“Parábola do Semeador” é usada em sala para inspirar alunos

Estudantes do 8º e 1ª série tiveram um momento de reflexão antes do conteúdo tradicional na disciplina de Matemática

Ensino Fundamental

13.02.2024 - 15:29:40 | 3 minutos de leitura

Autor - Imprensa São Luiz
“Parábola do Semeador”  é usada em sala para inspirar alunos

A primeira aula de matemática deste ano letivo começou diferente para os alunos do 8º ano e 1ª série do Colégio São Luiz. Em vez de iniciar a aula com o tradicional conteúdo, o professor Glauco Heil optou por introduzir a parábola do semeador, trazendo reflexões não apenas sobre a fé, mas também sobre o aprendizado e o desenvolvimento pessoal dos alunos.
O professor explica que como faz parte de uma instituição católica, sentiu o desejo de iniciar o ano de uma forma que fosse significativa tanto para ele, quanto para os alunos. “Como sou católico, decidi ir atrás de uma parábola que pudesse motivar os alunos no primeiro dia de aula. Pesquisando, parti para a Parábola do Semeador, que é clássica e nos traz uma boa oportunidade de reflexão. Minha intenção não foi tanto para o âmbito religioso, mas mais em relação a como os alunos recebem o conhecimento em sala de aula”, relata. 
A Parábola do Semeador, uma das passagens mais conhecidas do Evangelho, foi o ponto de partida escolhido pelo professor. Ele destacou os diferentes tipos de solo mencionados na parábola e os associou aos diferentes tipos de alunos que podem ser encontrados em uma sala de aula. Desde aqueles que são distraídos e não absorvem o conteúdo, até aqueles que mostram algum interesse inicial, mas logo perdem o interesse, ou ainda aqueles que são sufocados por preocupações externas ou problemas pessoais.
“Associei essa parábola em como eles recebem o conteúdo em sala de aula. Quando o professor está lá na frente, transmite o conhecimento de forma igual para todos os alunos que estão ali. A diferença está em como cada um vai receber esse conteúdo e absorver esse conhecimento”.
Ao discutir os diferentes tipos de solo em que as sementes caíram na parábola - no caminho, nas pedras, nos espinhos e em terra boa - o professor Glauco não apenas os relacionou aos alunos, mas também os associou a como cada um pode se preparar para receber o conhecimento. 
“Questionei como eles estão vindo para o colégio, se estão preparados para receber o conteúdo, como está o sono, a alimentação. Como eles estão se preparando para receber todas essas informações, nesse novo ano letivo que está começando. A preparação é importante, porque senão a semente não vai brotar”, pontua. 
O professor também deu destaque à diversidade de resultados apresentados na parábola, já que não se trata apenas de produzir o máximo de frutos, mas fazer o melhor uso do conhecimento adquirido.
“Assim como as sementes na parábola produziram diferentes quantidades de frutos, cada aluno tem suas próprias habilidades e potenciais, e o importante é que eles façam o melhor uso dessas habilidades para seu próprio crescimento e desenvolvimento”, diz.
“Ninguém precisa tirar só 10 ou produzir 100 frutos. Alguns produziram 50, outros 30, mas o mais importante é o que eles vão conseguir fazer com esse conhecimento”, completa.
O professor afirma que a Parábola do Semeador deve ser tema constante das aulas de matemática ao longo do ano como um lembrete aos alunos sobre como eles podem se preparar para os desafios e ajudá-los a absorver o conhecimento repassado em sala de aula da melhor forma.

 
Outros de Imprensa
Mais em Ensino Fundamental
 
 
 
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
Tour virtual

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!

Clique aqui e faça um passeio virtual em nosso Colégio!
CLIQUE AQUI
FECHAR
Preencha os seus dados abaixo

Um especialista entrará em contato para mais informações em breve.

  Declaro, para os devidos fins e efeitos legais, serem pessoais e verdadeiras as informações inseridas neste requerimento, sobre as quais assumo todas as responsabilidades, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos artigos 299 e 307 do Código Penal (falsidade ideológica e falsa identidade).

Copyright © São Luiz Colégio e Faculdade. Todos os direitos reservados.
Conheça a nossa política de privacidade.