Alunos do Colégio São Luiz retornam de intercâmbio nos EUA

Grupo viveu a experiência de estudar na Sacred Heart School, no Mississipi

Institucional

11.02.2025 - 16:23:49 | 5 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Alunos do Colégio São Luiz retornam de intercâmbio nos EUA

Os oito estudantes do Colégio São Luiz que estavam no intercâmbio na cidade de Southaven, no estado do Mississipi, nos Estados Unidos, já estão de volta. O grupo, formado pelos alunos Isadora Bittelbrunn, Heitor Costodio Pruner, Enzo Gabriel Lauritzen, Isabella Chedid Rebello, Olívia Seubert Luiz, Pietro Pôncio Jimenez, Valentina Gamba Adami e Vinicius de Lemos Boni, retornou com muitas histórias e aprendizados após três semanas de imersão na cultura norte-americana.
Os intercambistas foram acompanhados pela coordenadora do Programa Bilíngue, Mariane Werner Zen, e pela professora Janaína Fernanda de Almeida. Alunos e professoras conviveram os 23 dias na mesma casa, tendo a oportunidade de vivenciar a rotina como moradores da cidade de Southaven, frequentando todos os dias as aulas na Sacred Heart School, que faz parte da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
Para as educadoras, mais uma vez, o objetivo do intercâmbio foi alcançado. \"Os alunos foram muito bem preparados, tiveram atitudes muito positivas dentro de casa, no nosso convívio. Sabiam que teriam que ajudar na rotina, executando as tarefas, e tudo fluiu com facilidade. Além disso, foram muito independentes dentro da escola, tiveram um bom desempenho dentro da sala de aula e levaram muito a sério os estudos\", destaca Mariane.
A professora Janaína ressalta que o trabalho realizado no Colégio São Luiz, com o Programa Bilíngue, contribuiu muito para que o idioma não fosse uma dificuldade para os intercambistas. \"Ficamos muito orgulhosas porque eles foram totalmente independentes com o uso da língua. A comunicação em nenhum momento foi uma barreira para eles, que aprenderam muito em todos os momentos\".

Novas experiências
Além da rotina na Sacred Heart School, neste ano, os intercambistas tiveram a oportunidade de conhecer outra escola dehoniana: a Holy Family Catholic School, na cidade de Holly Springs. A instituição, que tem turmas da educação infantil até o oitavo ano, fez questão de acolher os estudantes brasileiros para momentos de integração. \"Fomos até a escola durante dois dias. Foi incrível e ficamos felizes por essa presença dehoniana, do se reconhecer dehoniano e estar naquela unidade de ensino também. Os professores nos acolheram muito bem. Criamos vínculos com mais uma instituição e agora a ideia é manter esse contato com ações on-line de integração entre a nossa escola e a deles\", afirma a coordenadora do Programa Bilíngue.
Mariane destaca ainda a postura dos intercambistas dentro da sala de aula, que foi muito elogiada pelos professores americanos. \"Tivemos um retorno incrível dos professores da escola, de como nossos alunos são dedicados e interessados. Só escutamos coisas positivas. Mais do que nunca vimos como essa união do trabalho da escola e da família tem surtido efeito. Vimos que a educação que o Colégio São Luiz oferece em termos de conhecimento, aliada a que as famílias oferecem em termos de boa convivência, tem dado muitos frutos\".

Experiência inesquecível
Para os intercambistas, a experiência do intercâmbio será inesquecível. Enzo Gabriel Lauritzen destaca o amadurecimento que a vivência proporcionou. \"Aprendi muito, principalmente a me virar sozinho. Desde fazer minha própria comida até escutar e entender melhor o inglês. A experiência das aulas foi muito boa e gostei bastante dos professores\".
Heitor Costodio Pruner ressalta os desafios e aprendizados. \"Foi meu primeiro intercâmbio e gostei muito. Estudar lá, conhecer novas pessoas, aprender e fazer as coisas por mim foi uma grande experiência. No início foi um desafio falar inglês o tempo todo, mas depois me acostumei. Recomendo muito\".
Isabella Chedid Rebello enfatiza a recepção calorosa que o grupo recebeu. \"Achei que ninguém ia falar com a gente na escola, mas foi completamente diferente. Muitos alunos vieram conversar e nos receberam muito bem. Criamos laços e vivemos a rotina deles, o que tornou tudo ainda mais especial\".
Isadora Bittelbrunn destaca o crescimento pessoal que o intercâmbio proporcionou. \"Foi uma experiência incrível. No início foi um pouco mais difícil, mas logo pegamos o jeito. Criamos laços mais fortes com nossos colegas e nos tornamos mais responsáveis. Com certeza ganhamos maturidade e voltamos mudados\".
Olívia Seubert Luiz também ressalta o quanto o intercâmbio ajudou a desenvolver sua autonomia e maturidade. “O intercâmbio, sem dúvida, foi a melhor experiência da minha vida. Eu amei cada segundo lá, inclusive as dificuldades, pois me ajudaram a crescer e me tornar uma pessoa melhor”.
Já Pietro Pôncio Jimenez ressalta a satisfação de ter participado do intercâmbio. \"Volto mais feliz. Foi uma experiência incrível conhecer lugares novos e viver com os colegas. No final, deu tudo certo. A cada dia eu tentava melhorar e acredito que amadureci bastante. Agora até ajudo mais em casa\".
Valentina Gamba Adami afirma que o intercâmbio foi um período de superação. \"No início tive um pouco de dificuldade para entender a língua, mas depois me acostumei e consegui falar e compreender tudo. A rotina da escola foi diferente, mas me adaptei e foi muito legal viver essa experiência\".
Vinicius de Lemos Boni também aprovou a experiência. \"Foi meu primeiro intercâmbio e foi incrível. Fiz novos amigos, aprendi mais sobre a língua e amadureci muito. Se tivesse outra oportunidade, faria novamente\".

 
Outros de Notícias
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.