Abertura da 37ª Maratona do Colégio São Luiz

Tradicional evento movimentou os estudantes do Ensino Fundamental e Médio com apresentações de dança.

Institucional

11.10.2024 - 16:00:28 | 7 minutos de leitura

Autor - Notícias São Luiz
Abertura da 37ª Maratona do Colégio São Luiz

Com torcidas animadas e competidores motivados, o Colégio São Luiz abriu oficialmente na noite de quarta-feira, 9 de outubro, a 37ª Maratona. Neste ano, o tradicional evento tem a participação de cerca de 800 estudantes do Ensino Fundamental e Médio que, durante duas semanas, realizam atividades que envolvem o aspecto social, recreativo, esportivo e cultural.
As provas da 37ª edição da Maratona iniciaram no dia 29 de setembro, com o passeio ciclístico pelas ruas centrais de Brusque, reunindo cerca de mil participantes.
Envolvendo desde o 1º ano do Ensino Fundamental I até a 3ª série do Ensino Médio, a Maratona conta com 32 equipes (turmas) participantes. Conforme explica o coordenador do Ensino Fundamental II, Fabrício Bado, este ano as equipes foram divididas pelas cores vermelho, azul e amarelo, que são predominantes entre os super-heróis, tema de 2024.
\"No Ensino Fundamental, do 1º ao 8º ano, eles foram divididos nas equipes vermelha, azul e amarela, e competem entre si. Do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio, cada sala é uma equipe, e pode escolher um super-herói para representar. O grande objetivo é a integração de toda a nossa comunidade escolar, com as mais diversas provas\".
Antes de iniciar as disputas da noite, os alunos do Ensino Fundamental desfilaram demonstrando muita animação e espírito de equipe. 
Já os estudantes do 9º ano e do Ensino Médio apresentaram uma coreografia relacionada ao filme do personagem escolhido. Os alunos soltaram a criatividade e trouxeram para a pista de dança, montada no ginásio, referências sobre os filmes Doutor Estranho, Homem Aranha, Batman, Guardiões da Galáxia, Capitão América e Thor.
A abertura da 37ª Maratona também teve o acendimento do fogo simbólico dos jogos, evidenciando a união entre as equipes; apresentação musical do grupo vocal do colégio e da banda formada por professores e alunos da instituição.

Programa em família
Não é só os alunos que ficam ansiosos pela Maratona do Colégio São Luiz, os pais também fazem questão de prestigiar a abertura do tradicional evento e se divertem com as apresentações. Laudir e Adriana Cerezer foram prestigiar a filha Sofia, em sua última maratona. Ela, que está no terceirão, estuda na instituição desde a Educação Infantil, e já participou de muitas edições da maratona.
“É um evento muito legal. Os alunos se empenham, querem fazer o seu melhor, também ficam mais unidos e hoje viemos assistir a última apresentação dela na maratona. O objetivo foi cumprido, esse tempo todo que ela está no colégio é viveu experiências maravilhosas. Só temos que agradecer por tudo”, diz a mãe.
Andreia Ristow Rudolfo também fez questão de acompanhar os filhos Samantha e Lorenzo na abertura da maratona. “Faz três anos que eles estudam no São Luiz e, desde então, venho assistir a abertura. Chega outubro e já me programo para não ter compromisso no dia. É muito interessante e eles ficam super motivados”.

Formação integral
O diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa, destaca que a Maratona é um grande momento de integração entre os estudantes, professores, corpo técnico administrativo e famílias.
Além disso, o evento reforça a formação integral do aluno. \"Às vezes, a escola se molda muito pelo intelecto, e nós queremos, a exemplo do que pedia Padre Dehon, formar os nossos alunos na sua integralidade. E a formação física também é importante: ter um corpo sadio para bem viver o aprendizado\".
O diretor ressalta também a participação das famílias, que lotaram o ginásio do colégio para acompanhar a abertura da Maratona. \"É muito bom ver as famílias participando junto porque essa é a premissa que damos mais valor: ter as famílias dentro do colégio, prestigiando. Não importa quem ganha ou quem perde, é uma competição na qual cada aluno coloca os seus dons, suas aptidões, trabalha em grupo e é isso que a Maratona quer estimular\". 
A coordenadora do Ensino Médio, Cintia Cardoso, observa que o evento proporciona para os alunos o desenvolvimento de habilidades integrativas, artísticas, culturais e esportivas. “As famílias participam ativamente e é um momento aguardado pelos alunos, porque eles param um pouco aquele foco nas provas e avaliações, para se dedicar às artes, ao esporte e vivem essa integração entre as turmas”.
A coordenadora do Ensino Fundamental 1, Katia Fantini Coelho, está participando pela primeira vez da Maratona e destaca a importância do evento como forma de superar limites.
“Trabalhamos essa questão do respeito, de respeitar as limitações uns dos outros, porque todos querem participar e conseguimos ver nos olhos das crianças essa vontade. Às vezes, as crianças que não são as melhores em Educação Física, por exemplo, naquele momento estão representando o grupo em determinada atividade e tendo torcida, independente das limitações. Acho que isso é o mais importante”.

Solidariedade
Além das competições esportivas e culturais, a 37ª Maratona teve a arrecadação de alimentos como uma das provas para os alunos do Ensino Fundamental. Ao todo, foram arrecadados em torno de 1,7 toneladas de alimentos não perecíveis que serão doados para o Lar Menino Deus; Ação Social da Paróquia São Luís Gonzaga; Casa de Acolhimento, Restauração e Evangelização (Care), de São João Batista; e Comunidade Bethânia.

Outros de Notícias
Mais em Institucional
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.