Colégio São Luiz finaliza primeiro intercâmbio com a Itália

Estudantes de Brusque tiveram a oportunidade de conhecer universidades nas cidades de Milão e Bérgamo durante o intercâmbio em Monza.

Institucional

18.02.2025 - 17:14:45 | 5 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Colégio São Luiz finaliza primeiro intercâmbio com a Itália

O primeiro intercâmbio do Colégio São Luiz para a Itália foi finalizado com sucesso. O grupo, formado pelos alunos Ariane Oriques; Bernardo Dias Mesquita; Bianca Colombi Ristow; Caio Coppini; Debora Minatti; Henrique Cinelli Pedroso; Isabelli Kretzschmar de Souza; Julia Crispim Rescarolli; Luiz Felipe Zaclikewicz Redel; Marina Klein Padilha; pelo coordenador pedagógico Fabrício Bado; e pelo padre SCJ Renato Vieira Lima, retornou ao Brasil no início de fevereiro com a sensação de missão cumprida.
Durante o mês de janeiro, os estudantes do Colégio São Luiz vivenciaram o dia a dia com famílias da cidade de Monza e estudaram no Istituto Leone Dehon, escola que faz parte da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Os jovens também tiveram a oportunidade de visitar três universidades em Milão e uma em Bérgamo, onde conheceram parte do processo necessário para ingressar nas instituições.
“Essa experiência das universidades para eles foi fundamental. Eles estão no Ensino Médio, a um passo do Ensino Superior, e ter esse conhecimento de que é possível frequentar uma universidade no exterior já facilita muito. As instituições nos receberam muito bem e fizemos contatos para que caso algum dos alunos queira seguir por este caminho, já saberá como proceder”, destaca o coordenador pedagógico, Fabrício Bado.
Ele avalia que o primeiro intercâmbio sempre tem o objetivo de estreitar relações e solidificar a parceria entre as instituições, o que, em sua visão, foi alcançado com sucesso pelo grupo de estudantes na Itália.
“O primeiro intercâmbio abre as portas para os demais. Essa experiência que tivemos foi sensacional. Recebemos só elogios pelo comportamento dos nossos alunos, tanto das famílias que os acolheram, como dos professores da escola onde estudaram. Eles foram com uma grande responsabilidade, pois o intercâmbio não é apenas uma viagem de passeio, vai muito além, e todos se saíram muito bem”, pontua.
O coordenador afirma que a parceria entre os alunos do Colégio São Luiz e do Istituto Leone Dehon fortaleceu os laços interculturais e promoveu a troca de saberes, experiências e perspectivas. “Esse encontro de culturas estimula a empatia, a tolerância, a compreensão entre eles. São valores essenciais para que tenhamos uma convivência saudável entre todos”.
Padre Renato Vieira Lima, que acompanhou o grupo, também considera que o primeiro intercâmbio para a Itália cumpriu seu objetivo. “Foi muito significativo, porque estreitou os laços entre a educacional brasileira e a italiana. Criamos pontes entre as instituições de ensino e fizemos com que os estudantes tivessem uma experiência internacional e percebessem o rosto dehoniano da educação em uma instituição estrangeira”, completa.
Ele ressalta ainda os encontros viabilizados pelo intercâmbio a todos os envolvidos. “O intercâmbio possibilitou muitos encontros: entre o grupo, com a outra instituição e com aqueles que hospedaram os nossos na Itália. Isso tudo foi muito bonito e nos mostra como a educação cria vínculos e gera oportunidades”, acrescenta.

Experiência única
Os intercambistas voltaram com muitas histórias e felizes pelo acolhimento que receberam das famílias e em todos os lugares que passaram durante essas semanas na Itália.
Com a experiência de visita às universidades, muitos passaram também a considerar a possibilidade de, no futuro, estudar no exterior.
“As visitas às universidades foram um ponto alto para mim, já que um dos meus objetivos é estudar fora do Brasil. Me possibilitou ver como são as universidades lá e como é o processo para entrar, o que aumentou ainda mais a minha vontade de estudar em outro país”, diz Henrique Cinelli Pedroso.
Marina Klein Padilha também ficou entusiasmada com o que viu nas universidades italianas. “Antes do intercâmbio eu já havia pesquisado sobre uma universidade na Itália, mas com o tempo, acabei deixando essa vontade de lado. Agora, depois dessa experiência, acabei me interessando novamente. Eles foram muito atenciosos e se colocaram à disposição caso eu queira participar do processo”.
Ariane Oriques destaca a receptividade da família anfitriã durante todos os dias do intercâmbio. “Nunca havia saído do país e estava muito nervosa, mas minha família foi muito acolhedora. Me senti em casa desde o primeiro dia”.
Bernardo Dias Mesquita ressalta o amadurecimento proporcionado pelo intercâmbio. “Foi uma experiência muito importante para aprender a viver sem a ajuda dos pais, tomar conta de si mesmo. No começo foi difícil, mas com o tempo me adaptei e me senti preparado para viver o mundo lá fora”.
Para Bianca Colombi Ristow, o convívio foi o ponto alto da experiência. “As pessoas fizeram toda a diferença. Fiz muitas amizades e minha família foi incrível”.
Caio Coppini ressaltou a mudança de perspectiva que teve ao conhecer melhor a rotina italiana. “Foi uma experiência nova, uma rotina diferente, mas consegui me adaptar muito bem. Voltei com outra visão”.
Debora Minatti ressalta as conexões criadas durante o período de viagem. “Retornei ao Brasil uma pessoa diferente da que saiu daqui, após esse intercâmbio. Fiz amizades incríveis e me senti um membro da família”.
Para Isabelli Kretzschmar de Souza, a experiência foi inesquecível. “Conheci pessoas muito marcantes, absorvi a cultura e vivi momentos incríveis. Foi muito mais do que eu esperava”.
Julia Crispim Rescarolli se surpreendeu com a recepção dos italianos. “Achei que ia ficar nervosa, mas fui muito bem acolhida. Todos estavam muito curiosos sobre nós e fiz muitas amizades”.
Para Luiz Felipe Zaclikewicz Redel, a vivência acadêmica e pessoal foi o ponto alto do intercâmbio. “Aprendi sobre uma nova cultura, conheci uma nova língua e fiz grandes amizades. Aprendi a lidar com a saudade de casa e amadureci muito”, completa.

 
Outros de Notícias
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.