Colégio São Luiz estimula o bilinguismo na primeira infância

De forma lúdica, conteúdos de outras áreas do conhecimento são lecionados em inglês

Educação Infantil

31.10.2023 - 10:18:51 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Colégio São Luiz estimula o bilinguismo na primeira infância

Quando a professora Dara Cristina de Oliveira, 24 anos, entra na sala de aula da Educação Infantil do Colégio São Luiz, os pequenos estudantes, entre três e seis anos, já sabem: da saudação à despedida, todo o diálogo será em inglês. É assim de segunda a sexta-feira, durante 45 minutos. Mas, ao invés de apresentar simplesmente o segundo idioma, a professora segue a grade curricular proposta e transforma aulas como português ou matemática, em um conteúdo bilíngue.
Nesta semana, a turminha D4, entre cinco e seis anos, aprendeu onde nascem as frutas e vegetais, em inglês. A criançada ainda mistura os dois idiomas, mas compreende bem os apontamentos feitos pela professora. 
“Minha avó toma sopa de abacate”, diz uma estudante. “Avocado soup?”, pergunta a professora. É assim que o conhecimento do segundo idioma vai se firmando, de forma espontânea.
“Seguimos o conteúdo da professora regente e os alunos não aprendem palavras isoladas, mas o diálogo por inteiro, absorvendo a linguagem. É desta maneira que formamos crianças bilíngues”, conta Dara, que faz uso de recursos como brincadeiras, apostilas, vídeos e músicas, tornando lúdico esse aprendizado. 
A professora regente, Diana Spotti da Silva, 28 anos, se surpreende com a evolução dos pequenos. “Eles aprendem melhor quando praticam todos os dias. Até durante as aulas em português já surgem palavrinhas ou breves diálogos em inglês”, comemora. 

Aprendizado espontâneo e natural
A coordenadora do Programa Bilíngue Communicate do Colégio São Luiz, professora Mariane Zen, explica que a prática adotada pela instituição trata-se da abordagem Content and Language Integrated Learning - Ensino Integrado de Conteúdo e Língua. “Significa que, além de tratar de características próprias da língua inglesa, as professoras exploram também conteúdos de outras áreas do conhecimento. Assim, a aquisição do segundo idioma acontece de forma natural e fluída”, afirma.
Segundo ela, é interessante perceber como as crianças compreendem os comandos dados e as atividades propostas, interagindo com naturalidade. “Isso acontece porque, neurologicamente falando, o cérebro tem a capacidade de perceber o idioma ouvido e associá-lo tanto aos gestos e movimentos do corpo de quem fala, bem como ao conhecimento prévio que a criança já tem em termos linguísticos, ou seja, ela associa o que já sabe na língua materna, com o que está ouvindo na língua inglesa”, detalha.
A professora Mariane ainda cita pesquisas que comprovam os benefícios do bilinguismo na primeira infância. “Podemos citar a ampliação da habilidade em selecionar informações relevantes e bloquear distrações, contribuindo para que a criança se torne mais eficiente no foco e na atenção. Percebe-se, também, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico, o que leva a uma melhora significativa na aprendizagem de outras áreas do conhecimento trabalhadas na escola”, revela.

 
Outros de Imprensa
Mais em Educação Infantil
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.