Colégio São Luiz promove palestra sobre neurociência

Tema foi abordado durante formação continuada dos professores

Notícias

25.07.2023 - 09:02:57 | 4 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Colégio São Luiz promove palestra sobre neurociência

Como parte da programação da formação continuada voltada para professores e demais profissionais de ensino, o Colégio e Faculdade São Luiz promoveu na segunda-feira, 24 de julho, uma palestra sobre “Neurociência: como os alunos aprendem”. Ministrada pela doutora em Educação e assistente pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino, Micheli Tavares, o evento foi realizado no auditório da Faculdade São Luiz e reuniu cerca de 70 profissionais da instituição. 

Estratégias para ensinar 
Ao longo do encontro, a especialista trouxe reflexões e conceitos, além de trocas de experiência com os profissionais da educação, a respeito de diferentes formas de aprendizagem. Segundo ela, para ensinar é necessário entender o meio o qual os alunos estão inseridos, bem como utilizar estratégias e recursos pedagógicos distintos para que os estudantes aprendam com efetividade os conteúdos. “O tema central entre Neurociência e Educação é a aprendizagem, e a mesma precisa ser significativa, ela não pode ser só mecânica. Ou seja: a aprendizagem efetiva é aquela que é captada, que o aluno mantém dentro de si e leva para a vida, e a Neurociência contribui para esse caminho”, comentou.
Nesse sentido, Dra. Micheli falou sobre a importância dos estímulos, do apoio das famílias no processo de ensino–aprendizagem das crianças e jovens, bem como dos professores buscarem formas diferentes de exercê-la, instigando os alunos a sentirem satisfação em aprender. “Quando estamos com nossos alunos não só os ensinamos, mas contamos e fazemos história na vida deles. Assim, não ensinamos um jovem apenas para ele passar no Enem, por exemplo. Ensinar por ensinar qualquer um faz. Nosso papel é ensiná-los para a vida. Desta forma, para que a aprendizagem se torne efetiva, é necessário repetir conteúdos de formas diferentes e estratégicas. E é isso que a Neurociência demonstra: que alunos aprendem muito mais assim do que aqueles que estudam sem sentido, sem significado, somente para fazer uma prova e que não levam a informação para a vida”, acrescentou. 
Outro ponto abordado pela especialista foi em relação às ferramentas necessárias e em como utilizá-las a favor dos processos de aprendizagem dos alunos. “O principal desafio é o professor descobrir, então, o que chama a atenção daquele aluno, o que o atrai e desperta sua atenção e aí utilizar recursos em sala de aula. Hoje, temos a tecnologia, que é um atrativo enorme, que pode ser usada como aliada, assim como diversas outras. Então, usar ferramentas certas para atrair os alunos, e descobrir o centro de interesse deles é o desafio para os professores”, completou. 

Formar para conduzir 
Presente no evento, o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa, enalteceu a importância do tema abordado na oportunidade, já que o mesmo contribui para a formação dos professores e a ampliação do olhar na área da educação. “As estratégias usadas na área educacional de dez anos atrás não têm a mesma eficácia hoje. Tornar nossos educadores e gestores mais eficazes na arte de educar, esta é a proposta da formação continuada deste início de semestre letivo. E o tema da Neurociência veio ao encontro desta proposta, onde diante do novo, como nos posicionamos para exercer a função de educadores?”, destacou padre Silvano. 
Segundo o diretor, ao longo da semana, outros temas serão abordados na formação, como questão da sustentabilidade, relacionado ao programa de eficiência energética do colégio; capacitações relacionadas à SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho; capacitação à respeito da Plataforma Bernoulli (4.0); e sobre inclusão. 
Também serão realizadas ainda formações em cada segmento: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, além do Programa Bilíngue, onde serão realizadas avaliações do primeiro semestre e projeções para o segundo. “Sem dúvida são ações que nos proporcionarão um ‘fôlego’ a mais para esta segunda etapa do ano letivo, que nos fazem pensar e repensar nossas ações. Assim, é necessário sempre estarmos abertos a novos aprendizados e, oferecer esta formação, antes de iniciar o semestre letivo, é qualificar o nosso trabalho enquanto instituição”, finaliza o diretor. 

Saiba mais 
Com mais de 23 anos de experiência profissional, Micheli Tavares é doutora em Educação, mestre em Educação, pós-graduada em Psicopedagogia, pós-graduada em Teologia, graduada em História e em Pedagogia. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Notícias
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.