Colégio e Faculdade São Luiz promove formação continuada

Enquanto os mais de mil alunos matriculados no Colégio e Faculdade São Luiz aproveitam o merecido descanso do recesso de julho, a instituição se dedica à organização e planejamento da equipe pedagógica e setor administrativo, em uma semana de formação continuada.

Institucional

19.07.2022 - 17:02:28 | 6 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Colégio e Faculdade São Luiz promove formação continuada

Enquanto os mais de mil alunos matriculados no Colégio e Faculdade São Luiz aproveitam o merecido descanso do recesso de julho, a instituição se dedica à organização e planejamento da equipe pedagógica e setor administrativo, em uma semana de formação continuada. A programação iniciou na segunda-feira, 18 de julho, com a missa na capela do Convento Sagrado Coração de Jesus. Na sequência, contou com a presença do psicólogo Marco Antônio Rodrigues, que refletiu sobre a importância de cada profissional que atua na instituição. 
Para o diretor, padre Silvano João da Costa, a formação reflete o processo de preparação e qualificação contínua na qual a escola deve fazer. "Como Colégio e Faculdade São Luiz este é o momento de preparar e qualificar, todo o corpo técnico e administrativo, mas, também - e principalmente, o pedagógico, para o início deste semestre letivo”, comentou. O diretor ainda lembrou do quão desafiador foi para o aluno se adaptar ao sistema de ensino remoto durante a pandemia. Desafiador, na mesma intensidade, ao professor. “Há aqui os nossos professores e eles não são máquinas. O São Luiz, como em todos os colégios, têm professores e todos os colaboradores que também enfrentam e vivem as consequências da pandemia”, refletiu.
Por isso, logo no início, a formação contou com a presença do psicólogo Marquinho. “Ele trouxe um pouco de acalento e esclarecimento aos nossos professores de tudo que estão vivenciando. Os professores também tem família, também perderam seus entes queridos, sofreram nesta pandemia e no retorno das aulas presenciais também são influenciados principalmente no seu emocional”, frisou padre Silvano. 

Como está você, professor?
Propondo um olhar voltado ao humano que existe na pessoa do professor e da professora que
atua no Colégio e Faculdade São Luiz, o convidado a palestrar foi o psicólogo Marco Antônio Rodrigues. Adepto a conversas humanizadas, de contato e aproximação com a plateia, o profissional garantiu uma manhã de reflexão e de olhar para si.
“Fico lisonjeado e grato com o convite do São Luiz para estar aqui com os professores. Tenho um respeito muito grande por tudo aquilo que é feito pela educação e é um orgulho poder estar aqui na frente. Venho de uma família de professores, então, só de poder participar disso é uma satisfação e uma alegria muito grande”, declarou o psicólogo na abertura do encontro.
Marquinho discorreu sobre o momento de transição entre a pandemia e o tempo atual e a conexão com a rotina dos professores. “A gente sabe que este ‘novo normal’ não significa que
está tudo bem, ainda. Pelo contrário, estamos no meio dessa ponte, que ainda não nos é claro
para qual lado devemos caminhar”, comentou. 
Para exemplificar como a pandemia trouxe desafios, principalmente para o setor da educação, o convidado sustentou sua fala na metáfora baseada na mitologia ‘A Caixa de Pandora’, um mito grego sobre a chegada da primeira mulher na terra. "Na área da Psicologia temos observado uma série de transtornos e situações difíceis que as pessoas têm vivido. Ainda não nos acostumamos com o novo normal e nosso emocional está muito comovido, e isso afeta, sim, nossas crianças e alunos. Mas nosso olhar especial hoje é sobre os professores, esse ser tão importante em todo o processo educacional, que precisa ser valorizado e que precisa, em muitas situações, de atenção”, observou o palestrante. "Coloquei como tema da nossa palestra: 'a cura e o veneno na caixa de pandora', em um paralelo com a mitologia grega em alguns aspectos, para que possamos tirar entendimentos práticos disso”, pontuou.

Para refletir e planejar
São mais de 100 colaboradores que formam o corpo docente do Colégio e da Faculdade São Luiz. A expectativa para o segundo semestre é bastante positiva, já que o processo de qualificação não encerra ao término desta formação. "Temos uma expectativa muito boa para
o segundo semestre, porque a gente sempre prepara tudo com muito carinho, com muita atenção, pensando, sempre, em qualificar o serviço que a escola presta, que é a educação.
Temos uma boa expectativa de finalizar o planejamento que foi feito no ano passado, e, por outro lado, já estamos pensando em 2023, e a série de novidades que vem por ai", prospecta Moacir Carlos Holz, coordenador administrativo e financeiro da instituição.
"Estamos preparando vários eventos, entre eles a retomada da nossa maratona que, depois de
dois anos, volta a acontecer a partir do dia 7 de outubro. Este evento envolve as modalidades esportiva, cultural, social e também pedagógica, e movimenta todo o colégio, do primeiro ano do Ensino Fundamental ao Terceirão", explica Fabrício Bado, coordenador pedagógico do Ensino
Fundamental II e das Atividades Extracurriculares. 
A coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Cintia Cardoso, lembra que a formação passa por dois importantes momentos: pedagógico e planejamento. "A gente faz uma atualização pedagógica, de olhar para nossas práticas à luz das nossas teorias, e o momento de fazer nosso
planejamento, de olhar para calendário e nossas ações, replanejar nossas rotas, olhando para aquilo que pensamos no início do ano e se atentar ao que precisamos rever ". 
O setor da Educação Infantil também prepara mais um grande semestre para os alunos, "Essa semana é muito importante, não só porque renova nossas energias e ideias, mas para voltarmos com todo gás e iniciar o segundo semestre com mais vivacidade", destaca Sandra Cristini da Silva Ristow, coordenadora do segmento. 
Já Silvana Kuner Pereira, responsável pelo Ensino Fundamental I, observa que a formação é uma oportunidade para rever o que precisa ser melhorado no próximo ano, e o que pode ser feito ainda em 2022. "É um momento para observarmos as questões mais importantes, os eventos que temos pela frente, como podemos trabalhar melhor os conteúdos que temos, pensando, sempre, no processo de ensino e aprendizagem". 
Para a orientadora educacional do Colégio, Clarice Vechi, a formação vem ao encontro das necessidades observadas durante o semestre. "É neste sentido que fomos buscar profissionais, pensamos nos temas para agregar um pouco de dinâmica. Junto à formação, tudo isso é um incentivo a mais, uma dose extra de amor para continuar os desafios do próximo semestre", comenta.
Boas prospecções não faltam para a continuidade do programa Bilíngue Communicate. Em outubro, será novamente aplicado o Teste de Inglês como Língua Estrangeira (TOEFL), conforme destaca Mariane Werner Zen, coordenadora do Programa no Colégio São Luiz. "Estamos planejando novas ações, com mais envolvimento das crianças dentro do colégio com o uso da língua, mais envolvimento dos professores das outras disciplinas com o Programa, porque visamos ensinar conteúdos em segunda língua", adianta.

 
Outros de Imprensa
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.