Apresentação de Trabalhos sobre Movimentos Imigratórios

Acadêmicos de Filosofia apresentam trabalhos sobre Movimentos Imigratórios no Brasil no séc. XIX

Ensino Superior

29.05.2023 - 15:39:38 | 2 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
Apresentação de Trabalhos sobre Movimentos Imigratórios


Com o objetivo de resgatar a história das culturas italiana, alemã e açoriana, acadêmicos da primeira fase do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz apresentaram trabalhos sobre Movimentos Imigratórios no Brasil no século XIX. Reunidos no auditório da Faculdade na última quinta-feira, 25 de maio, os alunos realizaram as apresentações, que integravam a disciplina de Tópicos de Cultura Brasileira. 
Durante o evento, o professor Paulo Becher Júnior explicou que em grupos, os acadêmicos foram ficaram responsáveis por pesquisar e apresentar quais influências esses processos migratórias deixaram na cultura brasileira. “Dando destaque para as culturas italiana, alemã e açoriana, que possuem uma maior proximidade com a nossa região, eles apresentaram aspectos do processo imigratório, bem como as influências culturais herdadas por esses povos, tentando responder a grande questão da disciplina: o que é ser brasileiro do ponto de vista cultural?”, explica o professor. 
Becher ainda frisa que um dos três grandes pontos de investigação da Filosofia é o ser humano, e o trabalho desenvolvido contribuiu para essa discussão, pois uma parte do homem é formada pelo aspecto cultural. “Quando nós nos humanizamos, nos comportamos a partir dos elementos culturais. Então queremos discutir de uma forma histórica, crítica e reflexiva como esse processo de identificação cultural do brasileiro aconteceu”, afirmou o professor. 

Olhar para o todo
O vice-diretor da Faculdade São Luiz, padre Aléssio da Rosa, ressalta que apresentar a Filosofia é através da história, cultura e dos povos que vieram antes de nós. Assim, os estudantes do primeiro período, através do olhar sociológico, puderam conhecer mais profundamente os costumes que fazem parte da cultura brasileira. “As imigrações, bem como também o aspecto cultural, que procuramos trabalhar no curso de Filosofia são uma forma de resgatar e manter viva a memória. Sabemos que outras dimensões do conhecimento e da educação também trabalham isso, mas a Filosofia propriamente tem o olhar de contemplar mais o todo do que as partes”, pontua. 
Padre Aléssio finaliza parabenizando os acadêmicos pelo esforço e dedicação na pesquisa para o trabalho. “Nosso agradecimento ao professor da disciplina, bem como aos alunos da primeira fase que brilharam nesse aspecto de apresentar a cultura desde sua origem até as heranças deixadas para os dias atuais. Agradecemos a todos pelas contribuições e considerações”, acrescentou. 

 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Superior
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.