Colégio São Luiz realiza formação continuada

Valores dehonianos e Inclusão foram alguns dos temas discutidos ao longo da semana

Notícias

01.02.2024 - 14:14:53 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Colégio São Luiz realiza formação continuada

A semana que antecede o retorno das aulas no Colégio São Luiz está sendo marcada pela formação continuada para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio da instituição.
As capacitações iniciaram na segunda-feira, 29 de janeiro, e seguem até sexta-feira, 2 de fevereiro, abordando temas importantes que auxiliam no aprimoramento e qualificação das ações do corpo docente ao longo do ano letivo.
“O conhecimento não está pronto, é algo a ser buscado sempre. A cada momento as coisas estão mudando, por isso, precisamos nos aperfeiçoar e também aprimorar o nosso processo de ensino-aprendizagem”, destaca o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa.
A formação continuada para os professores acontece duas vezes por ano na instituição. De acordo com o diretor, a formação tem como objetivo agregar as pessoas, criar laços, além de aprofundar os conhecimentos no sistema pedagógico e nos valores dehonianos.

Valores dehonianos a serviço da educação
Na quarta-feira, 31 de janeiro, os professores do Colégio São Luiz puderam conhecer um pouco mais sobre esses valores, com a formação ministrada pelo padre Anísio José Schwirkowski, diretor da Casa Padre Dehon.
Durante a formação, os docentes entenderam um pouco mais sobre a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e sobre os valores principais dehonianos: ‘eis me aqui’, ‘seja um’ e ‘venha a nós o vosso reino’.
“Trouxemos um pouco mais daquilo que já foi falado em encontros internacionais e também no último encontro dos educadores dehonianos, que foi realizado em Brusque no ano passado. Também falamos sobre os valores que já são percebidos no colégio, os que ainda não são e quais os professores podem ajudar a reforçá-los nessa instituição católica”.
Padre Anísio destaca que os professores são peças-chave para que o educandário se fortaleça ainda mais dentro dos valores dehonianos. “Eles são os primeiros colaboradores para que a instituição tenha sua característica, para que ela não seja só visualizada, mas que os alunos também conheçam os valores do colégio, que é particular, mas que também tem uma missão dentro da igreja”.
Professora do Colégio São Luiz há 21 anos, Lilian de Souza Comper vê a formação continuada como um momento de interação e troca de experiências entre os colegas. “A formação é bem importante para nós, proporciona novos conhecimentos e conseguimos nos preparar ainda melhor para mais um ano de trabalho que se inicia”, declara.
Há 16 anos na instituição, o professor Glauco Roberto Heil também destaca a importância da formação e de conhecer cada vez mais os valores de padre Dehon. “Já participei de várias formações sobre o padre Dehon, mas sempre tem algo diferente, algo novo para aprender. Padre Anísio fez uma abordagem totalmente diferente desta vez, que vai acrescentar muito no nosso dia a dia”, reforça.

Inclusão
Na quarta-feira, os professores também participaram da formação sobre inclusão, ministrada pela assessora pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino, Micheli Tavares.
Padre Silvano observa que a inclusão é um tema urgente e, por isso, precisa ser bastante discutido para que os docentes conheçam novas abordagens e consigam dar a cada criança o suporte necessário no processo de ensino-aprendizagem. “Quando a ciência evolui e consegue constatar fatos, acontecimentos na vida da criança e do adolescente sobre aprendizagem, cabe ao colégio atualizar os professores sobre suas técnicas, para tornar a escola cada vez mais inclusiva”.
Micheli destaca que o sistema Bernoulli ajuda na formação dos professores para que, cada vez mais, os profissionais possam compreender e preparar novas práticas e metodologias para trabalharem de forma prática a inclusão no dia a dia da sala de aula. “Nossa função enquanto sistema é ajudar a escola nesse processo de formação continuada do professor, para que ele comece o ano com um olhar diferente, com uma nova bagagem, repensando suas práticas e, cada vez dando passos para incluir, fazendo com que o aluno seja autônomo e se sinta bem na sala de aula”, destaca. 
Durante a semana, os profissionais também tiveram formações sobre empatia no âmbito profissional, etapas e características do desenvolvimento infantil, além de avaliação e estratégias ativas sobre o material Bernoulli.

 
Outros de Imprensa
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.