais abertas. Sabíamos que receberíamos acolhimento, mas não imaginávamos que seria tanto e tão bom”.
A professora ressalta que já conheceu os alunos de Brusque que estarão na Alemanha em janeiro de 2025 e que a instituição está preparando uma recepção com muito acolhimento aos brasileiros.
Padre Paulo, que morou em Brusque durante seu tempo de seminário e graduação em Filosofia, afirma que a experiência que os alunos estão tendo no Brasil está sendo única. “Me emocionei algumas vezes já nesta viagem. Eu queria que eles experimentassem esse acolhimento do brasileiro e fico muito feliz de eles estarem vendo uma outra face da vida. Isso é muito bonito. Além disso, esse contato com as missões dehonianas aqui no Brasil também está sendo importante para eles”.

Encanto pela natureza e pelas pessoas
A natureza da região e o acolhimento caloroso das pessoas é o que tem mais chamado a atenção dos estudantes alemães neste período de intercâmbio no Colégio São Luiz. Todos estão pela primeira vez no Brasil e são unânimes em destacar a alegria das pessoas e o quanto essa experiência ficará marcada em suas vidas. Confira o que dizem os estudantes:

Aleyna Gürses, 18 anos
“Aqui parece que todos se conhecem. Gostei muito da natureza e da relação dela com a cidade. Professores e alunos parecem bem próximos, têm uma relação de amizade. Aqui há uma alegria de vida”.

Sophie Markstädter, 18 anos
“A arquitetura das igrejas é diferente das que eu conheço. Também me chamou a atenção de como as pessoas vivem a Igreja aqui. Já fizemos tanta coisa e tudo foi tão bom”.

Anna Ball, 18 anos
“Estou impressionada como as pessoas são afetuosas, como há senso de comunidade. Vejo que há muita proximidade e afeto entre os professores e alunos. Há muita simpatia e positividade, estou achando tudo maravilhoso”.

Tarja Felschen, 18 anos
“Eu achava que os brasileiros eram pessoas abertas e comunicativas e realmente são. Antes de vir eu pensava nos sucos, nas frutas e na natureza que tem aqui e realmente é como eu imaginava. Aqui impera uma alegria, as pessoas são muito próximas umas das outras”.

Kilian Ruthmann, 18 anos
“Planejei a viagem, vi muitas fotos e a expectativa se concretizou. Fiquei impressionado com a beleza de Balneário Camboriú. Vou levar o coração aberto dos brasileiros e o jeito afetuoso e carinhoso de ser”.

Antonia Klose, 17 anos
“Aqui é bem diferente da Alemanha, é muito bonito. As flores são lindas, a cultura é muito diferente e muito bonita também. As pessoas são muito abertas e afetuosas. Dá pra perceber um grande senso de comunidade”.

Lina Hammerschmidt, 17 anos
“A acolhida foi muito boa, a comida é muito gostosa. Fomos na praia, que foi lindo. As paisagens, de modo geral, são lindas. A combinação da natureza com a igreja é linda. Adorei o Santuário de Santa Paulina. A expectativa foi muito superada, principalmente por causa da acolhida. Senti que fomos muito bem recebidos”.

Bastian Giere, 18 anos
“Estou muito entusiasmado com a natureza e as paisagens e muito mais com as pessoas. O que vimos em fotos, realmente é igual. Estamos vivenciando uma nova cultura”.

Pascal Singer, 18 anos
“As palmeiras chamam muito a atenção, o calor social, a acolhida das pessoas também. Entendo porque as pessoas querem ir para a Alemanha, mas aqui é mais bonito. Acredito que ser aluno aqui no Colégio São Luiz é muito bom. Eu já tive familiares que estiveram no Brasil, fundaram uma escola no Rio Grande do Sul como missionários, então já existia esse contato distante com o país. Meus avós estiveram aqui 20 anos atrás e ainda tinham reais guardados em casa e deram para eu trazer e usar. Foi muito legal”.

Robin Manczyk, 18 anos
“É um país muito bonito. Natureza completamente nova para mim. A comida é a melhor que eu já comi. As pessoas são muito amigáveis, te fazem sentir como se fosse parte do grupo. O mesmo senti pelo colégio. Estava muito ansioso para conhecer o Brasil. Era o meu sonho”.

Outros de Notícias
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.