Campanha da Fraternidade dá início à TQF em 2025

Tradicional evento da Faculdade São Luiz recebeu o padre Mariano Weizenmann

Ensino Superior

20.03.2025 - 14:56:14 | 4 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Campanha da Fraternidade dá início à TQF em 2025

O padre Mariano Weizenmann foi o convidado da primeira edição de 2025 da Terceira Quarta com Filosofia, evento tradicional, aberto e gratuito, promovido pela Faculdade São Luiz. Na noite desta quarta-feira, 19 de março, no auditório da instituição, o palestrante discorreu sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que apresenta o tema: “Fraternidade e Ecologia Integral”.
“Falar sobre Ecologia Integral, não se trata de abordar o tema da vida de modo unilateral, mas da vida integrada com as suas diferentes dimensões: como a vida biológica, econômica, social, espiritual, política, entre outras”, explica o vice-diretor da Faculdade São Luiz e coordenador do curso de Filosofia, padre Aléssio da Rosa. 
Segundo ele, apresentar a temática sob diferentes ângulos é a especialidade de padre Mariano, inspirado por suas formações teológicas e bíblicas, que o proporcionam uma visão mais abrangente sobre o tema. “O papel da Filosofia é suscitar a reflexão a partir de diferentes visões ou dimensões para que se tenha, justamente, uma visão mais holística da pauta apresentada na Terceira Quarta com Filosofia. Por isso, registro nosso agradecimento ao padre Mariano por nos trazer, de modo tão claro e simples, esse tema tão complexo, para elucidar nossos estudantes e a comunidade que sempre se faz presente”, enaltece, padre Aléssio. 

Incentivo à leitura
Entre os propósitos de padre Mariano estava o incentivo e a provocação à leitura do Texto Base da Campanha da Fraternidade. Para isso, ele trouxe uma apresentação mais leve e com contribuições de outras autorias, inclusive de fora da Igreja e da própria religião cristã. 
Entre a seleção escolhida estava a revisitação de alguns filósofos e outros antigos que se ocuparam de refletir sobre a questão quando a abordagem atual ainda não existia. 
“No passado, evidentemente, não havia esse problema, ou pelo menos, ele não era tão percebido. Nessa ocasião, até o cristianismo e o judaísmo foram acusados de ser os causadores da dilapidação da terra. Em nome da palavra de Deus, havia a orientação de dominar os pássaros, os peixes e os animais. Mas esse domínio não era absoluto, e, sim, relativo, amparado pelo cuidado e pelo cultivo, não pelo lapidar”, ensina.
Já sobre a perspectiva da conversão ecológica, por tantas vezes citada na Campanha da Fraternidade deste ano, padre Mariano explica: “com a mesma sensibilidade que quero ser cuidado, eu preciso cuidar da terra, nossa casa maior. Mesmo porque, se eu não cuidar dela, ela também não cuidará de mim”, revela. 
E nessa combinação da ciência com a inspiração bíblica, o ser humano se apresenta como uma síntese, uma miniatura da Terra. Conforme pontua padre Mariano, os elementos que compõem a Terra também estão presentes nas pessoas, enquanto “pequenos universos” (ou pluriversos). “É por isso que, cuidando da terra, estamos nos cuidando também”, enfatiza. 

Ano Santo
A proclamação do Ano Santo, anunciado pelo Papa Francisco no Natal de 2024, agora passa a se conjugar com o início da Quaresma e o lançamento da Campanha da Fraternidade. Uma obra que inspire a recuperação da terra, o cuidado do planeta e a atenção para com a Casa Comum, sob o prisma da esperança, traz novas perspectivas de êxito. 
“O Jubileu da Esperança e o tempo da Quaresma, que é esse momento de renovação e conversão, amparados pela Campanha da Fraternidade, que trata da ecologia integral, mutuamente são temas que se relacionam e se iluminam”, ressalta.

Avaliação positiva
O fráter Cristiano Schneider, que atua no Colégio e Faculdade São Luiz, comemorou a escolha do tema de abertura da Terceira Quarta com Filosofia em 2025. 
“A Campanha da Fraternidade se relaciona com a Terceira Quarta de Filosofia através da promoção do diálogo, especialmente em temas como a ecologia integral. Aqui, tivemos a oportunidade de reunir acadêmicos e leigos, na reflexão sobre questões filosóficas e catequéticas, especialmente durante o período da Quaresma, que nos prepara para a Páscoa”, destaca.
Já o acadêmico do curso, João Manoel Costa, que é presidente do Centro Acadêmico de Filosofia e membro do Conselho Superior da Faculdade São Luiz, reforça a importância de ampliar a discussão, enriquecendo a vida formativa e comunitária. “O conhecimento de hoje se torna um complemento para todos nós, estudantes e aspirantes à vida sacerdotal, sobretudo porque já realizamos um serviço pastoral em diversas comunidades”.

Outros de Notícias
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.