Chega ao fim o 21º Simpósio de Filosofia

Tradicional evento encerrou nesta sexta-feira e discutiu as contribuições da filósofa alemã, Edith Stein, para a educação e a psicologia

Ensino Superior

06.10.2023 - 17:21:11 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Chega ao fim o 21º Simpósio de Filosofia

A 21ª edição do Simpósio de Filosofia da Faculdade São Luiz encerrou na manhã de sexta-feira, 6 de outubro. O tradicional evento reuniu dezenas de estudantes e professores ao longo de três dias para discutir as contribuições da filósofa alemã, Edith Stein, para a educação e a psicologia.
Esta foi a segunda edição do simpósio dedicado à obra de Edith Stein. Os estudos sobre os pensamentos da autora serão aprofundados ainda mais na edição de 2024, fechando o ciclo de três anos, como é a prática do evento.
“Cada simpósio adentramos um pouco mais no pensamento do autor ou autora. Neste caso, de Edith Stein. O sentimento é de gratidão pelos passos que já demos, pois é a segunda edição do estudo, mas sabemos que há uma grande caminhada a se fazer e isso é instigante, porque cada vez mais podemos conhecer profissionais que nos dão um novo horizonte sobre os pensadores estudados”, destaca o vice-diretor da Faculdade São Luiz e coordenador do curso de Filosofia, padre Aléssio da Rosa.
 
Contribuições à psicologia
O último dia de simpósio fechou com o minicurso “Contribuições de Edith Stein para o atendimento psicológico”, com o dr. Acchiles Gonçalves Coelho Júnior. O professor também foi o conferencista principal da quinta-feira, 5, quando abordou “A psicologia ‘com alma’ segundo Edith Stein”.
“Foram dias onde pudemos refletir um pouco sobre a obra de Edith Stein e como ela abordava esses temas psicológicos, a leitura que fazia da psicologia do tempo dela, buscando acolher dessas críticas, como podemos pensar a psicologia que temos hoje, buscando da obra dela contribuições de conceito para considerar a complexidade do ser humano”, diz.
De acordo com o professor, é importante ter a possibilidade de aprofundar no estudo de um autor específico, como ocorre com o simpósio da Faculdade São Luiz. “Mais do que divulgar o pensamento de um autor, de uma filósofa, essa possibilidade de se demorar nos conceitos, nas consequências teóricas e práticas e nas comparações com temas e problemas contemporâneos, possibilita um aprofundamento em comunidade, já que sozinho seria muito mais difícil de ser realizado”.
A conferencista do primeiro dia de simpósio, professora dra. Patrícia de Lima Teixeira, acompanhou todo o evento e também destacou a oportunidade de aprofundar a discussão sobre Edith Stein.
“Deu para ampliar essa perspectiva que a autora traz, principalmente em uma pedagogia empática, em que não é suficiente que eu esteja bem, que eu seja um conhecedor, que tenha uma inteligência bem desenvolvida. É preciso ter uma ética empática para a aplicabilidade desse conhecimento em favor da vida de um modo geral e das relações comunitárias”.

 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.