“Para uma vida bem vivida, uma linda celebração”. Uma das primeiras alunas do Colégio São Luiz comemorou 100 anos de vida no dia 26 de abril. Sua história se confunde com a trajetória do Colégio, pois ela participou de uma linha do tempo, onde a realidade acompanhava as primeiras décadas de fundação da instituição, que começou como Escola Paroquial, e que contava com a presença das Irmãs da Congregação da Divina Providência na tarefa de instruir e educar as crianças brusquenses.
Dona Alayde, como é carinhosamente conhecida, nasceu em 1922 e foi aluna do Colégio São Luiz dos sete aos quatorze anos. A rotina escolar, na época, incluía aulas de agricultura e língua estrangeira, e o professor de Português se deslocava de Florianópolis a Brusque para dar aula, todos os dias.
Adepta da leitura, detentora de ótimas notas e poucas faltas. A aluna centenária foi, em sala de aula, uma menina que ostentava seu boletim exemplar. Mais nova de quatro irmãos, ingressou na escola aos sete anos, onde permaneceu até os quatorze, do Ensino Fundamental I ao II. A partir desta idade, começou a trabalhar na fábrica, onde labutou por cerca de 30 anos.
“Naquele tempo não tinha livros, por isso as irmãs passavam os conteúdos no quadro, e a gente passava para o caderno. Eu rapidamente aprendia tudo. Na escola tinha agricultura, tínhamos jardim para cuidar, fazíamos comida também”, recorda dona Alayde. Quando menina, ia para a escola descalça, tanto é que no registro de uma foto escolar, durante uma atividade na cozinha, as alunas posaram para uma foto, segurando desde alimentos, máquina de moer café e outros utensílios de cozinha. Dona Alayde e outra colega aparecem com os pés no chão, diante da simplicidade do tempo. “Nunca estudei em casa, pois já sabia todo o conteúdo”, diz, sem falsa modéstia! “Foi um tempo bom”, recorda, com saudade.
Celebração
O aniversário de Alayde Quinoto foi celebrado com um almoço especial dia 23 de abril, no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, onde ela recebeu o carinho da família e amigos, em uma data que representa uma vida inteira marcada pela dedicação aos estudos, o trabalho, sua família e a fé.