Alunos participam de Simulação da ONU em Curitiba

Evento Mundo CMC reúne as principais instituições educacionais do Brasil

Ensino Médio

17.06.2024 - 14:29:48 | 6 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Alunos participam de Simulação da ONU em Curitiba

Estudantes do Colégio São Luiz participaram entre os dias 7 a 9 de junho, da Simulação das Nações Unidas do Colégio Militar de Curitiba. O evento Mundo CMC reúne alunos das principais instituições educacionais do Brasil para discutir temas atuais em simulações de comitês da ONU. 

Esta foi a terceira participação da instituição de Brusque no evento, e a estreia com uma delegação própria, formada por 10 estudantes que integram o Clube de Debates do colégio: Isabella Cris Nicolau, Betina Mosimann Busnardo, Amanda Erthal da Cunha, Maria Clara Petry Teixeira, Maria Elisa Padoani Reis Samudio, Isabella Moresco Tomaz, Ana Carolina Martins de Sá, Ariane Oriques, Vinicius Bueno Lopes e Enzo Archer Ferreira.

“Para nós, é muito importante ter esse núcleo de desenvolvimento de debates que proporciona aos alunos um espaço de aprendizado, mas principalmente, um acesso ao desenvolvimento de competências socioemocionais”, destaca a coordenadora do Ensino Médio, Cíntia Cardoso, que acompanhou o grupo no evento.

As simulações seguem o Modelo das Nações Unidas (MUN), técnica de debate em que os participantes desenvolvem habilidades como negociação, resolução de problemas, raciocínio lógico, criatividade e oralidade. No evento, os estudantes são divididos em comitês, que existem dentro da ONU, e cada um representa uma delegação. Dentro desses grupos é apresentada uma questão que precisa ser resolvida.

“Em meio a isso, eles estimulam também outras competências, como a capacidade de aprender e defender pontos de vista que talvez não sejam o que eles adotariam enquanto pessoas. Por isso, o Colégio São Luiz acredita na importância de ter os alunos engajados em eventos dessa natureza”, ressalta a coordenadora.

O Clube de Debates do Colégio São Luiz se reúne semanalmente e é organizado pelos próprios estudantes. As atividades são coordenadas por alunos com mais experiência, que atuam como mentores dos demais membros. Neste ano, as estudantes Betina Mosimann Busnardo e Isabella Cris Nicolau estão à frente do grupo e lideraram a preparação para esta edição do evento no Colégio Militar de Curitiba.


Experiência para a vida

Para os estudantes, a participação na Simulação das Nações Unidas do Colégio Militar de Curitiba trouxe experiências importantes. Participando pela primeira vez do evento, Enzo Archer Ferreira destaca que a vivência contribuiu para o seu desenvolvimento.

“Foi uma experiência que, com certeza, vou levar para o resto da minha vida. Gostaria de ter conhecido o projeto antes, porque teria feito muita diferença na minha trajetória como estudante”.

Pensamento semelhante tem a aluna Isabela Moresco, que também participou da Simulação das Nações Unidas pela primeira vez. “Me arrependo profundamente de não ter entrado no Clube de Debates antes. Agora vimos o quanto essa experiência foi incrível para a nossa vida e o quanto agregou”.

Maria Elisa Padoani Reis Samudio também fez sua estreia em simulações da ONU. “No começo eu estava bem nervosa, mas conforme as sessões foram acontecendo, fui percebendo como as aulas de debate estavam ajudando e me senti preparada. Foi incrível”.

O aluno Vinicius Bueno Lopes também aprovou a experiência. “Este é meu primeiro ano no Clube de Debates e tem sido muito positivo, porque me ajuda no âmbito curricular, nas redações e nas respostas dissertativas nas provas”.

Ariane Oriques, que já havia participado de simulações on-line, afirma que a experiência presencial foi diferente. “Foi muito melhor do que eu esperava. Conseguimos criar mais vínculos e, por mais que no começo dê aquele medo de falar, com o tempo você se solta, faz amizades e consegue desenvolver o seu raciocínio”.

Para Maria Clara Petry, a Simulação das Nações Unidas possibilita o desenvolvimento completo do estudante. “Aprendemos diversas habilidades como a prática de negociação, oratória e eloquência. É um evento muito importante tanto para adquirir repertório de conhecimentos gerais e geopolítica, quanto socioemocional. Conseguimos melhorar nosso desempenho em vários âmbitos durante a simulação. É uma experiência maravilhosa”.

Amanda Erthal da Cunha, que ganhou menção honrosa pelo seu desempenho no evento, também destaca o poder de aprendizado da simulação, possibilitando conhecer mais a fundo países, culturas e assuntos que não são tão comuns para os jovens. “Aprendi sobre oratória, argumentação, como se portar e ter confiança. A persuasão também é necessária para sensibilizar os outros integrantes do comitê a concordar com a sua ideia ou se aliarem ao país de representação”.


Preparação intensa

A preparação do grupo para o evento ficou sob a responsabilidade das mentoras do Clube de Debates, Betina Mosimann Busnardo e Isabella Cris Nicolau. Elas já participaram de outras simulações e se dedicaram em repassar suas experiências e métodos de estudo aos colegas estreantes.

Isabella, que foi reconhecida como a melhor delegada no Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional (DSI), afirma que a partir do momento que souberam da data do Mundo CMC, iniciaram a organização do grupo, com a explicação do conteúdo, os documentos que precisam ser feitos, os tipos de regência de debate e também questões relacionadas aos textos.

“Focamos bastante nisso, no sentido de dar exemplos de como fazer a leitura do que precisava ser estudado, pesquisas e documentos, para ter as informações sobre o país que cada um recebeu. Foram seis aulas de explicação, para que, a partir disso, eles pudessem partir para os estudos individuais”.

Betina ressalta a importância dessa primeira participação do Colégio São Luiz como delegação. “Isso fez toda a diferença porque tornou o ambiente bem mais leve. Até nós, que já participamos de outras edições, nos sentimos mais seguras com a presença deles. Este é um fator bem importante sobre o bom desempenho do colégio no evento”.


Apoio da ESIC

A coordenadora do Ensino Médio, Cíntia Cardoso, lembra que a participação do Colégio São Luiz no evento foi possível graças ao intermédio da ESIC Internacional, instituição de Curitiba que integra a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

“Essa simulação é destinada para alunos de colégios militares. Como a gestão da ESIC tem um vínculo com o Colégio Militar de Curitiba, a instituição conseguiu participar e há três anos, nos convidou para integrar sua delegação. Agora, somos um dos poucos colégios civis que participam do evento, graças a essa abertura que tivemos com a ESIC”.

 
Outros de Notícias
Mais em Ensino Médio
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.