Colégio São Luiz estimula o bilinguismo na primeira infância
De forma lúdica, conteúdos de outras áreas do conhecimento são lecionados em inglês

Quando a professora Dara Cristina de Oliveira, 24 anos, entra na sala de aula da Educação Infantil do Colégio São Luiz, os pequenos estudantes, entre três e seis anos, já sabem: da saudação à despedida, todo o diálogo será em inglês. É assim de segunda a sexta-feira, durante 45 minutos. Mas, ao invés de apresentar simplesmente o segundo idioma, a professora segue a grade curricular proposta e transforma aulas como português ou matemática, em um conteúdo bilíngue.Nesta semana, a turminha D4, entre cinco e seis anos, aprendeu onde nascem as frutas e vegetais, em inglês. A criançada ainda mistura os dois idiomas, mas compreende bem os apontamentos feitos pela professora. “Minha avó toma sopa de abacate”, diz uma estudante. “Avocado soup?”, pergunta a professora. É assim que o conhecimento do segundo idioma vai se firmando, de forma espontânea.“Seguimos o conteúdo da professora regente e os alunos não aprendem palavras isoladas, mas o diálogo por inteiro, absorvendo a linguagem. É desta maneira que formamos crianças bilíngues”, conta Dara, que faz uso de recursos como brincadeiras, apostilas, vídeos e músicas, tornando lúdico esse aprendizado. A professora regente, Diana Spotti da Silva, 28 anos, se surpreende com a evolução dos pequenos. “Eles aprendem melhor quando praticam todos os dias. Até durante as aulas em português já surgem palavrinhas ou breves diálogos em inglês”, comemora.
Aprendizado espontâneo e naturalA coordenadora do Programa Bilíngue Communicate do Colégio São Luiz, professora Mariane Zen, explica que a prática adotada pela instituição trata-se da abordagem Content and Language Integrated Learning - Ensino Integrado de Conteúdo e Língua. “Significa que, além de tratar de características próprias da língua inglesa, as professoras exploram também conteúdos de outras áreas do conhecimento. Assim, a aquisição do segundo idioma acontece de forma natural e fluída”, afirma.Segundo ela, é interessante perceber como as crianças compreendem os comandos dados e as atividades propostas, interagindo com naturalidade. “Isso acontece porque, neurologicamente falando, o cérebro tem a capacidade de perceber o idioma ouvido e associá-lo tanto aos gestos e movimentos do corpo de quem fala, bem como ao conhecimento prévio que a criança já tem em termos linguísticos, ou seja, ela associa o que já sabe na língua materna, com o que está ouvindo na língua inglesa”, detalha.A professora Mariane ainda cita pesquisas que comprovam os benefícios do bilinguismo na primeira infância. “Podemos citar a ampliação da habilidade em selecionar informações relevantes e bloquear distrações, contribuindo para que a criança se torne mais eficiente no foco e na atenção. Percebe-se, também, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico, o que leva a uma melhora significativa na aprendizagem de outras áreas do conhecimento trabalhadas na escola”, revela.
-
Processual do livro de Contos de fadas
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Etapas do método científico
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Máquinas em movimento
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Agrupando com peças de bijuterias
01.04.2024 | 1 minutos de leitura
-
Estudantes do Chile recebem cartas do São LuizTroca de correspondências entre as instituições faz parte do projeto “A Dehonfriend is in Everywhere”
27.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Colaboradores do Colégio São Luiz são presenteados com livroObra Pedagogia da Cordialidade, do padre João Carlos Almeida, foi entregue nesta terça-feira
26.03.2024 | 3 minutos de leitura
-
Posso ver o som?
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Enigmas da História: Desvendando casos
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Clube de Olimpíadas participa da Olimpíada do Saber
25.03.2024 | 2 minutos de leitura
-
Varal de letrinhas
25.03.2024 | 1 minutos de leitura
- Dinâmica de grupo
01.04.2025 | 1 minutos de leitura
- Contornando as letras
28.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Passa Lata
26.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Aprendendo a contar até 30
20.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Telefone sem fio
14.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Conheça as novas profissionais da Educação Infantil
14.02.2025 | 4 minutos de leitura
- Dia Cultural do Maternal
09.12.2024 | 1 minutos de leitura
- Dia Cultural do Nível B
11.11.2024 | 3 minutos de leitura
- Maternal 4 participa do Projeto "Era uma Vez"
06.11.2024 | 1 minutos de leitura
- Alunos têm semana especial do Dia das CriançasTurmas do Ensino Fundamental I participaram de oficinas e ganharam um intervalo com brincadeiras e lanche especial.
15.10.2024 | 2 minutos de leitura